Iniciar sessão ou registar-se
    • joaoa
    • 12 fevereiro 2011

     # 1

    Boa tarde,

    Comprei recentemente um apartamento antigo (cerca de 140 m2) em Lisboa que necessita de algumas remodelações. Estou neste momento a tentar perceber qual a melhor solução a nível de climatização da casa (não tem nenhuma solução actualmente). As duas que tenho em vista são:

    - Ar condicionado fornecido por dentro do tecto falso (com conduta central) com saídas em cada quarto e salas através de grelhas no tecto. Gostaria de evitar a utilização das caixas dos aparelhos, para que fique o mais discreto possível, já que é um apartamento antigo típico lisboeta. Não é essencial ter controlos de temperatura diferentes para cada área, apenas a opção de ligar/desligar seria suficiente. As tubagens seriam todas colocadas por cima do tecto falso, permitindo uma invasão menor das paredes.

    - Caldeira de condensação - Tenho gás natural em casa, pelo que esta seria uma outra opção. Actualmente o apartamento tem instalado um esquentador que aparenta estar em bom estado de funcionamento, mas estaria aberto a alterar isto para uma caldeira se se mostrar ser uma solução melhor. A ideia seria aquecer águas e aquecimento central na parede. Isto obviamente envolveria diversos trabalhos de colocação de tubagens pela casa toda.

    Gostaria que me ajudassem a perceber os pros e contras de cada uma destas soluções. Nomeadamente custos de instalação e manutenção. Não sei muito sobre a solução de ar condicionado que falei, mas pensei nela porque não gosto mesmo da ideia de ter caixas de AC visiveis em todos os quartos/salas, pelo que gostaria de evitar isso.

    Agradeço antecipadamente a vossa ajuda!
    • adarq
    • 12 fevereiro 2011

     # 2

    Boa tarde,

    Possivelmente umas Bombas de calor e arrefecimento (AC multisplit converter) seria benéfico.
    Depende das alterações que efectuar e do estado de conservação do apartamento e da envolvente exterior.


    Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]
  1.  # 3

    Colocado por: joaoaAr condicionado fornecido por dentro do tecto falso

    uma típica solução de condutas,

    agora a questão que realmente convém equacionar é se só precisa de aquecimento?, porque se necessitar de arrefecimento ou desumidificação, não tem alternativa vai ter que optar pelo A\C,

    a solução de condutas tem a vantagem de ter os equipamentos ocultos e deixar só as grelhas á vista, mas como em tudo na vida, tem a desvantagem de as maquinas serem mais potentes que as congéneres murais e os rendimentos serem inferiores alem de permitirem uma temperatura mais homogénea no apartamento, e infelizmente se não houver cuidado no calculo das condutas podem fazer muito barulho, mas com sorte na escolha do instalador consegue obter bons resultados
 
0.0074 seg. NEW