Agradeço que alguém me elucide por favor sou uma leiga no assunto.
Em 1990 comprei um terreno no concelho de VFX. O vendedor conhecedor da urgência da construção (um casal e 2 crianças a morarem num quarto), apresentou-nos a um colaborador dessa comarca que iria dar celeridade ao processo. Todavia assim não aconteceu, deparando-me anos mais tarde a expor a situação perante os fiscais e a pagar a coima. Por vicissitudes alheias à minha vontade, só em 2000 é que me foi possível entregar na CMVFX o projecto da referida habitação. A resposta da CMFVX foi que o terreno estava em REN. Por uma nova insistência, responderam que estava, parcialmente em REN e uma terceira resposta em que com a alteração do PDM seria a habitação legalizada. Quando tive conhecimento do Simplex, por minha iniciativa, entrei em contacto com a CCDRLVT a expor a situação - tive que comprovar a construção ser anterior ao aparecimento da REN - e por sua vez, foram minuciosos. A zona em REN era uma parte ínfima a norte do terreno, sendo passível a legalização da moradia por via desta se encontrar a sul. Este documento oficial data de 2006. Após a recepção do mesmo, a CMVFX viabiliza a legalização da habitação, contudo o projecto entregue em 2000 já não era válido. Tinha que entregar outro. Infelizmente levei mais 4 anos para reunir os 1 500 € iniciais que o arquitecto me pediu. Só que nesse período de tempo o PDM alterou e não me veio beneficiar. Agora é que a CMVFX pede que obtenha a aprovação da CCDRLVT, quando esta me diz que o PDM de VFX alterou e não podem dar o que a CMVFX pede.
Verdade seja dita resume-se ao facto de que não tive capacidade financeira aquando tive a resposta positiva da CCDRLVT e por conseguinte da CMVFX, mas também não posso deixar passar que esta última também andou 6 anos a induzir-me em erro. Em REN, parcialmente em REN, e a esperança que com a alteração do PDM a situação se resolveria. Tenho tudo isto documentado e organizado cronologicamente.