Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Acabei por fazer a canalização toda em aquatherm e gostei bastante, exceptuando um pequeno troço independente para uma engenhoca, uma vez que estava com " a mão na massa", o qual foi feito em georg fischer, o qual tambem me parece bastante bom.

Foi o meu amigo canalizador que fez a canalização, e há bocado experimentei (pela primeira vez na minha vida) a soldar 2 acessorios em PPR da georg fischer e achei super fácil ... ou terá sido sorte de principiante ? :P

Eis os dois tubos (ambos de 20mm) lado a lado, e tambem o perfil. O Aquatherm tem as paredes mais finas (2.8mm contra 3.4 do Geord FIscher). Tambem há aquatherm com as paredes tão espessas quanto o GF, mas não se justificava para o caso

Inclui ainda uma foto de uma curva de 25mm, a qual teve que ser cortada do sitio onde estava, por isso aproveitei para a serrar ao meio para ver como estava a soldadura, aproveito para compatilhar com os colegas aqui do forum.
    (Reparem que o corte em perfil já inclui os tubos que ligaram nesta curva)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tavares Miguel
      Abel767.jpg
      Abel768.jpg
      Abel770.jpg
  2.  # 22

Para mim o PPR sendo bem executado e todo muito bom, nunca se deve é misturar marcas diferentes.sendo bem executado muito dificilmente terá problemas, se quiser ficar mais descansado nos assessórios envolva-os com o isolamento ou coloque espuma antes de os revestir
    Concordam com este comentário: shc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman
  3.  # 23

Ola a todos, depois de pesquisar na net... eis que vim aqui parar ! Com agrado, pois gosto muito de aprender sobre coisas que nao pesco muito... e sendo assim gostaria da vossa opiniao sobre canalização...

Vou para o principio do verão... se o meu mealheiro entretanto nao desapareçer, mudar os canos lá de casa... sao de tubo galvanizado, caso com cerca de 15 anos... mais coisa menos coisa... vou mudar porque já noto muito o amarelo na agua... ja fica muito amarela se ficar tipo 3 a 4 dias fora de casa. Vou por ppr com um amigo meu que tem a maquineta e trabalha com ela, eu vou ser só servente e pagador...

Bom a minha questao é saber se já viram ou fizerem algum tipo de remodelaçao em que depois de se mudar os canos, se use um sistema tipo tampa, para que em caso de azar se possa ter acesso ao tubo... eu para ser sincero estava a pensar depois de descobrir os canos velhos por calha tecnica nas paredes...depois por a tampa ligeiramente para dentro e acabar com gesso por cima... para ficar tudo igual :) tipo esta... http://www-intg43.legrandelectric.com/pt/pt/liblocal/Pub/EBooks/CatalogoLegrand/index.html pagina 564 ...

e para que este trabalho? para que se algum dia tiver que voltar a mudar de canos.. ser mais façil, digamos que é a minha herança para os meus netos.. hehehe

tem alguma sugestão ? sem ser esta ? cumprimentos.
  4.  # 24

Colocado por: calaoOla a todos, depois de pesquisar na net... eis que vim aqui parar ! Com agrado, pois gosto muito de aprender sobre coisas que nao pesco muito... e sendo assim gostaria da vossa opiniao sobre canalização...

Vou para o principio do verão... se o meu mealheiro entretanto nao desapareçer, mudar os canos lá de casa... sao de tubo galvanizado, caso com cerca de 15 anos... mais coisa menos coisa... vou mudar porque já noto muito o amarelo na agua... ja fica muito amarela se ficar tipo 3 a 4 dias fora de casa. Vou por ppr com um amigo meu que tem a maquineta e trabalha com ela, eu vou ser só servente e pagador...

Bom a minha questao é saber se já viram ou fizerem algum tipo de remodelaçao em que depois de se mudar os canos, se use um sistema tipo tampa, para que em caso de azar se possa ter acesso ao tubo... eu para ser sincero estava a pensar depois de descobrir os canos velhos por calha tecnica nas paredes...depois por a tampa ligeiramente para dentro e acabar com gesso por cima... para ficar tudo igual :) tipo esta...http://www-intg43.legrandelectric.com/pt/pt/liblocal/Pub/EBooks/CatalogoLegrand/index.htmlpagina 564 ...

e para que este trabalho? para que se algum dia tiver que voltar a mudar de canos.. ser mais façil, digamos que é a minha herança para os meus netos.. hehehe

tem alguma sugestão ? sem ser esta ? cumprimentos.

Do pouco que aprendi, o PPR aguenta-se muitos muitos anos ... será que vale mesmo a pena estar a meter uma calha tecnica ?
    Invista antes em PPR de qualidade , exemplo Aquatherm ou Georg Fischer . https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=12258
    Caso queira antes um sistema facil de substituirr , então opte por pelo Multicamada / PEX; que no fundo é tipo electricidade: Um tubo fino para agua , dentro de um tubo corrugado.

Agora, se quiser mesmo aprender sobre o assunto, e tiver paciencia, tem aqui um topico com 4000 e tal posts sobre os tipos de canalização que ha no mercado portugues
    https://forumdacasa.com/discussion/13845/1/quais-os-tipos-de-canalizacao-que-existem-no-mercado-portugues/

Tem ainda aqui umas fotos do PPR da aquatherm que usei no meu apartamento: https://forumdacasa.com/discussion/16471/3/esquema-das-canalizacoes-estarei-a-pensar-bem/#Comment_232609

A foto ai de baixo é do sistema multicamada / pex . Encontrei-a na net, e por acaso não sabia que se podiam passar varios tubos dentro do mesmo corrugado...
      10-11-09_1656[1].jpg
  5.  # 25

Ola civismo, já li o seu topico sobre os esquemas de canalizações, e aprendi umas coisa :) o outro é muita coisa... tenho que ler com tempo... mas ideia é nao partir muito as paredes quando se voltar a mudar os canos... evitar menos trabalho no futuro :)
  6.  # 26

Colocado por: calaoOla civismo, já li o seu topico sobre os esquemas de canalizações, e aprendi umas coisa :) o outro é muita coisa... tenho que ler com tempo... mas ideia é nao partir muito as paredes quando se voltar a mudar os canos... evitar menos trabalho no futuro :)

Ja pensou em meter inox por fora da parede ? :P
  7.  # 27

já...mas acho que fica mais esquisito... esta opçao da calha é só na zona do hall de entrada e do corredor...

mas obrigado pela sugestão.
  8.  # 28

Boa tarde pessoal

Tal como o amigo civismo, ando nas lides de remodelação. Também coloquei os canos em PPR e achei facil, rápido e eficaz para ignorantes como nós. Na altura também imaginei algo assim, principalmente porque no meu caso tenho a maior parte da canalização enterrada no exterior, mas depois na prática pareceu-me complexo demais e achei que não se justificava... os netos sempre poderão fazer a canalização à vista nesses troços...hehehe

Dentro do WC e cozinha também me parece dificil, mas para o hall e corredor acho uma boa ideia. Eu sugeria (se calhar estou a dizer uma barbaridade) ajeitar o roço com os bordos em cimento um pouco rebaixados em relação à parede e depois aparafusar uma tira de pladur e fazer o acabamento com a massa para as juntas do pladur...

um abraço
  9.  # 29

Eia o Tenazes !!!
    Tás fixe ?
    Como vai a obra ? Mete aqui fotos !!!

Abraço
  10.  # 30

é uma boa ideia sr Tenazes... !!!! :) muito obrigado .
  11.  # 31

Olá civismo,

A coisa vai andando... com tanta coisa diferente para me dedicar que a pessoa nem sabe para que lado se vire.
    Tenho acompanhado mais ou menos os teus tópicos... Parabens pelo WC!!!

Já coloquei toda a canalização, agora tive que pausar porque foi a época de podar e tive que me fazer ao trabalho e por-me a podar as árvores...
    Enfim, muitas peripécias... podes ver algumas fotos nos tópicos que eu fui criando, mas estou a ver se arranjo um bocado para colocar mais...

abraço
  12.  # 32

Colocado por: TROLHA...otos nos tópicos que eu fui criando, mas estou a ver se arranjo um bocado para colocar mais...

Correcção: queria citar: não deite foguetes antes de tempo porque ele ainda não tem a certeza sobre o esgoto da banheira!!

é na boa, pois neste momento o apartamento por baixo do meu está vazio :P
  13.  # 33

Caro Trolha...... voce faz obras em Portugal? ou fica fora de mao para si?
  14.  # 34

foi uma curiosidade que me invadiu a mente......

e voce ta sempre a brincar com isso e nao percebeu....

Voce faz obras na zona de lisboa/setubal..... ou fica fora de mao para si?
  15.  # 35

Colocado por: TROLHA...põe o trolha a dizer o que não disse??????

Lol, nem percebi como aquilo aconteceu, mas ja corrigi !
  16.  # 36

Também não percebo como o trolha está sempre online ... cá para mim o trolha é o fantasma do forum :P
  17.  # 37

principalmente porque no meu caso tenho a maior parte da canalização enterrada no exterior,
    se colocou ppr pelo exterior, exterior (rua) fez mal porque não é permitido
  18.  # 38

Colocado por: David-Marquesse colocou ppr pelo exterior, exterior (rua) fez mal porque não é permitido

Porque ? Raios UV ?
  19.  # 39

Colocado por: civismo

Porque ? Raios UV ?
    caro civismo se é por raios ou não, o que lhe digo é que o ppr não está autorizado pelo exterior, e você já se deve ter apercebido que não falo da boca para fora, o maximo que posso fazer para esclarecer a sua duvida, é pedir amanhã informação detalhada e publicar aqui
  20.  # 40

Colocado por: David-Marquescaro civismo se é por raios ou não, o que lhe digo é que o ppr não está autorizado pelo exterior, e você já se deve ter apercebido que não falo da boca para fora, o maximo que posso fazer para esclarecer a sua duvida, é pedir amanhã informação detalhada e publicar aqui

Boas!

Não o estava a desautorizar em nada.
    Nem tenho qualquer interesse pessoal em saber se dá ou não para o exterior.
    Apenas perguntei por curiosidade, porque acho que já vi ser usado no exterior, sobretudo em puxadas da rede.

0.0236 seg. NEW