Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Acompanho o forum faz algum tempo, e gostaria de colocar algumas questões pertinentes que certamente me devem conseguir esclarecer.

Sou um jovem que está prestes a adquiria a sua primeira casa, um t2 modesto que necessita de algumas ligeiras obras, pelo que vou colocar algumas dúvidas em relação às minhas pretensões.

As obras vão ser efectuadas em conjunto por um pedreiro amigo da familia, muito competente, em que eu e outro empregado vamos dar serventia, a estimativa de trabalho é de uma semana com 6/7h diária para incomodar pouco os vizinhos.

a) Pretendo substituir alguns azulejos e cerâmica dos pavimentos, nomeadamente wc para por paredes e chão novo (e loiça nova também), e chão dos quartos que actualmente é cerâmica e eu quero por pavimento laminado flutuante. Tenho obrigatoriamente de alugar um contentor de entulho e colocar um dispositivo (não sei o nome) da janela para o contentor, para tirar o entulho da casa?
    Isto porque como não vai ser muito entulho (apenas azulejos e cerâmica) e até tenho um amigo interessado em receber entulho para o chão de quintal numa moradia podia acondicioná-lo em sacas e transportar para o exterior via escadas, afinal de contas só o aluguer de um contentor ronda os 150€ dia.

b) aconselham-me a remover por completo o chão nos quartos para por o soalho flutuante, ou em vez disso retirar apenas os rodapés, colocar o soalho flutuante sobre a cerâmica apenas com uma película de plástico fina para absorver impactos/ruidos? Dessa forma seria obrigado a retirar alguma altura das portas, mas como as pretendo substituir o meu problema não seria esse, mas sim o desnível que ficaria para o restante chão do hall/corredor.

c) na cozinha tenho o típico armário em que um tubo do esquentador faz junção com o tubo do exaustor, pretendo colocar um exaustor moderno em inox e eliminar aquela espécie de chaminé por cima do exaustor, como devo proceder nesta modificação? O pedreiro aconselhou-me a não mexer nessa area, porque apesar de menos bonito esteticamente, proceder a alterações para separar a saida do esquentador da do exaustor teria de proceder a sérias modificações e respectiva vistoria, sendo talvez alternativa um termoacumulador de pequena capacidade e dimensões(45l talvez) visto que sou solteiro sem filhos e consumo pouca água quente no duche.

d) por último e desculpem a longa lista, a lareira não tem recuperador de calor, é aberta, portanto quero colocar um, existe grande diferença entre os ventilados e não ventilados? E algum deles permite a aplicação directa sem ter de estar a partir a lareira para aceder ao interior da mesma para efectuar modificações?

Peço desculpa pela extensa lista, e espero que me consigam ajudar, desde já um grande obrigado.
  2.  # 2

Olá,
    Relativamente:
    a) creio que o valor do contentor inclui o transporte a vazadouro.
    Se quer aproveitar o entulho compre sacos de ráfia 20L que custam 30cent em qualquer drogaria ou estância e talvez o transporte lhe saia mais em conta.
    b) pessoalmente optaria por retirar tudo.
    c) optaria no mínimo por um de 80Lt pois nunca se sabe o dia de amanhã. Aproveitava e colocava uma placa de indução (sou alérgico a gás)

Cumpts.
  3.  # 3

olá
    primeiro não se esqueça que tem de informar o condominio das obras e prazo previsto.
    segundo se vai substituir o chão não levante o que está lá ponha um isolante térmico e o chão existente até o ajuda na insonorização, quanto ao desnível ponha flutuante também no corredor use um tipo AC4 para aguentar bem o uso. ou então existem terminais de flutuante que fazem o desnível.
    nas casas de banho igual vai dar mais trabalho a arrancar o azulejo e alisar novamente as paredes do que utilizar a cola própria existente num qualquer aki ou leroy.
    onde é a obra
  4.  # 4

Obrigado a ambos pelas rápidas respostas.

Quanto à obra irei claro avisar o condomínio em reunião assim que tiver oportunidade, antes do iniciar qualquer coisa.

Já estive a ver os terminais de soalho flutuante que permite equacionar um ajuste de desnível, e talvez seja uma boa opção, apenas necessitava de arrancar rodapés e não tocava no chão.
    Na verdade, os quartos parecem-me bem isolados a nível térmico e sonoro, mas esteticamente dá um aspecto menos acolhedor e moderno.

O termoacumulador, 80l ou 75l parece-me já demasiado grande para colocar na cozinha, os meus pais têm um de 100l da fagor em casa e é bastante grande, não se torna problemático para eles porque é uma vivenda e o mesmo está numa divisória tipo anexo onde também se encontram as máquinas e arca frigorífica. E para nõs os três honestamente 100l é demasiado, nunca tivemos uma situação de esgotar água quente.
    Mas já a placa de indução sim faz parte dos meus planos colocar uma, creio que se torna benéfica por eliminar gás e pela rapidez com que permite cozinhar.

Colocar os azulejos de paredes por cima dos antigos tem um problema que é ficar praticamente com o nível dos azulejos novos igual ao estuque de parede, e ter também de colocar extensões nas ligações de torneiras, e possivelmente rectificar algumas tomadas, na lateral da banheira então é obrigatório tirar os antigos para alinhar com o rebordo dela. vou pensar melhor e talvez colar por cima fique óptimo.

António não sei bem se perguntou onde é a obra, se sim, ela é na zona de odivelas.

Quanto à questão da lareira alguém me consegue informar sobre a dúvida colocada?

Obrigado.
  5.  # 5

As obras vão ser efectuadas em conjunto por um pedreiro amigo da familia, muito competente, em que eu e outro empregado vamos dar serventia, a estimativa de trabalho é de uma semana com 6/7h diária para incomodar pouco os vizinhos.
    o ricardo desculpe la o reparo mas uma semana e 6/7 horas por dia, para essas obras todas? bem eles trabalham a passo de caracol não? olhe que 3 dias 5/6 horas por dia e suficiente, não se deixe enganar

BOAS OBRAS
  6.  # 6

O tempo que refere para as obras é irreal. Irá ser pelo menos o dobro (com os RH que refere)...
    Vamos cá estar no final para ver quem acerta! Não se esqueça depois de vir dar noticias :)
  7.  # 7

Ricardo_R5.

a) se quer colocar novos azuleijos e poupar tempo e trabalho, compre cola propria e cole os novos em cimas dos antigos. a espessura nao se alterará drasticamente e o máximo que poderá ter que fazer depois é colocar alguns aumentos na ligação das águas, mas nada de especial.

b) nao remova chão nenhum, para o uso domestico basta comprar flutuante do tipo AC3, é mais barato, resiste lindamente para o tipo de uso que se destina e ja agora coloque na casa toda e irá ver que se tornará mto mais acolhedora e nao tao fria quando andar descalço pela casa. coloque tudo por cima, apenas com essa pelicula que existe de protecção a separar. Depois as portas leve-as a uma carpintaria que eles cortam 1cm no fundo e poderá coloca-las logo em casa.

c) eu no seu caso abriria um buraco na parede para o exterior e liga-va la o esquentador. Ter os dois aparelhos ligados na mesma saida de gases é um perigo e creio até que esse sistema seja ilegal, por isso, ilegal por ilegal fure a parede e deite os gases la pra fora, ao menos deixará de correr riscos por causa disso. Isto se optar por esquentador, eu pessoalmente prefiro. hoje poderá gastar pouca agua, mas futuramente poderá ter uma necessidade de gastos mais elevados e estará sempre enrrascado.

(Sao opiniões) cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bubu
  8.  # 8

Ricardo_R5

Quantos anos tem o apartamento?
    Já que vai intervir, não será melhor aproveitar e substituir toda a tubagem, antes de fazer o acabamento das paredes?

Cmps
    • jlmfr
    • 17 fevereiro 2011 editado

# 9

Bom dia ,

eu também tenho este tipo de problema (humidade e soalho mais escuro junta das portas/janelas de alumínio) junto a uma das portas de aluminio no meu quarto. Foram substuídas algumas réguas do soalho flutuante ( tem um película de plásticodebaixo da régua e depois é cimento).

Parece que a humidade (infiltração) aparece debaixo do soalho ( o alumínio não tem corte térmico). À primeira vista não parece haver infiltração. no entanto essas réguas do soalho, se fizer um pouco de pressão, paraece que surge água.

O que poderei fazer?

Obrigado.
  9.  # 10

Colocado por: jlmfr
    Bom dia ,

Boa tarde, a porta é interior certo?

Se lhe aparece agua no pavimento flutuante e nao é devido a infiltrações de cima para baixo, entao é melhor ver o que se passa debaixo do soalho, não va haver, por ventura, uma nascente.
    Cumprimentos
    • jlmfr

# 11

É uma janela (porta de alumínio lacado com vidro duplo, cerca de 2,2 metros de altura). Moro no 1º andar, logo o problema da nascente está excluído :)

Apenas nesta porta é que acontece.... seré humidade a entrar po baixo das réguas do soalho flutuante (tem uma pequeno plástico debaixo e depois o cimento...)

Se lhe aparece agua no pavimento flutuante e nao é devido a infiltrações de cima para baixo, entao é melhor ver o que se passa debaixo do soalho, não va haver, por ventura, uma nascente.
    Cumprimentos
    • jlmfr

# 12

É uma janela (porta de alumínio lacado com vidro duplo, cerca de 2,2 metros de altura). Moro no 1º andar, logo o problema da nascente está excluído :)

Apenas nesta porta é que acontece.... seré humidade a entrar po baixo das réguas do soalho flutuante (tem uma pequeno plástico debaixo e depois o cimento...)?

Ou água que "escorreu" da porta ("ressoamento") e deu cabo do soalho? Agora as portas já tem furos para escoamento do "ressoamento". Antes não tinham....

Já agorá, é fácil substituir algumas réguas do soalho (cor clara - faia)? Penso que estão coladas... Basta arrancar com cuidado as réguas com defeito, uma vez que ficam memso encostadas à porta / alunínio da port??

Cumprimentos
  10.  # 13

Caro Ricardo

na Casa de banho podia usar material cerâmico tipo Platinum da Recer ou Kerlite da Margres, é muito fino e é vocacionado mesmo para reabilitações, permite ser colado em cima do que lá tem actualmente sem lhe ocupar muito espaço.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  11.  # 14

Boa tarde,

Alguém me poderá informar se existe algum tipo de material que possa ser colocado nas "esquinas" (junções ) de azulejos na cozinha, de modo a esconder imperfeições existentes?

P.S: Normalmente este tipo de material terá de ser colocado antes da aplicação dos azulejos. Existem alternativas?

Obrigado.
  12.  # 15

ora bem
    150 eur de contentor é o preço para uma semana não para um dia
    eles levam o entulho e despejam em aterros deles
    os azulejos cole poe cima se esses estiverem bem colados é claro
    aproveite mude canalização
    quanto ao soalho nao arranca nada .coloque por cima.se tem desnivel existe material para isso
    quanto as esquinas existem baguetes para isso
    nunca se esqueça "o barato sai caro "
  13.  # 16

Bom dia,

Gostaria de colocar alguns "perfis" nas juntas de ligação de azulejos da cozinha e WC (nas "esquinas" de ligação de 2 colunas). Os azulejos já foram colocados.

No entanto, penso que existe a possibilidade de colocação deste tipo de perfis (do tipo alumínio "anonizado"), uam vez que alguns já possuem uma espécie de autocolante que permite fixar aos azulejos.

Podem indicar-me onde poderei adquirir este tipo de material?

Obrigado.
  14.  # 17

onde comprou os azulejos
    no leroy
    qualquer casa de azulejos tem
  15.  # 18

Os azulejos já estavam colocados na casa quando comprei (5 anos). Penso que são ReviGres.

O objectivo seria esconder pequenas áreas que se encontram danificadas (partidas).

Obrigado.

Colocado por: paulo raminhosonde comprou os azulejos
    no leroy
    qualquer casa de azulejos tem
  16.  # 19

Comprei uns perfis de alumínio (cor alumínio "anonizado"para colocar nas "esquinas" dos azulejos da mina cozinha, uma vez que alguns estão danificados. Estes perfis são possuem uma película autocolante para fixar ao azulejo.

No entanto, uma vez que os azulejos são quase brancos, penso que ficará melhor pintar de branco. Que tipo de tinta deverei utilizar para pintar os perfis de alumínio?

Agradeço as vossas sugestões.

0.0201 seg. NEW