Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Tenho um sistema de aquecimento central na minha casa, composto por uma caldeira a gasóleo "Nova Flórida" com depósito de 100 litros e os respectivos convectores espalhados pela casa(cave, R/C e andar) e dois toalheiros nos WC's no andar de cima. A caldeira assegura o aquecimento central e das águas sanitárias.
    Ora, sucede que, ultimamente, a caldeira tem vindo a perder frequentemente pressão, deixando mesmo de funcionar, pois a pressão chega quase a zero. Nessas ocasiões, abro a torneira de entrada e a pressão acaba por voltar para os valores normais (cerca de 1). Mas, passados alguns dias (+/- uma semana), o problema repete-se. Não sei se tal se deve ao facto de estar a ser utilizado o sistema de aquecimento central conjuntamente com o de aquecimentos de águas sanitárias, ou não.
    Por outro lado, os toalheiros dos WC's, que estão no andar superior da casa, ganham muito ar e vejo-me obrigado a fazer a purga destes cerca de 3 vezes por semana, já que as duas barras de cima praticamente nem aquecem.
    Alguém me poderá dizer qual a causa deste problema e a sua solução?
    Agradeço antecipadamente,
    João Santos
  2.  # 2

    Viva Sr. Santos

    Em 1º lugar tem de ver se existe alguma fuga nos circuitos hidráulicos. Caso afirmativo elimine a fuga.
    Veja também se válvula de segurança da caldeira não deixa verter água. Caso afirmativo, mude a válvula.
    De seguida reabasteça água ao circuito com uma pressão até 2bar e faça a purga de ar manual de todos os radiadores. Faça esta operação com o sistema a quente.

    Se os problemas persistirem, julgo que o problema pretender-se pelo facto de não existir um vaso de expansão adequado. Pode também colocar uma válvula de enchimento automático. Um bom purgador de ar no ponto mais alto dos circuitos hidráulicos também pode ajudar a resolver o problema.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santos1967
 
0.0085 seg. NEW