Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,
Recentemente? Perdoe-me mas isso é uma grande barbaridade. Os procedimentos estão mais do que estabelecidos são falta mesmo serem respeitados pelos aplicadores e pelos representantes de algumas marcas em Portugal.
VMGL- Barbaridade??? que eu saiba nunca foi mencionado em lugar algum da STOMIX um sitema de antivandalismo: http://www.stomix.com/kontakty.asp
a menos que estaje em Checo o que eu não sei ler, portanto disse uma realidade para o mercado de PORTUGAL o que se passa lá fora noutros mercados não nos diz respeito.
Sem qualquer dúvida.
Mais uma grande verdade. E de quem é a culpa?????
Não concordo de todo. Os buracos que refere no sistema e a facilidade com que foram realizados não tem a ver com estes aspectos.
VMGL - Já percebi que voce defende a colagem por pontos... mas digo-lhe se um miudo a bater num local de uma placa aonde lhe parece estar oco é ai que ele vai tentar perfurar e esses locais é aonde a placa não está compacta junto ao suporte... mais facil de furar.
Concordo. A facilidade com que os buracos foram feitos tem tudo a ver com estes procedimentos realizados de forma incorrecta.
VMGL - Está a ver como acaba por me dar razão no que referi acima...
Perdoe-me mas mais uma vez aqui, na minha modesta opinião está a cometer um erro.No máximo existem 3 intervenientes: o fornecedor do sistema etics homologado, o fornecedor de EPS em conformidade com a homologação do fabricante e um terceiro fornecedor eventualmente dos acessórios (buchas, calha de arranque, angulos, etc).
VMGL - se voce conseguir aqui explicar e justificar o que diz até posso reconsiderar... sem ser pelo facto de até 2 metrros de altura o sistema fica mais caro, até ai já sei.
3 fornecedores? lol Então voce não esta a par do que consite uma homologações desculpe lá , uma homologação identifica uma serie de produtos mesmo não sendo do mesmo fabricante que a empresa (fabricante) que pretende ver os seus produtos homologados e para isso apresenta um sistema (solução completa, exemplo Capoto da Viero, Capote da Fassa Bortolo,Webertherm da Weber, Mapetherm da Mapei... etc), para que se saiba e dou apenas como exemplo o sistema Mapetherm da Mapei esta homologado com XPS da DOW em Italia. A Fassa Bortolo neste momento apresenta uma solução propria e exclusiva de placas denominada Colorex que consiste eu reunir as caracterisiticas de EPS grafite e XPS e garante o sistema quando totalmente aplicadocomo os produtos por si vendidos inclusive calhas, baguetes e buchas , a Weber está neste momento a homologar o seu sistema, desconheço qual o fabricante ou se o vai fazer com EPS ou XPS.
Mas como responderam? Em diversas alturas referi (imensas vezes) que o sistema pode ser dotado de mais resistência pelos duplos barramentos (2 x 160gr) ou por um só com 330gr ou ainda aumentando o tamanho do grão de acabamento. E agora dizem que as marcas responderam recentemente????
Acharam foi por bem, perante os problemas, arranjar forma de dizerem aos aplicadores que como estavam a fazer não seria a melhor forma.
O preço sempre foi aqui o grande inimigo. Já muitas vezes se referiu que um sistema etics rondaria os 30€+ IVA por m2 mas assistem-se a autenticos milagres. De quem é a culpa???
Agora não me venham com essa dos "fabricantes responderem recentemente...".
VMGL - mas voce é um representante de um fabricante Checo em Portugal apenas que efectua aplicação , eu falo de fabricantes estes é que fazem as homologações de sistemas, é diferente o contexto.A STOMIX esteve em Portugal com alguma actividade em concreto sobre o tema? já participou em algum congresso sobre o tema? Álém do seu trabalho como representante da marca em Portugal qual o envolvimento destes no mercado Portugues?
Estes materiais deveriam ter origem SÓ no fabricante do sistema. Estes materiais seriam SÓ os que constam no certificado de conformidade do sistema.
VMGL - Exacto para isso se fala de sitema homologados e não de produtos.
Minha opinião: o XPS além de estar certificado por muito poucas marcas como isolante em sistemas etics diminui muito a permeabilidade ao vapor da envolvente.
O sistema pode ser pintado como acabamento final mas não eliminando o procedimento que contém o grão. Se o cliente deseja por qualquer razão ver a solução ser acabada de rolo e trincha em vez do acabamento final acrilico deve-se utilizar um acabamento mineral que será depois pintado. O acabamento mineral dota o sistema de resistência (grão > 1,5mm) e a pintura posterior dota a solução da necessária impermeabilização, resistência aos UV, etc.
Claro que aplicando um acrilico à cor dispensa-se um procedimento.
VMGL - aqui estamos de acordo completamente, uma pintura em termos de sistema não é mesma coisa que um revestimento em pasta.
O que acabou por acontecer foi que alguns "iluminados" querem o sistema com um acabamento fino parecido com o areado tradicional. Conclusão: param no barramento e pintam. Fica mais barato e "todos" ficam contentes. Só que agora surgem os problemas...que tontice.
Mas fico "feliz" por isto estar a acontecer. Pode ser que agora alguns aplicadores/clientes/decisores "abram a pestana"... ;-)
Cumprimentos
Colocado por: alvVivam!
Ou está tudo doido ou querem fazer-nos de doidos. Desde o começo da prescrição dos ETICS, desde sempre em todas as marcas que dispõem do sistema que se recomenda a sua não utilização em revestimento de paredes acessíveis ao público. Suponho que seja do mais elementar bom senso que se não aplique abaixo dos 2.00m, sobretudo em panos acessíveis. Ainda dou de barato que em habitação familiar, dado ser apenas o propriétário e família que tem acesso aos panos isolados e que têm o necessário cuidado, se utilize com os tais necessários reforços. Agora em escolas, edifícios na rua junto ao público? Caramba tenham dó.
Agora a pergunta sacramental: De que é a culpa?? Mas será que ninguém chama à responsabilidade os projectistas destes disparates, dos quais a melhor imagem que temos é mesmo o tão afamado Parque Escolar com as suas obras de fachada.
Imagem melhor que os etics, saberão melhor que eu os intervenientes nessas obras, vêm-me uma à memória outro, entre muitos, em que a direcção da escola se queixa de ter um sistema de AVAC tão evoluído e complexo que não têm dinheiro para o certificar de acordo com todas as exigências do RCESE quanto mais dinheiro para o manter em funcionamento.
Mas será que está tudo doido, a culpa não é dos sistemas, é de quem os projecta, ou melhor, de que aprova tais disparates e deixa que sem qualquer critério sejam instalados.
Quem vai pagar a manutenção dessas coisas? O mexilhão...
Agora sim, "fassam" parte
Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde.
Cumprimentos.
Colocado por: euA solução nestes casos é facílima: basta revestir o ETICS com pedra natural até à altura de 2 metros. Além de ficar bonito, é à prova de vandalismo, muito durável e praticamente sem manutenção.
Reforçar com EPS de maior densidade e rede de fibra mais forte, não resolve o problema: com objectos afiados continua a ser fácil fazer buracos.
Colocado por: vmglNão assim tão facil como parece essa solução