Iniciar sessão ou registar-se
    • AnaT
    • 13 setembro 2008

# 1

Pois é, Dama de Ferro.

Infelizmente, parece que o seu caso não é único.
    A minha opinião é que se não tens €€€€ com fartura não tens direito a uma habitação minimamente confortável.

Ou, neste caso, se a "farpela" não corresponde aos €€€, a atenção que recebes é quase nula.

E lá voltamos ao que já disse noutro tópico:
    Queres uma casinha e até tens uns metros de terreno que herdaste do avô?
    Ok, então o sobrinho que até tem jeito para o desenho faz uns rabiscos no computador com os quartos necessários à família, uma cozinha bem grande, a sala para por os sofás e a TV e uma casa de jantar para usar no Natal e na Páscoa quando há visitas...
    Depois juntas os cunhados, os tios, mais um amigo da prima, montam uns tijolos com umas sacas de cimento que sobraram da obra do... e não te esqueces de meter uma lareira por causa do frio no inverno e... voilá...

Dás-te por muito contente porque não tens de viver na Reboleira ou afins...

É a cultura do canudo, do ter porque o outro tem e principalmente para mostrar ao outro que se tem.

Eu continuo convencida que é possível construir uma casa de modo inteligente, equilbrada e sem gastar uma fortuna desde que adaptada às necessidades de cada família.

Mas a atitude da maioria dos nossos profissionais tem de mudar.
    Para começar, teem de ser PROFISSIONAIS.
    A falta de confiança nos profissionais deste país chegou a tal ponto que, se queremos sequer sonhar em ter uma casa, temos de nos tornar arquitectos, desenhadores, orçamentistas, empreiteiros, mestres-de-obra, canalizadores, electricistas, trolhas, picheleiros (já vi este termo largamente utilizado no forum - o que é, concretamente, um picheleiro?), e solicitadores e advogados para resolver os conflitos que vão certamente existir connosco porque, depois de tudo isto, estamos prontinhos para vestir o tal coletinho de mangas compridas... Eu estou quase pronta, como podem ver pelo desabafo (eh eh eh).

Estou a brincar...

Mas cheguei à conclusão que ainda existem alguns Profissionais com maiúscula e ainda bem. O difícil é encontrá~los.
  1.  # 2

Colocado por: AnaTpicheleiros (já vi este termo largamente utilizado no forum - o que é, concretamente, um picheleiro?),

Picheleiro, é alguem que fazia trabalhos em estanho. Também é utilizado para alguém que faz trabalhos com zinco ou cobre. No norte de Portugal, é um termo que se usa para canalizador.

Colocado por: AnaTA minha opinião é que se não tens €€€€ com fartura não tens direito a uma habitação minimamente confortável.

Com fartura não digo, mas existe a convicção de que se constroi muito mais barato do que a realidade. A teoria da familia que ajuda a construir no fim de semana, onde se enche a placa e se faz um almoço, já era. Para o almoço, ainda aparecem, agora para a placa, nã, têm todos problemas de costas.

Dama de Ferro
    E ao fim de dois desistiu? E quando chegar à escolha do empreiteiro, faz o quê? Adjudica ao primeiro?

Temos um ditado que diz: "quem se mete em obras, mete-se em problemas e quem não quiser problemas, não se meta em obras".

Leia este tópico atentamente para ver o porquê da importância de um arquitecto (eu não sou arquitecto)
    https://forumdacasa.com/discussion/1596/projecto-de-arquitectura-para-criticar/#Item_1

Cumps
  2.  # 3

Ora se bem entendo temos aqui um caso em que se tentou poupar para não ter que pagar a um arquitecto, o qual teria da-do as soluções que neste momento se questionam.
  3.  # 4

Colocado por: danielaportelaOra se bem entendo temos aqui um caso em que se tentou poupar para não ter que pagar a um arquitecto, o qual teria da-do as soluções que neste momento se questionam.

Está a presumir que o arquitecto as daria, o que me parece, presunção a mais, se me permite a presunção. È que como disse antes tenho projectos em casa (e de membros do fórum), os quais não definem coisa alguma. E sim, são de arquitectos, até o número da ordem lá está.

Como em tudo, temos bons e maus em todas as profissões, embora desconfie que a quantidade de maus supera largamente os outros. Estou a falar de empreiteiros claro está :)
  4.  # 5

Não sou arquitecto nem defendo nenhuma classe...
    Como em todas as profissões existem bons e maus profissionais... É profundamente lamentavel o que aqui foi dito. Eu tambem procuro ajuda aqui e espero que os ARQUITECTOS que por aqui escrevem me continuem a ajudar.
    Infelizmente tambem não posso pagar a um BOM arquitecto para me fazer o projecto, repito INFELIZMENTE.
    No meu caso tenho um amigo de infância recem formado e arrisquei, é o primeiro trabalho dele e estou super contente com o seu empenho mas é lógico que procuro aqui ajuda porque estou consciente dos riscos que isto implica...
  5.  # 6

dama

Não desespere garanto-lhe que há poucos mas ainda há alguns arquitectos acessiveis e em quem pode confiar.
    Perdoem-me os colegas arquitectos mas a vossa classe está muito mal vista á custa de alguns iluminados que se julgam donos da verdade e da sapiência.
    Tem sido a arrogância que caracteriza a classe que tem dado tanto dinheiro a ganhar a engenheiros e desenhadores.
    A casa será para si e a função do arquitecto será perceber qual a sua forma de viver e as suas aspirações e propor-lhe uma solução que vá de encontro a isso não uma obra para figurar no seu portofolio.
  6.  # 7

zedasilva

concordo totalmente
  7.  # 8

voltando ao assunto ,
    qual e a espessura indicada do painel sanwish para uma moradia ?
    deram me um orcamento para colocacao de um painel com 30mm , e fiquei com a sensacao que era fina demais para dar um bom isolamento termico e acustico tal como suporte para o painel solar e caixas d ar condicionado .
    ja agora qual é o melhor isolamento? painel com la de rocha ou de polurietano ( lol acho q nao é assim q se escreve , mas pronto , tou perdoado :) ).

agradeco qlq ajuda :)
  8.  # 9

termoacústica

vocês quando falam em telha sandwich, estão-se a referir ao tipo de telha da figura?
  9.  # 10

Colocado por: R3volutiontermoacústica

vocês quando falam em telha sandwich, estão-se a referir ao tipo de telha da figura?

é isso mesmo meu caro :)
  10.  # 11

Por acaso andei a sondar esse tipo de telhado para colocar numa garagem. Até agora só achei preços na Cimianto, mas acho que estão um pouco elevados. Alguém consegue confirmar?

http://www.cimianto.pt/precario/naturocimento.pdf
  11.  # 12

Colocado por: R3volutionPor acaso andei a sondar esse tipo de telhado para colocar numa garagem. Até agora só achei preços na Cimianto, mas acho que estão um pouco elevados. Alguém consegue confirmar?

http://www.cimianto.pt/precario/naturocimento.pdf

quando falamos em painél sandwich, normalmente fala-se em painél sandwich em chapa metálica e é comparativamente mais barato que o naturocimento. Com 40mm de espesssura custa nos 18 a 20€/m2. Marcas tens várias:
    Erfi
    Mundoperfil
    Haironville
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution
  12.  # 13

É mesmo isso, eu até nem queria em naturocimento, só que foi a única telha desse tipo que tinha encontrado. Eu procurava por telha termoacústica e ia sempre parar ao brasil :P
    Conhecia a designação de painel sandwich da onduline, mas esses são só decorativos para interior.

Isto como seria para uma garagem de 30m2, esta solução seria a mais económica/vantajosa (em termos térmicos)? Ou a solução de poliestireno+subtelha+ripa pvc+telha lusa é melhor?

cumps
  13.  # 14

Para uma garagem, o painél sandwich é o mais indicado, até porque precisa de menos estrutura de apoio que a solução telha lusa
  14.  # 15

Pois era essa a ideia que tinha. E até sai mais em conta. Obrigado Paulo!

cumps
  15.  # 16

Olá a todos. Penso pedir orçamento para refazer o telhado do meu prédio. O prédio é antigo e tem telhado em telha e, como o telhado não é visível a partir da rua ou dos prédios em volta estava a pensar colocar painel sandwich, para poder aproveitar o sótão como espaço habitável.

Alguém sabe se isto representava uma redução de despesa significativa?
    Sabem se o som da água da chuva iria ser mais forte com o painel sandwich?
    Que solução aconselham
  16.  # 17

Colocado por: joaomdoQue solução aconselham

Que tipo de estrutura está por baixo e em que estado está?
  17.  # 18

A estrutura será para refazer, toda nova, mas será mantido o material: Madeira
  18.  # 19

Madeira? geralmente não se aplicam chapas destas com estruturas de madeira.

Se é uma estrutura leve que pretende, use LSF. Se quer manter o antigo, use madeira + telha cerâmica
  19.  # 20

Sr Paulo correia:
    Gostaria de manter a telha, mas estava a ver se encontrava outra solução mais barata e, como o telhado não é visível a partir das zonas em redor, pensei que pudesse utilizar o Painel sandwich...

Sei que não é frequente aplicar os paineis sobre estrutura em madeira, mas acho que é possivel....

Em relação ao som da chuva acha que é inconveniente para a habitabilidade do sótao...?

Já agora, LSF é o quê?
    Obrigado

0.0179 seg. NEW