Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Este fórum já parece um centro de emprego...
    E que tal responder à questão pretendida: Orçamento para a questão pretendida??

    Vou começar a construir e o arquitecto que fêz o projecto de arquitectura levou-me pelo projecto de execução 1100 euros. Não sei se foi caro ou barato, pois optei logo pelo técnico que elaborou a arquitectura.

    Boa sorte.
  2.  # 22

    Colocado por: filcarrarquitectura levou-me pelo projecto de execução 1100 euros. Não sei se foi caro ou barato,


    Muito barato...mas há projectos e projectos.

    Colocado por: marco1Assim atenção porque para alem de ter ainda de esperar pela aprovação do loteamento, tem ainda de esperar pela entrada das obras de urbanização do mesmo


    Exactamente. A Câmara de Coimbra não deixa iniciar a construção da moradia sem as infraestruturas do loteamento estarem praticamente concluídas. Não existem redes de água, esgotos, electricidade, telecomunicações, iluminação pública, gás, nesse loteamento?????
  3.  # 23

    Colocado por: marco1Há uma diferença entre o projecto de loteamento aprovado e o seu projecto, ou seja o projecto do loteamento não comtempla o projecto de arquitectura para cada lote, apenas "dita" as condicionantes para esse projecto individual, tipo nº de pisos, áreas máx. de construção, poligono de implantação. Assim atenção porque para alem de ter ainda de esperar pela aprovação do loteamento, tem ainda de esperar pela entrada das obras de urbanização do mesmo e ainda consoante a camara e as garantias, pela sua execução e também só ai poderá fazer a escritura do lote.
    Em suma o seu projecto de arquitectura tanto pode ser esse como outro qq que respeite as condicionantes do loteamento ( ainda por aprovar) e de nada lhe serve neste momento.


    Não sei se tinha referido, mas o arquitecto que fez a arquitectura do meu lote é o mesmo que fez o restante loteamento. E foi em função desse projecto de loteamento (já aprovado) que fez a arquitectura do meu lote. A arquitectura final será esta. Existia um projecto de arquitectura antigo que acompanhou a entrada do processo para o aprovamento do loteamento mas entretanto já foi modificado em função das minhas necessidades. Entretanto foram feitas as obras e já foram concluídas.
    Estamos só à espera de poder fazer a escritura do lote, o que deverá acontecer no próximo mês e meio, segundo o vendedor.

    peço desculpa se por vezes tenho alguma dificuldade em explicar, mas como não sou da área e não percebo nada desses procedimentos, posso não me explicar muito bem. Apenas vou absorvendo aquilo que me vão dizendo.

    Obrigado
    João Mendes
  4.  # 24

    Colocado por: Picareta

    Exactamente. A Câmara de Coimbra não deixa iniciar a construção da moradia sem as infraestruturas do loteamento estarem praticamente concluídas. Não existem redes de água, esgotos, electricidade, telecomunicações, iluminação pública, gás, nesse loteamento?????


    está tudo pronto!
    Faltam só "umas burocracias" para se proceder à escritura. Não sei bem quais são. Por mim fazia a escritura o mais rapidamente possível.
    Foi com base neste estado da urbanização que o vendedor me disse que assim o pedido de licença de construção demora muito menos tempo do que uma situação tradicional.
    É verdade?

    João Mendes
  5.  # 25

    teoricamente ( 20 dias uteis), pois será comunicação prévia e ai já entram os projectos todos e ainda o plano de segurança, o termo do director de obra , o termo do director de fiscalização e ainda o alvará do empreiteiro tal como o livro de obra. atenção que é rápido ( teoricamente ) se já tiver por exemplo o parecer da edp assim como possivelmente o das águas e esgostos, isto se não houver mais nenhuma entidade externa á camara a consultar nesta fase.
    Mas o que verdadeiramente lhe queria fazer ver é que o projecto de arquitectura que tem neste momento não é vinculativo, ou seja nada está aprovado e ele é tão vinculativo como outro qualquer que cumpra com os parametros do loteamento.
  6.  # 26

    Colocado por: marco1teoricamente ( 20 dias uteis), pois será comunicação prévia e ai já entram os projectos todos e ainda o plano de segurança, o termo do director de obra , o termo do director de fiscalização e ainda o alvará do empreiteiro tal como o livro de obra. atenção que é rápido ( teoricamente ) se já tiver por exemplo o parecer da edp assim como possivelmente o das águas e esgostos, isto se não houver mais nenhuma entidade externa á camara a consultar nesta fase.
    Mas o que verdadeiramente lhe queria fazer ver é que o projecto de arquitectura que tem neste momento não é vinculativo, ou seja nada está aprovado e ele é tão vinculativo como outro qualquer que cumpra com os parametros do loteamento.


    Sim, é verdade. Mas disse isso com que sentido:
    1 - Ainda estou a tempo de mudar o que está mal?
    2 - Ainda falta muito tempo até começar a construir, logo é cedo demais para pedir um PE?

    Obrigado
    João Mendes
  7.  # 27

    paionense

    sim, o que está mal ou que não esteja a seu gosto.
    até acho mesmo que só devia meter essa comunicação prévia quando tivesse um projecto de execução em fase adiantada, repare que uma vez que tem de meter logo tudo, imagine que queira depois meter um projecto de alterações da arquitectura e que obrigue tambem a alterações de todas as especialidades.
  8.  # 28

    Sim, tem razão...
    O melhor mesmo é avançar com isto do PE mas assim se necessitar de mexer no projecto de arquitectura tem de ser o arquitecto do loteamneto, não é? OU nem por isso?

    Obrigado
    João Mendes
    • adarq
    • 24 fevereiro 2011

     # 29

    Boa noite,

    Se necessitar de mexer no projecto de arquitectura, tem de ser o autor desse projecto.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  9.  # 30

    não tem nada

    adarq, o que está aprovado é o projecto do loteamento, não é o projecto individual para o lote. Quanto muito se utilizar como base esse projecto, terá que contactar o arquitecto e acordar com ele alguma compensação. Repare que o projecto ainda não entrou em lado nenhum, neste momento é apenas uma propriedade intelectual do arquitecto.
    • adarq
    • 25 fevereiro 2011

     # 31

    Exacto.

    Mas o que eu disse foi que o projecto de arquitectura só pode ser mexido pelo seu autor, ou, aquando este der prévio consentimento para que terceiros o façam.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  10.  # 32

    Existe algum autor de projecto que tenha ganho esta causa dos direitos de autor em tribunal?
  11.  # 33

    Colocado por: zedasilvaExiste algum autor de projecto que tenha ganho esta causa dos direitos de autor em tribunal?



    ...pronto... partiu a loiça toda... :) :)
 
0.0170 seg. NEW