Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas! estou a fazer um projecto de uma casa, e a minha duvida é se é possível fazer uma escada de tiro (proveniente da garagem), e que no final desta seja colocada logo uma porta? ou é obrigatório ter um patamar antes? e se sim, tem mesmo de ter 1,2m?
      escada.jpg
  2.  # 2

    Ponha, sem dúvida um patamar. Isto por causa da segurança. Imagine abrir uma porta e ter logo o degrau de uma escada! Um dia esquece-se da escada e é o "cabo dos trabalhos". Porque razão quer colocar uma porta no final da escada?!

    Cumps.
    Lucilio
  3.  # 3

    boas
    todas as portas têm que obedecer á regra de 1,2mts para os dois lados
    não meta a porta no projecto.
    fale com o engenheiro, faz em obra e mete nas telas finais
    fica mais caro mas fico com o espaço disponível dentro de casa.
    um abraço
  4.  # 4

    Pelo que diz o Sr. António Almeida, compreendo que: "com a porta, este projecto não passa na Câmara", então diz para apresentar o projecto sem porta. isso é permitido pelo regeu? Não é obrigatório encerrar um acesso vertical, "sobretudo da garagem" por causa dos gazes...
    obrigado pelas respostas
  5.  # 5

    Colocado por: chrispt85Pelo que diz o Sr. António Almeida, compreendo que: "com a porta, este projecto não passa na Câmara", então diz para apresentar o projecto sem porta. isso é permitido pelo regeu? Não é obrigatório encerrar um acesso vertical, "sobretudo da garagem" por causa dos gazes...
    obrigado pelas respostas

    não não é obrigatório, agora convém, e convinha também era que a casa fosse projectada por um arquitecto alias vai passar a ser obrigatório, para evitar problemas como esse que apresentou da escada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: adarq
  6.  # 6

    e por causa da térmica não será preciso porta? ou quanto muito porta na cave?
    decididamente não meta essa porta quer em projecto quer em obra.
    pode sempre é meter duas portas de correr ( ou de abrir) nas laterais e ficar assim com um belo patamar que só vai fazer jeito, ou ainda redefinir essas escadas metendo no arranque mais degraus até na diagonal.
  7.  # 7

    Colocado por: marco1e por causa da térmica não será preciso porta? ou quanto muito porta na cave?
    decididamente não meta essa porta quer em projecto quer em obra.
    pode sempre é meter duas portas de correr ( ou de abrir) nas laterais e ficar assim com um belo patamar que só vai fazer jeito, ou ainda redefinir essas escadas metendo no arranque mais degraus até na diagonal.


    Não sei se será assim. Como aqui não nos foi mostrado o piso de arranque da escada, presumo que a porta é obrigatória e com caracteristicas corta-fogo. Se a escada está compartimentada em relação à garagem, e existe uma porta na cave, então sim, poderá retirar a do piso superior.

    Cmps
  8.  # 8

    Obrigado a todos pelas dicas, mas neste caso a escada mudou completamente de sito para poder funcionar melhor na habitação.
  9.  # 9

    Colocado por: antonio almeidatodas as portas têm que obedecer á regra de 1,2mts para os dois lados

    Isto é mesmo verdade?

    Já vi esta situação em muitas casas, desenhadas tanto por arquitectos, como por engenheiros, aprovadas pelas câmaras. mas sempre com a porta abrir para fora, como está desenhado, e não vejo qual é o problema.
    convém ter é um espaço do tamanho de um degrau à cota da porta, como está desenhado.

    Colocado por: LucilioUm dia esquece-se da escada

    e se tiver o patamar, as pessoas já não se esquecem? na minha opinião é igual.
    acho muito mais perigoso um leque, isso sim é um perigo, ou os 'pisos' dos degraus com o 'focinho' completamente redondos, nem se fala, e se forem em pedra polida é mesmo melhor fugir.
  10.  # 10

    Lembrem-se que a casa pode tornar-se facilmente num local de gravíssimos acidentes. O "esquecimento" da escada pode acontecer mesmo, e a existência de um patamar faz com que a descida seja bastante mais segura sim. Imaginem que estão a discutir ao telemóvel enquanto descem apressados para a garagem... têm a certeza de que não vão meter o pé em falso? A existência do patamar faz com que a porta deixe de ser porta-alçapão-perna-partida-na-certa e passe a ser a porta de um espaço com escada para o piso inferior.

    chrispt85, fico contente por saber que a escada mudou de sitio. Privilegie sempre a segurança e o aspecto prático da sua casa, para além dos aspectos meramente estéticos.
    • ajsl
    • 19 fevereiro 2011

     # 11

    Tanto pato bravo que anda para ai a fazer plantas como eles gostam de dizer.
    deixo aqui um desabafo "saber o basico do autocad, utilizar uma layer e fazer uns traços não é sinónimo de saber fazer arquitectura".
  11.  # 12

    boas.
    aprovo também.
    a estética é importante mas a funcionalidade também.
    em nossa casa devemos-nos sentir seguros, nós e os filhos.
    quanto ao autocads não ligue, é conversa de arquitectos e engenheiros.lol
    um abraço.
 
0.0139 seg. NEW