Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Há cerca de um mês, um casal reservou a minha casa, que está à venda em várias agências, a uma delas. Contra minha vontade, a agência reservou a casa por 40 dias, o que me pareceu um prazo excessivamente longo. A razão indicada foi que o casal só pode comprar a casa se o banco lhe fizer uma boa avaliação e assim garantia-se que dava tempo para o processo do banco avançar antes do contrato promessa. O prazo termina daqui a 9 dias e a agência diz-me invariavelmente que as pessoas estão a tratar do assunto do empréstimo e que estas coisas demoram. Já passaram 31 dias sem nada acontecer: nem avaliação, nem contrato promessa, nada. Hoje falei com agência e disse que não podia ficar à espera para sempre, pois tenho estado a negar visitas a outras agências com potenciais compradores. A senhora da agência diz que eu tenho que esperar o tempo que for necessário, por uma questão de respeito com o dinheiro que as pessoas estão a gastar no processo (que custos? nem avaliação foi feita!). A reserva termina no dia 20 de Fevereiro, mas eu já percebi que nada vai acontecer até lá. A minha pergunta é a seguinte: a partir do dia 20, sou livre de vender a casa a outra pessoa? Outra pergunta: a agência pode aumentar o prazo da reserva sem o meu acordo? Eu sei que as pessoas querem arrendar a casa onde vivem presentemente e já me passou pela cabeça que isto é em esquema entre a agência e os compradores para segurar a minha casa enquanto tentam arranjar inquilinos. Agradeço as vossas opiniões.
  2.  # 2

Só mais um desabafo: não aguento mais a frustração de não conseguir vender uma casa que sei que está com um bom preço e tem boa qualidade - vai fazer um ano em Abril que está à venda - com esta situação da "falsa reserva" cheguei ao limite do meu desapontamento - cada vez tenho menos vontade de a mostrar...
  3.  # 3

Colocado por: EdelweissContra minha vontade, a agência reservou a casa por 40 dia

Se não assinou nada a casa não está reservada.

Colocado por: Edelweissa partir do dia 20, sou livre de vender a casa a outra pessoa?

Se não está reservada, até pode vender já hoje. Mas visto que esperou tanto tempo, acho que deve esperar até ao dia 20, mas deve começar já hoje a mostrar a casa, pode vender a casa amanhã e assinar o cpcv depois do dia 20.

Colocado por: Edelweissa agência pode aumentar o prazo da reserva sem o meu acordo?

Como já expliquei, não pode. reservas ou prorrogação do prazo das reservas, só com a sua assinatura. O que deve fazer é deixar que a agência aumente o prazo da reserva, mas manter o apartamento à venda, não deixe de o mostrar por causa dessa reserva.
  4.  # 4

Muito obrigada pela resposta! O contrato de depósito/reserva é só entre a agência e o possível comprador, nada refere sobre o vendedor nem tem sítio para o vendedor assinar, o que eu acho muito mal: no fundo, a agência "obriga-me" a aceitar a reserva da casa, nas condições que muito bem entende. Vou então recomeçar as visitas das outras agências, já perdi tempo demais com esta agência (num mês, só me ligou a fazer um ponto de situação uma única vez, e ainda por cima para dizer que não sabiam de nada...) e com pessoas que reservam casas sabendo que não têm condições para as comprar.
  5.  # 5

Colocado por: Edelweissnada refere sobre o vendedor nem tem sítio para o vendedor assinar, o que eu acho muito mal:

acha mal??? está enganado(a), assim é que é bom, tem a casa reservada a um e pode continuar a tentar vender a outros,... maravilha!! acho estranho uma imobiliária cometer uma gafe destas. Só os documentos que assinar é que são válidos, o resto não interessa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edelweiss
  6.  # 6

Tem razão, é uma vantagem para o vendedor não assinar a reseva, mas o vendedor assina o contrato de mediação imobiliária com a agência, logo tem que respeitar o trabalho da agência... ou seja, tenho muito medo que no contrato de mediação imobiliária (é aquele chapa 5, recomendado pela Deco e pela Apemip) esteja implícito que tenha que respeitar os contratos de reserva que a agência faz como minha representante.
  7.  # 7

Colocado por: Edelweisstenho muito medo que no contrato de mediação imobiliária (é aquele chapa 5, recomendado pela Deco e pela Apemip) esteja implícito que tenha que respeitar os contratos de reserva que a agência faz como minha representante.

Os contratos tipo, não tem nada disso, mas convêm dar uma vista de olhos.
  8.  # 8

Já estive a ler, de facto não menciona nada sobre reservas. Enfim, o prazo está mesmo a acabar, o pior de tudo ainda é as pessoas interessadas não terem conseguido o crédito ou lá o que é que as está a empatar.
    Obrigada pela ajuda.

0.0154 seg. NEW