Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou quase quase a remodelar o meu humilde apartamento ... esta semana mesmo devo começar por mudar tudo o que é tubagens de agua e esgotos nos wc´s .

Só tou à espera que o trolha vá lá abrir os roços

Isto vai ser uma obra low cost para quem tem um low budget , por isso vai ser um amigo canalizador, eu e um trolha ao qual vou pagar à hora.

Como nenhum deles é um querido mudei a casa, com um conhecimento e dominios perfeitos, prefiro confirmar do que errar .

Já decidi algumas coisas, outras preciso que me confirmem para ter a certeza que não tou a meter os pés pelas mãos :

Antes do mais, o mais importante no imeDIato : QUAL A DISTÃNCIA DO ESGOTO DA SANITA À PAREDE ?!?

Disseram-me que no chão, o centro do esgoto da sanita deve distanciar 21.5 cm da parede
    Tenciono colocar uma sanita daquelas com autoclismo ceramico incluido, assente no chao (porque também há as suspensas, certo ?) . Tipo as da roca, Sanitana,
    Confirmem-me por favor se esta medida é a mais universal, ou se convém comprar a sanita antes de colocar os tubos novos dos esgotos.

Mais coisas :

>Misturadora da banheira, 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , e deve ficar uns 20 cm´s acima da banheira , certo ?

>Misturadora da base de duche (não estou interessado em coluna de chuveiro daquelas xpto) - os mesmos 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , e altura cerca de 1 metro do chao , certo ?

>Agua quente e fria para o bidé - cerca de 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , a uns 20 cm do chão , certo ?

>Agua quente e fria para o lavatório - cerca de 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , a uns 60 cm do chão , certo ?

>Tubos que vêm da cozinha ao 1ºWC e depois derivam para o segundo WC : Tubos de diametro 20 ? NOTA: Entre as duas WC preciso de fazer uma derivação para uma máquina de lavar. Por isto, será que deveria meter o tubo da agua fria maior que 20 ?

AInda não decidi que tipo de tubagem vou utilizar ... mas isso é outra conversa, aqui : https://forumdacasa.com/discussion/16048/1/pros-contras-tubos-de-agua-rente-ao-tecto-dentro-do-tecto-falso/

Obrigados !!!
  2.  # 2

Então rapaziada ?
  3.  # 3

antes do mais, o mais importante no imediato : qual a distãncia do esgoto da sanita à parede ?!?
    tera que saber qual a sanita que vai colocar pois isso altera mediante o modelo podera ser 22/21,5/20/23 etc...
  4.  # 4

>Misturadora da banheira, 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , e deve ficar uns 20 cm´s acima da banheira , certo ?
    certo mas os 15 se ficar com 15,5 tambem não tem problema convem e ficarem nivelados e a boca de saida ficar a face do azulejo
  5.  # 5

>Tubos que vêm da cozinha ao 1ºWC e depois derivam para o segundo WC : Tubos de diametro 20 ? NOTA: Entre as duas WC preciso de fazer uma derivação para uma máquina de lavar. Por isto, será que deveria meter o tubo da agua fria maior que 20 ?
    para um apartamento 20 e suficiente não vale a pena colocar maior
  6.  # 6

AInda não decidi que tipo de tubagem vou utilizar ... mas isso é outra conversa, aqui
    aconselho multicamada mas sou eu...
  7.  # 7

peço desculpa por ter feito em 4 comentários mas se demoro muito tempo a escrever isto da sempre erro e não consigo inserir o comentário
  8.  # 8

não tem nada que pedir desculpa, eu e que agradeço ...

Nao queria ir comprar a sanita a pressa , por isso gostaria de deixar o tubo da sanita a uma medida standard da parede...

Para as sanitas com autocolismo ceramico incluido deixa-se alguma medida standard ?
  9.  # 9

Colocado por: civismonão tem nada que pedir desculpa, eu e que agradeço ...

Nao queria ir comprar a sanita a pressa , por isso gostaria de deixar o tubo da sanita a uma medida standard da parede...

Para as sanitas com autocolismo ceramico incluido deixa-se alguma medida standard ?
    não tem que comprar ja a sanita, basta que tenha tudo programado, obra com tudo decidido e facil para todos, os materiais devem entrar consoante as necessidades
  10.  # 10

como ja referi depende do modelo, o normal e deixar 21,5 ao centro, mas imagine que não gosta do normal
  11.  # 11

Estive aqui a ver o catalogo da sanindusa, e dificil é encontrar 2 medidas iguais, se bem que há uma prevalencia de sanitas que precisam de 21cm de distancia do centro a parede.

O catalogo esta aqui , em catalogos:
    http://www.sanindusa.pt/pt/content.html
  12.  # 12

21cm
    deixe os 21,5 que depois de tudo pronto o canalizador vai adorar essa folgazinha, e não se esqueça que tem de estar colocado pontos nas paredes para saber quanto vai encher, e saber espessura dos ladrilhos, muitos e tipo ora deixa cá ver isto enche 4cm mais 7mm pá peça mais 3mm pá cola resultado, excêntrico de redução entende? bom daqui a pouco tenho a obra feita aqui no forum, disponha
  13.  # 13

Olá bom dia,

Para poderem aceder mais facilmente ao catálogo geral, tabela de preços e desenhos técnicos da Sanindusa, criámos este site: http://www.sanindusaonline.com/sanindusa-general-catalogue/

Esperamos que vos seja útil.

Boa obra,
    João Bem
    Sanindusa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus
  14.  # 14

>Misturadora da base de duche (não estou interessado em coluna de chuveiro daquelas xpto) - os mesmos 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , e altura cerca de 1 metro do chao , certo ?

>Agua quente e fria para o bidé - cerca de 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , a uns 20 cm do chão , certo ?

>Agua quente e fria para o lavatório - cerca de 15cm de distancia entre o tubo da agua quente e fria , a uns 60 cm do chão , certo ?

>Torneira do autoclismo - fica a que altura ???
    •  
      FD
    • 16 fevereiro 2011

# 15

Colocado por: pdavidmarquespeço desculpa por ter feito em 4 comentários mas se demoro muito tempo a escrever isto da sempre erro e não consigo inserir o comentário

Se aparecer o aviso com fundo amarelo, basta carregar novamente no botão "Adicione os seus comentários" que o comentário é adicionado na mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  15.  # 16

Colocado por: FD
    Se aparecer o aviso com fundo amarelo, basta carregar novamente no botão "Adicione os seus comentários" que o comentário é adicionado na mesma.

Estas pessoas agradeceram este comentário:pdavidmarques

caro FD ando sempre aprender, tem que me dar desculpa porque realmente não nasci para teclar, mais uma vez obrigado
  16.  # 17

Reparei agora que numa das casas de banho, o centro do tubo esta a 28 cm da parede .,.. mesmo com azulejos na parede, fica sempre uns 26 .... sera que devo recuar o tubo, ou escolher uma sanita em funcao desta medida ??
      DSCF51462.JPG
  17.  # 18

Poderá colocar um canhão de sanita excêntrico, que permite recuar ou mudar a localização da sanita dentro de um certo limite.

Torneira do autoclismo, depende do tipo de sanita e autoclismo que comprar. Conselho: compre primeiro e depois logo verifica a localização da saída de água.
  18.  # 19

Reparei agora que numa das casas de banho, o centro do tubo esta a 28 cm da parede
    caro civismo isso ja não se usa como ja o aconselhei decida 1º o que quer e depois avance, ( não ande com a carroça a frente dos bois porque so da...)
  19.  # 20

Na tubagem multicamada é necessário isolar os tubos dentro dos rocos certo?
    Apenas a quente?
      IMG_20201211_072044.jpg

0.0181 seg. NEW