O terreno onde estou a construir a minha moradia confronta com uma estrada de um dos lados e com um caminho vicinal de outro dos lados. Este caminho vicinal há anos que não é utilizado, nem está em condições de o ser. Está cheio de ervas, silvas e em determinadas partes cheio de pedras e terra que caíram do terreno do vizinho do outro lado do caminho vicinal, terras essas que caíram com o tempo e a respectiva falta de manutenção dos muros. Agora o caminho em alguns pontos está um metro, um metro e meio acima da cota do meu terreno. Eu quero fazer um muro e não queria ter que fazer este metro (metro e meio) a mais de altura muro, quer pelo valor a mais que vai custar, quer pela altura que o mesmo tinha que ter de forma a ficar com um metro e meio acima do solo do lado do caminho. Falei com o presidente da junta e ele não se mostrou disponível para “reabrir” o caminho visto este não ser utilizado por ninguém. Que devo fazer? A junta é obrigada a abrir o caminho? Será o vizinho obrigado? Talvez o melhor seja eu abrir o caminho ao longo do meu terreno…..