Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Ontem tentei mudar os interruptores do quarto para uns da marca legrand mas aquilo não correu bem, e preciso da vossa ajuda.

Aquilo tem 3 interruptores onde o o interruptor da legrand tem atrás uma seta (que penso que é aqui que se liga e um que tem um L)

Os fios que tem nos interruptores é:
    1- Um fio castanho e dois pretos
    2- Quatro fios pretos
    3- Um fio castanho e dois pretos

Alguem me consegue ajudar a onde tenho que ligar os fios para colocar aquilo a funcionar?

Obrigado
  2.  # 2

o que la deve ter pela descrição dos fios e um comutador de lustre não?
    o comutador de lustre é um aparelho que permite ligar (ou desligar) um circuito, ou outro, ou ambos. É um circuito muito usado em candeeiros de sala, chamados lustres. se for diga-me que envio o esquema de ligações
  3.  # 3

desculpe que me esqueci se o esquema for o que referi em cima, terá de confirmar onde comprou o material, perguntar se são comutadores de lustre ou simples ok
  4.  # 4

repare também na indicação que lhe vou dar porque poderá ter ai também um comutador de escada (ou de quarto) e funciona assim:
    um comutador de escada (ou de quarto) é um aparelho que permite ligar (ou desligar) um circuito num local da instalação e desligá-lo (ou ligá-lo) noutro local. É necessário um comutador num dos locais e outro no outro. É um circuito muito usado numa escada ou num corredor comprido ou ainda num quarto.
  5.  # 5

Boa tarde,

Sinceramente não sei se o que comprei era um comutor de lustre... Eu apenas olhei para aquilo e vi que era de acender e apagar a luz e comprei... Mas quando chegar a casa vou verificar o que diz na descrisão... O mais estranho é que mudei os 2 da cama e aquilo acendia e apagava e assim que mudo o da entrada do quarto nenhum agora funciona...
  6.  # 6

Se esta situação se verificar na mesma divisão e para ligar/desligar a(s) mesma(s) luz(es)
    "Os fios que tem nos interruptores é:
    1- Um fio castanho e dois pretos Comutador de escada
    2- Quatro fios pretos Inversor de grupo
    3- Um fio castanho e dois pretos" Comutador de escada

Se for em divisões diferentes, o esquema poderá ser diferente.

Se precisar coloco o esquema de ligação.
  7.  # 7

AlexMontenegro a divisão é a mesma e é apenas para ligar 1 luz mas tem 3 interruptores (2 na cama e 1 na entrada).. Se tiver o esquema de ligação a ver se consigo fazer aquilo...
  8.  # 8

Colocado por: qahharAlexMontenegro a divisão é a mesma e é apenas para ligar 1 luz mas tem 3 interruptores (2 na cama e 1 na entrada).. Se tiver o esquema de ligação a ver se consigo fazer aquilo...
    isso e um comutador de escada que faz o seguinte
    um comutador de escada (ou de quarto) é um aparelho que permite ligar (ou desligar) um circuito num local da instalação e desligá-lo (ou ligá-lo) noutro local. É necessário um comutador num dos locais e outro no outro. É um circuito muito usado numa escada ou num corredor comprido ou ainda num quarto.
    certo?
  9.  # 9

Colocado por: qahharBoa tarde,

Sinceramente não sei se o que comprei era um comutor de lustre... Eu apenas olhei para aquilo e vi que era de acender e apagar a luz e comprei... Mas quando chegar a casa vou verificar o que diz na descrisão... O mais estranho é que mudei os 2 da cama e aquilo acendia e apagava e assim que mudo o da entrada do quarto nenhum agora funciona...
    não funciona porque como já lhe expliquei terá de adquirir comutadores de escada correcto
  10.  # 10

então como ficou resolvido o problema ??? É que ando com um problema parecido...
  11.  # 11

Sim o meu problema ficou resolvido... Como o AlexMontenegro disse em cima:
  12.  # 12

Colocado por: qahharSim o meu problema ficou resolvido... Como o AlexMontenegro disse em cima:
    o numero 1 e o numero 3 parece-me estar-se a falar do mesmo tou correcto? obrigado

0.0170 seg. NEW