Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Como estou a programar construir, quero estar informada e em pleno concenso de tudo o que quero colocar.
    Assim sendo, para aquecimento da casa e das águas, ainda não tenho bem noção do que será melhor, para rentabilizar ao longo dos anos é claro.

    Vamos colocar uma lareira na sala, e estamos a pensar colocar logo de inicio os paineis solares, mas ainda sem preços nenhuns!

    Dentro disto, gostava de saber de que forma posso aproveitar estes investimentos, tanto em custo/manutenção/qualidade...

    Tudo o que puderem partilhar, agradeço, como já referi, não percebo nada do assunto.

    Obrigado
  2.  # 2

    Cara Patricia... dê uma olhada nestes tópicos, com a ajuda da função pesquisar:
    sistemas solares termodinamicos
    circulacao forcada ou termossifao
    aquecimento central, piso radiante ou radiadores na parede
  3.  # 3

    Ola Patricia...

    Não querendo desencoraja-lo chegou a parte mais "dolorosa"... Aquilo que lhe aconselho é ler 3, 4 vezes os diversos topicos deste forum, vai encontrar diversas opiniões mas não desanime... Aconselho tambem a visitar empresas especializadas no assunto e não se precipite em decisões...
  4.  # 4

  5.  # 5

    Bom dia,
    Sou de Viseu (noites mt frias)

    E se colocar paineis solares para o aquecimento de águas sanitarias, e aproveitar a lareira para o aquecimento da casa?! que dizem?
  6.  # 6

    Boas,

    Isso Patricia já me parece uma boa opção.

    Cump.
  7.  # 7

    Se calhar também fica mais economico....
    A ter de colocar as duas coisas, eram aproveitadas..

    Então e como faço a distribuição de calor da lareira para a casa? Qual a melhor opção?

    1º Aquecer água que depois passa por radiadores,
    2º Atraves do ar quente que é transportado para cada divisão,
    3º ...
    • kami
    • 15 setembro 2008

     # 8

    Boas

    Patricia... eu também vou querer maximizar ao máximo a minha lareira... e cheguei à conclusão que o melhor para o meu caso será a aplicação de um recuperador de calor a água + piso radiante hidraulico...

    Se a parte estética dos recuperadores não for muito importante para si (para mim é...) existe uma fábrica de recuperadores de calor e não só... que tem recuperadores de calor a ar e mete-se na fabrica uma serpentina na zona do fogo... o que faz com que se tenha o melhor aproveitamento possivel da lareira... ou seja... recuperador de calor a ar o que permite aquecer a casa + rapidamente e renovação de ar (alimentção pelo exterior) e permite o aquecimento de águas!

    Se quizer dar uma espreitadela o site é: www.solargus.pt

    É uma pena que estas empresas não apostem em designs mais apelativos... tipo Spaltherm... se o fizessem eu era o primeiro cliente... agora assim... apesar de terem uma boa solução...

    cumps

    kami
  8.  # 9

    Ouvi falar num sistema, que leva o calor atraves de condutas até cada divisão, mas não é por radiadores, é no tecto, parece uma coluna de som, mas liberta o calor vindo da lareira.

    Se fosse assim (que traga apenas calor e não fumo) e esteticamente estavamos bem...

    Alguem sabe de alguma coisa?
  9.  # 10

    Patricia,

    São recuperadores de calor a ar tal como o kami disse.
    A sua preocupação com o fumo não tem qualquer razão de ser, pois este ar quente não provém directamente da câmara de combustão.

    Se quiser aprender umas coisas sobre recuperadores visite: http://forum.aglobal.com/viewforum.php?f=2 e faça umas pesquisas.
    Veja em particular as intervenções do Sr. Jorge Santos.

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatriciaPinto
    • Jonh
    • 15 setembro 2008 editado

     # 11

    ...um recuperador de calor a ar, de um tamanho medio/normal, pode servir com condutas, ate quantas divisões?
  10.  # 12

    Boas,

    John, dou-lhe o mesmo conselho para visitar aquele fórum, e questionar o Sr. Jorge Santos.

    Vai ver que fica com as suas dúvidas "arrumadas".

    Cump.
    • Jonh
    • 15 setembro 2008

     # 13

    Ok obrigado pedro!
 
0.0143 seg. NEW