Iniciar sessão ou registar-se
    • guta
    • 12 setembro 2008

     # 1

    Eu e a minha namorada queremos um terreno do pai dela para construir casa, será que alguem me sabe explicar quais as diferenças (dinheiro) da doação para a venda, a minha dúvida é se será legitimo fazer venda ficticia ou se isso é ilegal? Em caso de doação é preciso pagar algum imposto? Tenho uma serie de duvidas, se alguem puder partilhar expriências, fico muito agradecido.
  1.  # 2

    GUTA
    1-Se a sua namorada tiver irmãos,a venda não è autorizada a não ser q. haja acordo (por escrito) dos outros irmãos.
    2-Quanto ao preço,o melhor será informar-se num notário.
    3-A doação pode ser feita por conta da "legítima".Essa doação será tida em conta aquando das partilhas pela morte dum dos progenitores(se forem os dois vivos actualmente).
    Espero ter ajudado.
    • guta
    • 15 setembro 2008

     # 3

    Obrigado pela colaboração, desconhecia por completo essa "autorização" por parte dos irmãos. Mas não existe um imposto de doações? O meu problema é que pode ficar caro....dependente do valor atribuido ao terreno.
  2.  # 4

    Boas,
    Sei de quem teve uma experiencia destas.

    Para fazer a doação, caso seja apenas doado a ela (que é filha do dono do terreno) não é necessário pagar, ou o valor é minimo.
    Mas se for para passar para o nome dos dois, visto não serem casados, ela não paga porque é filha, mas o guta tem de pagar, uma vez que é considerada uma mais valia, há +/- 5 anos a tras, pagava-se +/- 370.00 € (atenção, não sei se varia consoante a zona).
    Se a doação for feita depois de casados, não pagam nada, ficam na mesma situação que se for doado so a ela.
    • guta
    • 15 setembro 2008

     # 5

    Obrigado pelo esclarecimento, a ideia é talvez durante o decorrer da obra casarmos-nos e depois fica tudo certo.
  3.  # 6

    Pois, mas se quiserem recorrer ao credito habitação em conjunto, o terreno já tem de tar no nome dos dois. E para isso, ou se gasta o dinheiro, ou se casam....
    • guta
    • 15 setembro 2008

     # 7

    Sim, é verdade, mas a ideia era iniciar a construção com algumas poupanças e entretanto resolvia-se o resto, lol....
  4.  # 8

    Entao boa sorte :)
 
0.0137 seg. NEW