Iniciar sessão ou registar-se
    • dicar
    • 14 fevereiro 2011

# 1

boa tarde, exponho o meu problema, a ver se alguém me pode ajudar:
    comprei uma casa antiga à cerca de um mês, deparei com uma questão antes da compra que não liguei muito... que a casa tem uma divisão no rés-do-chão (arrumos) e no primeiro andar (mesmo em cima dos arrumos), um quarto com o dobro do tamanho... na altura eu perguntei ao antigo proprietário (herdeiro) e me disse que seus pais decidiram construir umas escadas em betão e taparam esse bocado da casa... agora com o levantamento topográfico colocaram-nos a questão de o que estará ali? pois poderia ser parte da casa da vizinha, falei com um amigo que conhecia bem a família, e contou-me que os antigos donos construíram as escadas em betão porque antes eram em madeira e tanto por baixo das escadas como por baixo do quarto apanha um grande forno (antigo) que a vizinha tem e ainda hoje utiliza para cozer pão e outras coisas... atenção que o quarto ainda tem soalho de madeira... mmm! fui observar melhor e realmente a parede do quarto não tem só humidade mas sim manchas de fumo... o topografo disse-me que por norma o alinhamento da parede é meu mas que como eram coisas antigas não sabia... agora coloco a questão... como registo nas finanças? com ou sem esse bocado... e como trato da questão do forno? não quero ter ali um forno antigo por baixo de um quarto... o problema é que ainda nem vivo lá e já vou arranjar problemas com vizinhos... adorava tentar evitar isso...
      casa com é.jpg
    • dicar
    • 14 fevereiro 2011

# 2

supostamente o forno é a bola amarela, e menciono também que a parede do quarto vai mesmo até ao chão... a vizinha tem a boca do forno nessa parede... e o forno entra para debaixo das escadas e quarto...
  1.  # 3

Veja lá se não foi algum antigo proprietário que ampliou o 1.º andar da sua casa para cima do forno da sua vizinha...
    Em que Câmara é essa casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dicar
    • dicar
    • 14 fevereiro 2011

# 4

pois também já pensei nisso é em miranda do douro (trás os montes), mas disseram-me que as duas em tempos eram da mesma família e em casas de família era tudo comunitário, o possível é que tenham feito algum negócio verbal... um fica com a parte de cima outro com a parte debaixo... mas o meu problema nem é eu querer aquele espaço é esse espaço ser um forno...
  2.  # 5

Essa situação parece-me altamente irregular.
    Se as fundações da parede do quarto e da escada pertencem à sua casa, o espaço entre as fundações e o 1.º andar (debaixo do quarto e escada) também devia pertencer... Ou não?

Há algum regulamento que permita haver um forno (sem chaminé?!?) mesmo por baixo de uma janela de um quarto? Duvido...

Outra questão. O quarto tem o soalho em madeira... mas é sobre uma estrutura de madeira?!? (Por cima de um forno? Lindo...!)
    • dicar
    • 14 fevereiro 2011

# 6

pois é isso que me questiono, disseram-me para falar com um solicitador, que trataria de tudo... mas antes de gastar dinheiro com isso gostaria de saber mais sobre o que hei-de fazer... o topografo e um arquitecto amigo disseram que essa parede é da minha casa ... pois e um forno de barro sem chaminé...(usam esses fornos para o fumeiro também...) por baixo de um quarto de soalho com caibros de madeira, se á uma fenda no forno é um problema grande...
    pelo que sei as duas casas a minha e da vizinha foram recuperadas na mesma altura nos anos 70, e ainda têm algumas paredes de pedra... essa parede (do quarto) é de pedra(xisto).
  3.  # 7

tente chegar a acordo com a vizinha, e explique-lhe da melhor maneira, não estou a ver outra solução.
    se ela não quiser, julgado de paz, e como o Luís disse ter um forno por baixo de quarto...eu diria que a balança cairia para si, isto se não houver registos que foi o anterior dono que construir sobre o forno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dicar

0.0119 seg. NEW