Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Eu estou interessada em comprar uma casa em leilão para habitação permanente. No entanto soube hoje que a casa tem inquilinos. Vim procurar ajuda porque é óbvio que se compro é para eu a habitar e se tiver inquilinos se calhar o barato vai sair caro e vou ficar sem habitação. Sei que se quem arrenda já tem outras casas, é mais difícil conseguir recuperar as casas arrendadas, mas no meu caso, como não tenho outra alternativa, calculo que tenha prioridade no acesso à casa. Isso do contrato foi feito com o actual proprietario, não comigo, quem tem que pagar indemnização ao inquilino deve ser ele, não? Não percebo nada disso...
    Não é meu interesse prejudicar ninguém mas simplesmente não pagar os balurdios que cobram por uma casa nova.
    Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: cmfs13é óbvio que se compro é para eu a habitar e se tiver inquilinos se calhar o barato vai sair caro

Se comprar uma casa arrendada, a única coisa que muda é o senhorio / proprietário. O contrato de arrendamento permanece válido.

...calculo que tenha prioridade no acesso à casa.
    Não, não tem.

Isso do contrato foi feito com o actual proprietario, não comigo, quem tem que pagar indemnização ao inquilino deve ser ele, não?
    Por que haveria o actual proprietário de ter de indemnizar o inquilino?
    Quando a casa foi penhorada já estava arrendada. Portanto, é assim que ela vai à praça, e é assim que a «compram».

Lembre-se que, se estiver tudo em ordem, o inquilino só sai mediante indemnização SE QUISER.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmfs13
  3.  # 3

Obrigada pela resposta. Hoje informei-me com o Solicitador e este disse-me que o contrato nem sequer existia e nao deu entrada no processo. Também me disse que a casa tinha que estar livre de pessoas e bens... Isto muda a situação?
    •  
      FD
    • 22 fevereiro 2011

# 4

E como é que ele sabe que o contrato não existe? Lá por um contrato não existir nas finanças não quer dizer que não exista... se tem a certeza que a casa tem inquilinos e não quer chatices, esqueça essa casa.
    Se quiser "chatices", basta lá ir a casa, tocar à campainha e falar com os inquilinos. Em princípio dir-lhe-ão em que pé está o arrendamento.
    Mas se há coisa que não pode fazer é comprar a casa e expulsar o arrendatário - isso é garantido que não pode fazer.
    Pode oferecer uma indemnização para saírem mais cedo, pode optar pela não renovação do mesmo ou até pela denúncia, depende muito do tipo de contrato existente.
  4.  # 5

Colocado por: cmfs13Também me disse que a casa tinha que estar livre de pessoas e bens... Isto muda a situação?

TEM QUE estar livre de pessoas e bens ?
    Essa agora !
    Porquê ?
  5.  # 6

Acho que não é isso. É livre de ónus e encargos a expressão que se utiliza. Confirma?

O que foi dito pelos meus carissimos companheiros de forum, está certissimo. O arrendamento sobrevive.

Eu no seu lugar batia á porta e perguntava tudo aos inquilinos, nada melhor do que ir directamente a Deus...

0.0075 seg. NEW