Iniciar sessão ou registar-se
    • zadok
    • 13 fevereiro 2011

     # 21

    Colocado por: antonio almeidaolá outra vez
    como disse anteriormente poder pode mas!!!!
    ainda se está em fazes de testes nem toda a terra serve.
    e ainda não há experiências suficientes para dizer que é fiável no tempo.
    esperemos até ver no que dá.
    para agora areia e cimento e pedra que se calhar tem lá muita e pode aproveitar.
    um abraço

    Estas pessoas agradeceram este comentário:zadok



    Numa parede da casa, para fazer as juntas, a mistura feita levou barro (que ali há), um pouco de areia amarela, e cimento comum. Resultou, mas não sei para que foi a areia. Já num na cave alguém aplicou entre umas rochas uma mistura de cimento com terra argilosa , esta apresenta uma pequena fissura, mas este sítio é muito húmido e a temperatura baixa. Também, ainda nesta cave, há uma parede que as juntas são apenas de barro. Enfim... Estou a ver que tenho de andar com experiências.
    Obrigado.
    • zadok
    • 13 fevereiro 2011

     # 22

    Colocado por: adarqAliás, seria um projecto bastante interessante. E a nivel de conforto térmico iria beneficir!
    Em que zona é esse terreno? Se as condições o permitirem acho muito bem essa iniciativa!Parabéns!

    Cumprimentos,
    André David, arq
    [email protected]

    Estas pessoas agradeceram este comentário:zadok



    Este terreno está no sopé de uma montanha, é bastante frio, e a humidade do solo existe pela abundância de água no subsolo. Há bastantes recursos naturais, como água, terra (de mias de um tipo, sendo que um é a argila que é boa para estas coisas, segundo sei), há madeira antiga (troncos e traves de castanho centenário, e outras madeiras de árvores que ali há como: carvalhos, nogueiras, cerejeiras e até oliveiras). O problema é que gostaria de ser menos "moderninho" e recorrer aos materiais e técnicas que sempre resultaram e duraram por séculos. Por outro lado, neste momento tenho mais tempo e talento que dinheiro. Também os gastos que ali já foram feitos são uma chatice. Não quero uma mistura de terra com cimento para fazer placas ou vigas, mas para coisas como: nivelar o piso, cobrir paredes já existentes, e até, se for possível, construir um ou duas paredes interiores em tijolo e com essa mistura. Quanto a paredes de pedra, a quem sabe a técnica antiga, como é o meu caso, o cimento é totalmente dispensável para efeitos de resistência, embora convenha para efeitos de isolamento. É isto...
    • zadok
    • 13 fevereiro 2011

     # 23

    Colocado por: rjmsilvaCaro André, o autor do tópico queria poupar uns euritos e fazer argamassa com terra em vez de areia para uns biscates num terreno rural, provavelmente assentar uns blocos e pouco mais, você já está a sugerir construções alternativas em terra e paus e palha...


    Mais que poupar "euritos" queria poupar os milhares que já lá foram gastos. Sim o terreno é rural. Não há blocos nem desse tipo de coisas, embora haja tijolos e uma parte da casa, até já tem janelas madeira/madeira em pinho nórdico, vidro duplo, sistema misto de abertura, portadas de pinho nórdico... Por isto sou mais para as "pedras e paus" e até mesmo "palha". Compreenda que mesmo que não houvesse a questão monetária eu prefiro os materiais próprios que aqueles que são eternos sucedâneos como o cimento. Mas enfim...
    Obrigado pela colaboração.
    • adarq
    • 13 fevereiro 2011

     # 24

    boas,

    se tiver interesse terei todo o gosto em ajudá-lo nesse processo de reconstrução.
    Conheço algumas técnicas construtivas tanto como em madeira como terra.
    se estiver interessado comunique.

    cumprimentos,
    andre david, arq
    [email protected]
  1.  # 25

    Pode.E quase toda a terra serve,não pode ser como é óbio terra preta, porque é uma terra organica e naturalmente ácida.Vou apenas dizer-lhe que o saibro é o mehor,pois a sua composição é elevadissima em areia entre 70 a 90 por cento o restante são arzilas.Há quem utilize o saibro para rebocos é melhor que areia as paredes respiram melhor devido á sua composição,não provocam fendas e as casas tornam-se mais frecas de verão e mais e mais quentes de inverno.E naturalmente mais saudaveis.Não vou entrar em aspectos tecnicos para não ser massador.Hoje mais de metade da população mundial vive em construçoes em terra.Há construçoes destas com centenas de anos e algumas com milhares e, há muita gente que as conhece e não sabe a sua estrutura.Antes de aparecer o cimento como o conhecemos hoje as construções eram em pedra e outras em terra em todo o mundo.Actualmente a europa já está a utilizar novamente este tipo de contrução aliada às novas tecnologias em vez de utilizarem os tijolos cozidos estes são prensados .Isto daria para escrever milhares de páginas,mas apenas qeria responder a sua pergunta.Já agora,um aparte, queria dizer-lhe quando os E.U.A realizaram o campeonato do mundo de futebol,90% da população americana não sabia que se estava a realizar o invento...
    Concordam com este comentário: MDA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zadok
  2.  # 26

    zadok

    Não há problema de usar a terra como inerte na constituição de uma argamassa. Terá de lhe retirar a matéria orgânica, através de sucessivas lavagens. Quando a água da lavagem ficar transparente e com pouca sujidade, pode reritar a "terra" para lhe juntar o ligante. No fundo acaba por ter uma espécie de areia.

    O solo-cimento como aqui foi dito é mais adequado a pavimentos de passeios e jardins ou caminhos de servidão. Estes ficam com o aspecto de solo permeável, mas na verdade são impermeáveis para resistir à erosão.

    Cmps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zadok
  3.  # 27

    Colocado por: adarqboas,

    se tiver interesse terei todo o gosto em ajudá-lo nesse processo de reconstrução.
    Conheço algumas técnicas construtivas tanto como em madeira como terra.
    se estiver interessado comunique.

    cumprimentos,
    andre david, arq
    [email protected]


    e nao se esqueceu da palha??
  4.  # 28

    Colocado por: neluze nao se esqueceu da palha??


    Não me parece que esse elemento fosse incluido no modo construtivo em mente do Sr. André. Pesquise por construção em "taipa" e verá que há muitas centenas de anos que se constroi assim em Portugal...influências magrebinas que soubemos aproveitar muito bem.
    Para além de se fazerem cursos de utilização da Taipa, já há muitas construções modernas (habitações e não só) onde se está a utilizar novamente a taipa, embora a estrutura, um pouco devido ao fortíssimo lóbi do betão, seja feita de modo "convencional" ou seja, em betão! MAs acredito que os tempos que vivemos poderão ajudar a mudar esse aspecto.

    Fernando Ferreira
  5.  # 29

    Uma achega ao tópica:

    http://arquitecturasdeterra.blogspot.com/

    Fernando Ferreira
  6.  # 30

    Zadok, apesar das piadas dos incrédulos eu faço uso do solocimento de duas maneiras, uma com os tijolos prensados, muito bom, mas leva algum tempo de cura, tem que ter o cuidado de nivelar bastante o chão, mas tenho paredes de galinheiro e mureta em casa com mais de cinco anos e sem indícios de desgastes sérios. Uso também para compactar o piso das criações (inclusive porcos) é perfeito. No primeiro uso faço um traço de 12:1 (terra e cimento), corrijo minha terra com areia fina (tem mais de 70% de argila), no segundo é com matéria orgânica e tudo, nem peneiro, faço um traço de 6 a 8:1 (tudo medido no olho). Estou agora com uns projetos de fazer blocos de adobe reforça do com cimento (por isso acabei encontrando esse fórum), não estou encontrando nada. Vou começar a fazer os blocos para construção estilo pedra, inclusive com arco para a porta. Vou tentar me lembrar de informá-los.
    E muita atenção aos colegas do não e da mijadinha, ou são desprovidos de inteligência ou pertence a corporações, de toda forma fuja deles.
  7.  # 31

    Isto não é betão é terra
      c75a11ee951d35ce8b312f394c7cee12.jpg
  8.  # 32

    Muito bom dia ,venho informar que iniciei uma restauração de uma casa,.o euro foi acabando,e.agora posso afirmar que esta ideia do.amigo de.utilizar TERRA dá certo sim,e mais a terra cá do terreno é.super escura,muito forte comecei a utilizar e parece castiço,mais não é.começou a surgir muitas minhocas,entretanto mesmo assim fui utilizando e.preparando a massa de certo que,foi feito o contrapiso está impecavel.agora oque não sei é:

    se a terra que era boa ou as minhocas que eram fortes 😝😝😝....

    Dê certo é que resultou lá está o chão feito e tudo a andar perfeitamente.

    🙋🙋🙋
  9.  # 33

    O que é bom para culstivar, normalmente não é bom para construir.... Terra escura!!? hummm. não se vai dar bem.
 
0.0190 seg. NEW