Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite,
    gostaria de obter a vossa ajuda para a seguinte questão: recorri ao BBVA, no qual solicitei um emprestimo para construção. Recebi a aprovação do empréstimo por email. Procedemos ao agendamento da escritura bem como a adesão a todos os serviços (abertura de contas ordenado, cartão visa, seguros de vida e da casa, PPR).
    Pasadas duas semana fui informado que o serviço de solicitadoria do banco levantava um entrave:
    a minha companheira não sendo proprietaria do terreno (é propriedade comum com o meu irmão) não pode sera 2ª proponente do empréstimo.

É possivel o banco voltar atrás com todo este processo, utilizando este pretexto? Qual a validade legal da aprovação de empréstimo?
    A Justificação do banco é a de que é uma questão ética, não aceita emprestimos de não proprietários.

Obrigada
  2.  # 2

Boa noite Carteiro,
    O banco teve conhecimento dessa situação desde o início do processo?
    É que penso que o terreno tem mesmo de estar em nome dos titulares, para que possa servir de garantia, caso contrário o banco estaria automaticamente a hipotecar algo que é do seu irmão....
    Mas, com certeza há pessoas no fórum que podem ilucidá-lo melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carteiro
  3.  # 3

No meu caso, quando construí, o terreno estava em meu nome e de um familiar. Tratava-se de uma moradia bifamiliar. Cada um pediu o seu empréstimo com o 2º proponente, sem problemas...tirando que estavamos com duas hipotecas sobre o mesmo imóvel. Situação que ficou resolvida depois da propriedade horizontal.
    Vai construir um moradia bifamiliar com o seu irmão?
    Caso contrário, e sendo um leigo, acho que o ideal seria comprar a parte do seu irmão. O problema é que entretanto as condições do empréstimo bancário podem mudar. Exponha a situação num outro balcão do mesmo banco para ver o que lhe dizem

Cump.
    Lucílio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carteiro
  4.  # 4

Colocado por: LucilioNo meu caso, quando construí, o terreno estava em meu nome e de um familiar. Tratava-se de uma moradia bifamiliar. Cada um pediu o seu empréstimo com o 2º proponente, sem problemas...tirando que estavamos com duas hipotecas sobre o mesmo imóvel. Situação que ficou resolvida depois da propriedade horizontal.
    Vai construir um moradia bifamiliar com o seu irmão?
    Caso contrário, e sendo um leigo, acho que o ideal seria comprar a parte do seu irmão. O problema é que entretanto as condições do empréstimo bancário podem mudar. Exponha a situação num outro balcão do mesmo banco para ver o que lhe dizem

Cump.
    Lucílio

Não, a minha já está em construção e o meu irmão vai construir mais tarde, no mesmo terreno. Posteriormente iremos criar propriedade horizontal.
    Mas o problema do banco não é o meu irmão é o facto da minha companheira como segunda proponente não ser proprietária do terreno.
  5.  # 5

Colocado por: alexandraslvBoa noite Carteiro,
    O banco teve conhecimento dessa situação desde o início do processo?
    É que penso que o terreno tem mesmo de estar em nome dos titulares, para que possa servir de garantia, caso contrário o banco estaria automaticamente a hipotecar algo que é do seu irmão....
    Mas, com certeza há pessoas no fórum que podem ilucidá-lo melhor.

Desde o inicio o Banco tem conhecimento deste factos, não teriamos ido tão longe no processo se não fosse assim.
  6.  # 6

Colocado por: CarteiroNão, a minha já está em construção e o meu irmão vai construir mais tarde, no mesmo terreno. Posteriormente iremos criar propriedade horizontal.

Quem é que lhe disse que isto é possível?
  7.  # 7

Boas

Comigo passou-se o mesmo.

Solução: Em vez de 2 proponentes passou para 1 proponente e 1 fiador.
  8.  # 8

Colocado por: Picareta

Quem é que lhe disse que isto é possível?

A arquitecta que nos fez os projectos.

O meu projecto foi aprovado. O do meu irmão entrou agora na câmara e contempla a minha moradia já aprovada e depois das 2 construidas criamos 2 fracções.
    Financeiramente eu aprovo o meu crédito hipotecando o terreno e o meu irmão aprova o crédito dele fazendo uma 2ª hipoteca sobre o mesmo terreno (tem o senão de ter de ser no mesmo banco). Isto se tudo correr bem...
  9.  # 9

Colocado por: Rui A. B.Boas

Comigo passou-se o mesmo.

Solução: Em vez de 2 proponentes passou para 1 proponente e 1 fiador.

E também foi no BBVA?
  10.  # 10

boas
    sou eu que estou enganado ou quem cria/autoriza as fracções é a câmara na aprovação, dos projectos.
    e a viabilidade de construção ou plano de pormenor que diz.
    um abraço.
  11.  # 11

boas
    quanto ao banco, no banco que represento isso teria sido impossível.
    o terreno tem que estar em nome do proponente e se casado em nome dos dois.
    e depois do terreno hipotecado corresponde ao seu todo, dividi-lo só com autorização do banco e iria corresponder a alterações das condições contratuais base, ou seja, opa,opa spread.
    um abraço
  12.  # 12

Colocado por: Carteiro

E também foi no BBVA?

Não, foi noutro banco.

De referir que não alteraram em nada as condições, mantiveram o spread da tabela do ano passado.

Cumps
  13.  # 13

Colocado por: CarteiroO meu projecto foi aprovado. O do meu irmão entrou agora na câmara e contempla a minha moradia já aprovada e depois das 2 construidas criamos 2 fracções.
    Financeiramente eu aprovo o meu crédito hipotecando o terreno e o meu irmão aprova o crédito dele fazendo uma 2ª hipoteca sobre o mesmo terreno (tem o senão de ter de ser no mesmo banco). Isto se tudo correr bem...

OK. Vá-nos mantendo informados. É a primeira vez que vejo uma situação destas.
  14.  # 14

--
    • GA
    • 16 fevereiro 2011

# 15

Aconteceu-me o mesmo, mas a agencia do BBVA informou-me antes de avançar com a escritura. Como o terreno está no nome da minha namorada eu não podia ser proponente, teria que ser apenas fiador e o empréstimo só ficava com ela a titular.

Para resolver esta situação tem como solução:
    - casar-se antes da escritura com comunhão total dos bens (se é que isto é possível...não sei se ainda há esta modalidade no matrimónio);
    - a sua namorada doar-lhe/vender-lhe o terreno e assim passa a ser dos 2.

Mas pode tentar outra coisa, que foi o que eu fiz:
    ligue para outras agências BBVA e pergunte se é possível fazer o crédito com ambos a titulares mm k o terreno seja só seu. A agência do Barreiro disse que fazia, outras duas disseram que não era possível. Qd confrontei a agência em que estive a negociar o crédito com isto a gestora ficou admirada de haver uma agência a fazer e dps de se ter aconselhado com "o seu superior" manteve na mesma a impossibilidade de sermos os 2 titulares. No entanto, deu a entender, em jeito de desabafo, que era um risco que a agência do Barreiro corria mas que ali não corriam esse risco...

Cumprimentos
  15.  # 16

Colocado por: GAAconteceu-me o mesmo, mas a agencia do BBVA informou-me antes de avançar com a escritura. Como o terreno está no nome da minha namorada eu não podia ser proponente, teria que ser apenas fiador e o empréstimo só ficava com ela a titular.

Para resolver esta situação tem como solução:
    - casar-se antes da escritura com comunhão total dos bens (se é que isto é possível...não sei se ainda há esta modalidade no matrimónio);
    - a sua namorada doar-lhe/vender-lhe o terreno e assim passa a ser dos 2.

Mas pode tentar outra coisa, que foi o que eu fiz:
    ligue para outras agências BBVA e pergunte se é possível fazer o crédito com ambos a titulares mm k o terreno seja só seu. A agência do Barreiro disse que fazia, outras duas disseram que não era possível. Qd confrontei a agência em que estive a negociar o crédito com isto a gestora ficou admirada de haver uma agência a fazer e dps de se ter aconselhado com "o seu superior" manteve na mesma a impossibilidade de sermos os 2 titulares. No entanto, deu a entender, em jeito de desabafo, que era um risco que a agência do Barreiro corria mas que ali não corriam esse risco...

Cumprimentos

Foi exactamente o que se passou comigo. Se salientar que a agência do Barreiro disse que fazia mas "da boca para fora".. quando fossem a emitir as cartas de aprovação e depois fazer o registo provisório de hipoteca vinha tudo para trás..

No balcão podem dizer que fazem tudo e mais alguma coisa mas muitas vezes enganam-se..
    • GA
    • 16 fevereiro 2011

# 17

Pois, provavelmente tem razão, daí eu não ter avançado para lá.
    Concordam com este comentário: mavale
  16.  # 18

Boa tarde

Antes de mais peço desculpa por estar a meter-me nesta conversa.

Também estou com o mesmo problema que o GA. Tenho o empréstimo aprovado, no entanto, agora na escritura dizem que não a podem fazer porque o terreno me foi doado só a mim e somos casados. Também colocaram a solução de venda/doação para o meu namorado. Ainda nã resolvemos.

As pessoas que tiveram o mesmo problema como nós o que fizeram? Especialmente o GA?

Agradeço a ajuda
  17.  # 19

Olá
    Eu também estou nesta fase: o terreno é do meu marido a 70% e meu a 30% e somos casados com separação de bens.Resultado ele vai ter de me doar 20% para ficarmos com partes iguais.
  18.  # 20

Colocado por: leiria09Olá
    Eu também estou nesta fase: o terreno é do meu marido a 70% e meu a 30% e somos casados com separação de bens.Resultado ele vai ter de me doar 20% para ficarmos com partes iguais.

Não percebo porquê, se os dois já são proprietários do mesmo imóvel, ainda que em percentagens diferentes...

0.0173 seg. NEW