Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!

    Estou prestes a iniciar o processo de construção de uma moradia e pretendo acompanhar de muito perto a execução da obra. Gostaria de saber quais os momentos mais críticos ou que pontos devo conferir no processo de construção.

    Obrigado!

    Cumprimentos,

    Pedro Marques
  2.  # 2

    Colocado por: Pedro G. MarquesBoa noite!

    Estou prestes a iniciar o processo de construção de uma moradia e pretendo acompanhar de muito perto a execução da obra. Gostaria de saber quais os momentos mais críticos ou que pontos devo conferir no processo de construção.

    Boas uma das coisas mais importantes é saber se o ferro que está no projecto é mesmo colocado na obra (fundações, vigas e pilares), abraço e boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  3.  # 3

    Boas

    Sem pretender ser desmancha prazeres, acho que quem coloca esse tipo de questão não está preparado para fazer o que pretende - acompanhamento e fiscalização dos trabalhos. Entregue essa tarefa a quem está preparado para isso.

    cumps
    José cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  4.  # 4

    Sem querer bater mais no ceguinho.
    Certamente que já pagou para um técnico subcrever um termo pela Fiscalização da obra. Exija que seja feito o trabalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  5.  # 5

    Estou de acordo com as duas respostas anteriores...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  6.  # 6

    Obrigado pelos comentários, em particular SapoSport.

    Diria que quem fiscaliza tem uma check-list de verificação mais ou menos simples ou, pelo menos, com alguns itens de observação simples. São essas que me disponho a verificar dado que tenho algum tempo livre no período diurno. No exemplo do ferro, penso que será mais ou menos elementar medir diâmetros de ferro, observar se a estrutura tem a densidade e número recomendada, se o ferro é da qualidade prevista (assumindo que tem alguma identificação do tipo de material), etc.
    Não é exactamente a minha área, embora possua uma licenciatura em engenharia, mas à partida não me parece particularmente complexo. Podem exemplificar uma ou outra situação que realmente o seja?

    Sim, talvez venha a pagar essa fiscalização a quem fez o projecto mas gostaria de o fazer também, por curiosidade e também por estar frequentemente na obra.

    Obrigado!
  7.  # 7

    Creio que na área da fiscalização não haverá muitos técnico a utilizar o método da Checklist. Cada obra é um caso particular e cada empreiteiro tem o seu método e ritmo de trabalho.
    Já na área da segurança terei todo o gosto em lhe fornecer algumas checklist simplificadas que quiser ser você a assumir função.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  8.  # 8

    Pedro G. Marques

    Acho que está a desvalorizar o trabalho do técnico de fiscalização. Para si, este profissional é um individuo que mal sabe assinar o nome, mas que tem umas luzes da construção e faz uma especie de policiamento ao trabalho do empreiteiro. Como já foi dito aqui, deixe esse trabalho para quem tem experiência e formação na área. Não se trata de preencher um check-list como afirma. Trata-se de controlar todo o processo de construção e alertar o dono de obra para os problemas que possam surgir.

    Cmps
  9.  # 9

    Evidentemente que não pretendo desvalorizar o trabalho de quem quer que seja, até porque o que mais valorizo num trabalho é o empenho e brio de quem o executa, seja limpar umas escadas ou projectar uma central nuclear. Por isso, JCM ARQ, preferia que guardasse apreciações de carácter pessoal para as pessoas que conhece.

    O que me proponho é acompanhar a obra de perto, em paralelo com um profissional, aprendendo algo no processo e, preferencialmente, sabendo de antemão quais os pontos críticos a observar com mais cuidado. Informação essa que parece que não ser possível obter aqui.

    Obrigado.

    Pedro Marques
  10.  # 10

    Como diz o ditado, "quem não sente, não é filho de boa gente".
    Eu peço desculpa porque senti-me atingido. Digo-lhe mais, sou arquitecto e bacharel em engenharia e a minha actividade principal é a gestão e fiscalização de obras, embora noutro segmento de mercado. Mas como já referi, fico revoltado com o facto de virem para aqui pessoas desvalorizar o meu trabalho e talvez de centenas ou milhares de profissionais.
    Enfim, é o país que temos!!!

    Cmps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro G. MarquesBoa noite!

    Estou prestes a iniciar o processo de construção de uma moradia e pretendo acompanhar de muito perto a execução da obra. Gostaria de saber quais os momentos mais críticos ou que pontos devo conferir no processo de construção.

    Obrigado!

    Cumprimentos,

    Pedro Marques


    Caro Pedro G. Marques

    Se verificar o Livro de Obra que tem que ter em obra, lá está ajuda a quase tudo o que pretende.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riscador, Pedro G. Marques
  12.  # 12

    JCM ARQ, desculpas aceites. Pretendo apenas ser um dono de obra informado e esclarecido, preferencialmente com sentido crítico, mais a mais porque estarei presente na obra com mais frequência que o profissional que vier a contratar.

    Não sabia da existência desse Livro de Obra, obrigado Toinalmeida!

    Vou ainda "apertar" alguns empreiteiros, medidores orçamentistas e outros profissionais do meio da construção civil com os quais lido diariamente (e que o complexo da mulher de César me inibe de contratar), colocarei aqui o que conseguir saber.

    Zedasilva, agradeço o envio das check-list simplificadas de segurança!

    Obrigado!

    Pedro Marques
  13.  # 13

    Boas

    Se verificar o Livro de Obra que tem que ter em obra, lá está ajuda a quase tudo o que pretende.

    Tenho sérias dúvidas sobre isso.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  14.  # 14

    É bom que hajam donos de obra que se interessem pelo que é seu. Em nada desprestigia a fiscalização por parte de um técnico habilitado para tal. Existem pessoas que gostam de aprender e parece ser o caso do Sr. Pedro Marques.
    Uma vez que irá ter disponibilidade de tempo para ir ver a obra não se esqueça de usar os equipamentos de protecção.

    www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  15.  # 15

    Boa noite!

    Se não houver o tal livro, agora sei que posso pedi-lo!

    Sim, certamente Gabinete OP, apesar do ditado, no meu caso é espeto de ferro, tentarei cumprir com todas as regras de segurança e forçar o Empreiteiro a fazer o mesmo.

    Obrigado!

    Pedro Marques
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro G. MarquesSe não houver o tal livro, agora sei que posso pedi-lo!


    Pode pedi-lo, não...tem que o comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  17.  # 17

    A minha ignorância chega a esse ponto, pensei que fosse algo que o Empreiteiro tivesse que ter, uma espécie de diário da obra.
    Obrigado!
    Pedro Marques
  18.  # 18

    O Pedro tem que o comprar e o empreiteiro tem que o guardar relisiosamente.
    Pelo menos o DT, o DF e o CS têm que nele periodicamente fazer o registo do andamento dos trabalhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
    • Expat
    • 18 fevereiro 2011

     # 19

    Pedro,
    A minha experiencia pessoal e ter um director de obra que vai quase todos os dias a obra e falamos ao telefone para discutir assuntos e verificar o andamento dos trabalhos pelo menos 2/3 vezes por semana. (eu infelizmente nao consigo ir a obra de uma forma regular, pelo que tenho de confiar muito no director de obra).

    Seguramente haverao momentos criticos , tipo enchimento da placa etc. Mas quanto mais perto estiver da obra melhor. Caso nao consiga tem de ter um Director de Obra que faca isso por si e no qual tenha uma confianca muito grande.
    Esta e a minha recomendacao .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  19.  # 20

    Se não houver o tal livro, agora sei que posso pedi-lo!
    caro esse livro como já referiram tem de o comprar e tem de dar entrada na câmara também
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
 
0.0214 seg. NEW