Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite a todos ...
    estou a construir uma moradia de arkitectura moderna , e a melhor solucao para a cobertura q o empreiteiro me apresentou é a ja famosa telha sandwich !
    olhando a relacao custo / qualidade , acham q esta solucao é a mais adequada ??
    obrg
  2.  # 2

Deveria ter sido o arquitecto a apresentar-lhe as opções ainda na fase de projecto e não o empreiteiro durante o decorrer da obra.
    A relação custo/ qualidade depende de muitos factores incluindo o da coerência com o sistema construtivo do resto do edifício.
    Fale com o seu arquitecto e exija soluções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisportas.com
  3.  # 3

Se pesquisar no fórum, encontra alguns topicos sobre coberturas e painéis sandwich

Colocado por: PormenorFale com o seu arquitecto e exija soluções.

E se o arquitecto, não souber ou quiser dar soluções?
    Qualque solução que me proponham terá de ser avaliada, independentemente de quem a deu.
  4.  # 4

Paulo Correia, independentemente da analise de cada um, penso que o arquitecto como projectista deve á partida propor uma solução de acordo com o "desenho" da casa, depois será sempre de acordo com o cliente e em face do binómio custo eficácia que se poderá optar por uma solução.
  5.  # 5

Marco

Sim, pode e deve ser ele a propor as soluções, mas isso não impede as pessoas de procurarem opiniões sobre as soluções que lhes estão a propor,

Muitas soluções são propostas por serem as habituais, por serem aquelas que o vendedor impingiu, por serem aquelas das quais existem desenho e pormenores em autocad e até por serem aquelas em que o arquitecto têm comissão.

Se as pessoas não têm conhecimentos técnicos, é natural que venham á procura de opiniões e conselhos, com todas as vantagens e perigos que isso acarreta.

Cumps
  6.  # 6

"....deve á partida...".
    já agora devo ser muito santinho, não tenho comissão em nenhum material que preconizei para os meus projectos.
  7.  # 7

Colocado por: marco1"....deve á partida...".
    já agora devo ser muito santinho, não tenho comissão em nenhum material que preconizei para os meus projectos.

Santinho não diria, anjinho talvez. Às vezes, os vendedores até nos dão essa informação no final de um almoço bem regado.

Quando um projecto vêm uma miséria e traz uma especialidade cara ou muito cara muito bem definida, não engana ninguém. Os pormenores feitas no vendedore e passado para o projecto. Ao menos podiam disfarcar a coisa, mas alguns nem a esse trabalho se dão
    •  
      FD
    • 12 setembro 2008 editado

# 8

Apesar de pagarmos e termos direito a algo, tal não implica que se aceitem todas as soluções cegamente.

Como se costuma dizer, maus profissionais há em todos os sectores. E se nos calhou um mau profissional e nós não sabemos? É para isso que a informação diversa, além de nos confundir, serve - e é esse o propósito deste fórum: informar.

Com isto quero dizer que concordo com o Paulo: todas as soluções podem e devem ser questionadas, ou pelo menos investigadas, independentemente de ter sido o arquitecto, o empreiteiro, o tio, o vendedor ou o vizinho a sugerir.
  8.  # 9

Colocado por: PauloCorreiaMarco

Sim, pode e deve ser ele a propor as soluções, mas isso não impede as pessoas de procurarem opiniões sobre as soluções que lhes estão a propor,

Muitas soluções são propostas por serem as habituais, por serem aquelas que o vendedor impingiu, por serem aquelas das quais existem desenho e pormenores em autocad e até por serem aquelas em que o arquitecto têm comissão.

Se as pessoas não têm conhecimentos técnicos, é natural que venham á procura de opiniões e conselhos, com todas as vantagens e perigos que isso acarreta.

Cumps

Supostamente os arquitectos não são incompetentes ou inconsequentes.
    A solução térmica do edifício é uma escolha que deve partir do arquitecto em conjunto com o dono de obra e em colaboração com o engenheiro que faz os cálculos térmicos. E essa solução tem que estar presente em obra a menos que decidam altera-la. Nunca devemos partir do principio que os arquitectos andam a brincar em serviço e que só quem anda a acompanhar a obra é que percebe, como este post dá a entender.

Agora respondendo à questão que verdadeiramente interessa responder, que tipo de telha é que te estás a referir? É uma cobertura inclinada? É uma cobertura em paineis de chapa? Existem muitos tipos de paineis sandwich com vários preços, constituições, espessuras etc. Para analisar a situação é necessário saber a referencia/marca do que se está a propor e saber que tipo de cobertura se trata, se existe laje de cobertura se existe cobertura invertida normal etc.
    •  
      FD
    • 12 setembro 2008 editado

# 10

Daniela,

De vez em quando frequento o fórum de arquitectura e por alguns casos que li, o arquitecto nem sempre oferece a melhor solução técnica. Basta pesquisar no Google por Calatrava, Bilbao, bridge e law suit para perceber o que quero dizer, nomeadamente:

Another longstanding conflict over the Calatrava bridge concerns its deck, which consists of 560 glass pavers that are slippery when wet and frequently break. Bilbao mayor Iñaki Azkuna says that the city has had to replace all of the pavers at least once over the past 10 years, at a cost of at least $300,000—which some observers point out is not a particularly excessive amount—and, more seriously, that it faces lawsuits for injuries resulting from falls. He alleges that Calatrava has rejected proposals to replace the paving, while the architect has defended the glass as an essential element of his design. The city has applied anti-slip tapes to the glass for greater traction and will study options for a more permanent solution pending the final resolution of Calatrava’s appeal.

http://archrecord.construction.com/news/daily/archives/071211calatrava.asp

Mas muitos mais casos há em que a solução apresentada pelo arquitecto é contrária ou não vai de encontro ao interesse de quem supostamente paga e utiliza a obra... mas a pessoa visada apenas o saberá depois, quando a obra já estiver pronta. O objectivo aqui é que o arquitecto, ou seja lá que profissional for, justifique as suas escolhas confrontado com outras opiniões. Essas opiniões poderão ser obtidas aqui, senão, em que outro lugar é que tal pode acontecer sem um interesse subjectivo? ;)
  9.  # 11

Isto dos post tem que ser bem lido.
    insisto, leia-se o que disse e é fácil perceber que não discordei de nada e nem disse que tem que ser obrigatóriamente assim ou assado.
    Quanto ao anjinho, eheheh, é quase igual ao santinho embora me assuma mais como santinho pois nunca pretendi avançar muito na fase em que o cliente decidiu escolher determinado empreiteiro e ai embora eu tenha preconizado determinado material, será sempre um assunto entre os dois que irá decidir qual o fornecedor. Resumindo o material é o que eu preconizei, mas o fornecedor já não controlo. Numa grande obra acredito que pudesse funcionar doutra forma.
  10.  # 12

Colocado por: danielaportelaSupostamente os arquitectos não são incompetentes ou inconsequentes.

Como supostamente ninguém é incompetente ou inconsequente.

Não vale a pena entramos numa de defensa de classe a todo o custo. Se a solução lá estivesse, perfeitamente definida e explicada ao cliente, o porquê daquela e não de outra, se calhar, mas só se calhar, metade deste topicos não tinha razão de ser e levando ao extremo, se toda a gente envolvida na construção, fizesse o seu trabalho em condições, estes fóruns nem eram precisos.

Pelo amor de deus, tenho projectos em casa para orçamentar, onde não tenho pormenores de nada, a cobertura é plana e é tudo o que sei. O dono de obra não sabe e o arquitecto há muito que lavou dai as suas mãos. Como já recebeu, nunca está disponivel.

Colocado por: marco1uanto ao anjinho, eheheh, é quase igual ao santinho

Era só um trocadilho. Uma vez, o Angêlo Correia respondeu a um jornalista: O meu nome é Angêlo, não anginho.

Esse tipo de situação passa-se geralmente em obra maiores, onde o dono de obra é o Estado e as quantidades justifiquem. Numa vivenda, não são 100m2 que justifiquem.
  11.  # 13

E que tal se voltassem ao tema!
  12.  # 14

Em relação ao tema, que tal uma solução de cobertura plana invertida? é que essa solução da cobertura com a tal telha sandwich, parece-me que é apenas por receio de a casa não ter "cobertura".
  13.  # 15

Colocado por: PormenorDeveria ter sido o arquitecto a apresentar-lhe as opções ainda na fase de projecto e não o empreiteiro durante o decorrer da obra.
    A relação custo/ qualidade depende de muitos factores incluindo o da coerência com o sistema construtivo do resto do edifício.
    Fale com o seu arquitecto e exija soluções.

nao me leves a mal , mas nao uso disso !!
    aprendi com os erros dos outros e dispenso bem as opinioes de arquitectos nariz empinados !

fui eu q desenhei a minha casa e paguei 1000 euros a uma tecnica q se encarregou de corrigir os pormenores , fotocopiar os BLA BLAS de outro projecto e meter la o desenhinho feito por mim !

nao tenho dinheiro pra dar a quem nao quer trabalhar !

q me desculpem as excepcoes !

pra nao pagar 150 euros em troca duma simples opiniao de qlq material a usar , venho aki e fiko mais bem servido
  14.  # 16

Boas,

Casa de Camilo, essa sua resposta mesmo a mim que não tenho ligações nenhumas à arquitectura, me conseguiu "chocar"...

Faz dos arquitectos, TODOS, um bando de aldrabões que nada fazem a não ser "roubar" dinheiro às pessoas!! Inacreditável...

A sua experiência com algum arquitecto deve ter sido TERRÍVEL, mas mesmo assim não deveria nunca generalizar.

Pagar 150€ para falar de um material? Isso veio de onde? Era assim que o seu trabalhava??!!

Cada vez tenho mais a certeza que o gabinete, e os arquitectos que nele trabalham, que contratei caíram do céu... Falo com eles as vezes que é preciso, o tempo

que é preciso (quer dizer, não é mais porque EU tenho dificuldades de tempo), sobre o que escolher, como fazer, porquê isto e não aquilo... Claro que não são

divinos, e não têm resposta para tudo, e aí cabe-me a mim "fuçar"...

Cada vez acho o dinheiro que lhes dei "curto" para o que têm feito.

E tanto assim penso que no final do acompanhamento da obra, se tudo continuar assim, penso dar um pequeno "extra", pois não tenho dúvida nenhuma que se

tivesse sido eu a fazer a casa ela ficaria: mais cara, mais feia, muito menos funcional, muito menos eficiente e nível energético, etc, etc...

Ora aqui fica o meu comentário de apreço pela classe! ;)

Cump.
  15.  # 17

Como em todas as áreas existem bons e maus profissionais ou nada profissionais. Mas é como diz, não se deve generalizar.
    Mas tb partilho da ideia do CasaDeCamilo, para quê pagar algo que não temos disponibilidade para pagar e podemos nós próprios fazer? É o que tenho feito, vamos aprendendo com erros e experiências, aqui...
  16.  # 18

Felizes os que conseguem ser felizes.
    Eu cá sou arquitecto e em todos os trabalhos que fiz, fiquei sempre com a sensação que depois de tudo o que "dei" merecia pelo menos mais 30 ou 40 % do que ganhei.
    Obrigado Pedro por postar aqui uma boa experiência.
  17.  # 19

Dama de Ferro disse:
    OLÁ

Pedro Azevedo...já agora de quezona é???ou melhor o arquitecto, que escolheu??? Pocuro um Gab de arquitectos, na zona de OVAR-ESPINHO-FEIRA....porque até agora os 2 a que fui....juro que fui....apenas me fizeram sentir que eu não tinha capacidade de ter o meu lugar ao sol (entenda-se habitação)...explico melhor a título de exemplo:

O 1º, depois de nos olhar de cima a baixo (provavelmente procurando, as nossas marcas...sei lá Timberland, Saccor (o marido até usa), Gucci ou Prada) e porque não viu nada disso...(se tivesse reparado melhor, veria que usava perfume Ralph Lauren e óculos Prada - desculpem sei q estou a dispersar-me ...mas não resisto)....ele claro todo pele da cabeça aos pés e óculos à Luis Goucha....sorry again...começou por fazer um dissertação sobre as pessoas para quem costuma fazer projectos..."pessoas sem preocupações/limitações monerárias", que "dão espaço à criatividade e permitem fazer uma obra arquit. harmoniosa...e blá...e blá...e blá...mostrou-nos desenhos de casas que fez por iniciativa - casas mais modestas - entenda-se à venda por 200 000€ - há mais de 2 anos....hihi...bem feito..ups...

Saímos de lá com a sensação de pobres miseráveis...apesar...de graças a Deus, e a algumas pestanas queimadas enquanto estudantes....

Vamos ao segundo, de trato mais simples, agradável...mas qaundo falamos em estabelecer limites (€€€) ...até 180 000€...ui ui...lá nos mostrou a casa que está a desenhar para o vizinho (est tradicional casa dos meus pais...sem qq estilo aqrt. 4 paredes ao alto apenas) já vem em 150 000, logo para estilo moderno q pretendemos mas sem grandes rócócós nos materiais e 200m2...180 0000...humhum difícil....

E pronto, esta é a minha breve história no mundo da arquitectura, a que poderia copiar e chamar "A gata borralheira que queria ser princesa"....cheguei a casa e comecei a procurar apartamentos....mas entretanto dei a volta por cima e cá estou outra vez - bem lúcida a perseguir o sonho de construir uma casa (os preços não incluem terreno que já tenho!)....

Eu até acredito que devem existir arq super porreiros, o problema é que não esbarro com eles....:)
  18.  # 20

Pois é Dama, é por isso que andam cerca de 70% dos arquitectos a penar, devido á incuria e arrogancia dos que estão bem instalados.
    Continue a procurar pois seguramente há-de encontrar quem se digne a fazer a sua obrigação, que é prestar um bom serviço a cada cliente, independentemente da sua condição social.

0.0218 seg. NEW