Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes.
    Vinha aqui apresentar-vos um caso, para o qual gostava de saber as vossas opiniões, bem como sugestões para a sua resolução.
    A imagem que envio em anexo é de um apartamento com 3 anos (sim, não tem 15 mas 3) no algarve. A fachada apresentada na foto situa-se a Poente.
    Como poderão verificar, o apartamento em questão possui o pátio do inquilino do ultimo andar sobre a totalidade do apartamento. Poderão achar estranho (como é natural), mas não existe qualquer isolamento térmico nessa laje, sendo que as temperaturas interiores de inverno rondam os 6º na laje e 7.º nas paredes de fachadas (medidos às 11 horas do corrente mês pelo interior). A juntar a este problema, o revestimento do pátio está a levantar, libertando água das juntas quando o percorremos. Os muretes não possuem qualquer capeamento, e as paredes exteriores estão a "cascar" em diversas zonas, sendo mais visível numa faixa de 50cm de altura a partir da cota do pátio. Para além de tudo isto, existem manchas na fachada que raramente secam no inverno, sendo que essas condensações são mais visiveis nas caixas de estores e zona da laje superior. A tal faixa de 50cm que anteriormente mencionei permanece molhada durante praticamente todo o inverno.

    No verão é insuportável, sendo que o frigorifico tem dificuldades a manter o frio no seu interior.

    Sugestões de análise de patologias e soluções para o problema?

    Obrigado.

    PS - independentemente quem irá fazer as obras (ainda está na garantia do empreiteiro), pretendo sobretudo que a solução seja a mais eficaz e eficiente.
      081220101049.jpg
  2.  # 2

    Uma coisa parece-me evidente. O empreiteiro não cumpriu o estudo térmico, vá à câmara pedir cópia do estudo térmico, verificar qual o isolamento térmico para a laje de cobertura, e depois "entale" o construtor. Ele é obrigado a cumprir os projectos.
  3.  # 3

    Caro Picareta

    Já fiz isso, e na realidade o projecto de térmica informa que as lajes devem possuir isolamento pelo interior (isto é por baixo), o que a mim me parece um bocado estranho. Como é que as placas de roofmate se aguentam no tecto do apartamento sem existir tecto falso?
    Contudo a situação tende a piorar uma vez que o empreiteiro afirma a pés juntos que não possui dinheiro para fazer as obras... o que faço?

    Tem alguma sugestão para as manchas da fachada e do murete? É que as obras têm de ser feitas esta primavera, senão isto tende cada vez mais a piorar. Para além que estou a dar cabo da minha saúde....

    Cump.
  4.  # 4

    Colocado por: gambalaskaContudo a situação tende a piorar uma vez que o empreiteiro afirma a pés juntos que não possui dinheiro para fazer as obras... o que faço?


    A coisa está complicada, já vi que o empreiteiro não vai fazer as obras, se se confirmar terá que arranjar um advogado.

    Colocado por: gambalaskaTem alguma sugestão para as manchas da fachada e do murete?


    Isso, sem ver no locar se existem infiltrações e onde é complicado. Estar a pintar ou picar rebocos, sem resolver problemas de infiltrações não adianta nada.
  5.  # 5

    esse terraço também não parece que esteja bem feito em escoamentos, não tem nenhum coroamento ou rufo também, a agua parece vir dai também e escorrer para a parede.
  6.  # 6

    Carissimo:
    Já acompanhámos muitos casos destes e sabemos os procedimentos que costumam resultar.
    Tem que mostrar ao construtor que não está para brincadeiras. Tem que fazer imediatamente um relatório técnico com identificação das patologias e suas resoluções, enviada com carta registada dando 30 dias para a resolução do problema, caso contrário afirme que segue para tribunal. Se não efectuar estes procedimentos, corre o risco de ele arrastar a coisa até ao fim do prazo (estratégia usual...). Com a carta registada o período "congela".

    [email protected]
    www.homeinspectorsportugal.com
 
0.0122 seg. NEW