Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, gostava de ouvir opiniões... SIM Têm razão DEVIA TER CONTRATATO UM ARQUITECTO :)), cada vez me convenço mais disso, o problema é o dinheiro que nem sei se chega para a obra toda.

A casa já está a ser reconstruída... O desenho da fachada (tirando as escadas e a laje) já foi reconstruído. O telhado foi construído em madeira e a laje será também em madeira. MAs (parvo eu) cheguei a fase de definir as divisões interiores sem uma ideia precisa de onde as colocar e estou a pensar em 5 hipóteses.

A casa é antiga com paredes de terra e pedra na zona de Évora fica com paredes meias a Oeste-Leste com outras duas casas, as paredes a tracejado são as antigas de cerca de 0,60 m, ... O quintal é HÚMIDO e digo mais HÚUUUUMIDO, tal como a divisão que neste momento dá para o quintal

PS: Nos projectos onde está escrito tijolos de vidro, eles dão por cima do telhado da casa do forno (que é pequenino)

Muito Obrigado desde já a todos
      Alçado(fcasa).jpg
  2.  # 2

Hipótese 1 (a)
      Planta-A-1(fcasa).jpg
  3.  # 3

Hipótese 2 (a2)
      Planta-A-2(fcasa).jpg
  4.  # 4

Hipótese 3 (b1)
      Planta-B-1(fcasa).jpg
  5.  # 5

Hipótese 4 (b2)
      Planta-B-2(fcasa).jpg
  6.  # 6

Hipótese 5 (c)
      Planta-C-1(fcasa).jpg
  7.  # 7

Hipoteses 3 ou 4. O que há no primeiro piso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  8.  # 8

Obrigado
    São dois quartos ao comprido...a partir da cumeeira até à parede antiga do quintal.
    •  
      alv
    • 20 fevereiro 2011

# 9

Vivam!

Não é a minha guerra, mas como é possível você começar a fazer obras sem qualquer coisa que o guie.
    Não tem que ser um Projecto com P, tem que ser qualquer coisa que lhe permita chegar a um fim.
    Enfim, começou, tem de acabar.
    Quanto à hipótese melhor, a 4ª sem dúvida, na minha opinião, porque é aquela em que o quarto tem iluminação e ventilação natural (se bem interpretei os desenhos) e tem o acesso para a zona social.
    Como vou perder a validade de projectista de arquitecturas daqui a pouco menos de 4 anos, ainda posso mandar uns bitaites, mas tem por aqui arquitectos de papel passado que podem ajudar e dar sugestões.
    "Fassam" parte.
  9.  # 10

Sobreiro pois devia já lhe tinha dito, bem ao menos é sincero, mas ao menos que o empreiteiro saiba o que faz, senão a casa ainda cai, vai ter é que licenciar a casa podendo arriscar-se a multas.
    Va para a primeira ou a quarta.
  10.  # 11

alv, fernando gabriel... sim eu sei têm razão, o que ao princípio era só para ser uma reconstrução do telhado com uma laje, teve que ser BEM MAIS do isso.
    Eu faço um bocado de fé no empreiteiro que tem experiência em recuperações de montes, aliás a casa começa-me a parecer até demasiado rústica (talvez por isso espero que a câmara não embirre tanto).

O problema é que são tantos detalhes que uma pessoa não pensa neles e para agravar eu nunca pensei que o empreiteiro andasse tão depressa e já quer que lhe diga o que orçamentar para a fase seguinte sem eu ter as coisas bem definidas.

A única coisa que eu não gosto da hipótese 1, é aquele corredor de quase 3 metros para sair para o quintal, mas de resto lá dentro dá-me sensação de conforto. A hipotese 3 e 4 ganha-se iluminação no quarto mas perde a sala de jantar.
    Os meus pais inclinaram-se para hipótese 5... enfim ainda não sei.

Mas agradeço todos os comentários e escolhas, se dizerem porquê ainda agradeço mais.
    Muito Obrigado
  11.  # 12

agora reparei que na quatro tem a janela do quarto a dar para a cozinha, escolha a três, ou a um, na um terá luz também no quarto por aquela quebra no telhado e por ser em piso duplo.
    mas acho que a três é a melhor, a dois é que nunca.
  12.  # 13

É muito mais importante ter quarto com abertura para o exterior do que sala de jantar com iluminação natural. O ideal era ter ambas, mas tendo de escolher privilegie ter janela no quarto. Não se esqueça que no quarto passará pelo menos 8 horas por dia, enquanto que a sala de jantar é usada só durante as refeições
    (máximo de 4 horas por dia, sendo o normal 2 horas, que hoje em dia já ninguém toma pequeno almoço nem lancha em casa). Para além disso, nas plantas 3 e 4 a sala de jantar recebe luz indirecta a partir da cozinha, porque estas estão divididas por apenas uma bancada.

Continuo a gostar mais da hipótese 4, especialmente se puder abdicar daquela marquisezinha e ter a janela do quarto a abrir directamente para esse húmido quintal.
  13.  # 14

Boa tarde,

Sou Arquitecta e estive a ver as plantas, e penso que estão um pouco confusas. Os espaços não me parecem bem dimensionados, basta ver as plantas.
    Planta 1 - A cozinha está mto grande, e a sala, não fica proxima da cozinha. Assim sendo para ir para a sala terá q passar pelo corredor de acesso ao quarto;
    Planta 2 - O quarto não tem luz natural, tem vidro virado para a cozinha e para a sala!?!?
    Planta 3 - O quarto tem uma configuração em L...vair se mto complicado organizar este espaço;
    Planta 4 - de todas é a q tem alguma organização, no entanto a sala vai receber luz indirecta da cozinha. Hoje em dia passamos mais horas na sala do que na cozinha.
    Planta 5 - O quarto não tem luz natural... da cozinha para a sala terá q passar por um cantinho por detrás da casa de banho, e com a despensa em frente... bem, isto não me parece nada bem.

Se quiser entre em contacto cmg. Posso dar-lhe uma ajuda.

o meu e-mail é: [email protected]
  14.  # 15

Muito Obrigado pelos comentários,

Agora que as ideias começam-me a assentar começo a perceber que realmente para uma moradia familiar em que os 3 quartos são ocupados permanentemente, as opções em que o quarto tem luz natural são muito melhores. A questão é que isto vai ser uma segunda casa, e os meus pais (espantem-se) até preferem o quarto interior por ser mais quente no inverno e mais fresco no verão.

na um terá luz também no quarto por aquela quebra no telhado e por ser em piso duplo.

Fernando Aquele vidro serve apenas para deixar entrar luz vinda da sala ou cozinha, não vem da rua. Aliás até gostava de ter alternativas criativas ao tijolo de vidro que é a única coisa que me vem à cabeça (tirando uma janela normal)

Branca 83, obrigado mas os orçamentos começam a chegar e provavelmente nem para acabar a casa vai dar.

Já agora vc's preferiam uma laje em vigas de madeira (pinho redondo 15/18cm ou casquinha 16x8cm) ou em pré-esforçado???
  15.  # 16

Colocado por: SobreiroFernando Aquele vidro serve apenas para deixar entrar luz vinda da sala ou cozinha, não vem da rua. Aliás até gostava de ter alternativas criativas ao tijolo de vidro que é a única coisa que me vem à cabeça (tirando uma janela normal)

estava a falar daquela quebra do telhado para não ficar tão alto, aquele que tinha dito que ia levar uma janela, dá para o quarto conforme está ai.
    pode utilizar policarbonatos, são painéis semi-transparentes.
      polycarbonate_masterbatch.jpg
  16.  # 17

Explique aos seus pais que é pouco saudável e pouco higiénico dormir num quarto sem ventilação natural. Que pode ser muito quentinho no inverno e fresco no verão, mas vai cheirar mal durante todo o ano, por mais limpinhas que sejam as pessoas que lá dormem. Aliás, hoje em dia não é permitido sequer construir casas com quartos interiores. Faça a sala de jantar interior, comunicando através de balcão com a cozinha (e um grande janelão na cozinha). Faça o quarto ao lado da cozinha, mas com janela directa para o quinta (i.e, sem marquise; pode fazer uma bela despensa no vão das escadas). Assim tem luz e ar em todas as divisões.
  17.  # 18

estava a falar daquela quebra do telhado para não ficar tão alto, aquele que tinha dito que ia levar uma janela, dá para o quarto conforme está ai.
    pode utilizar policarbonatos, são painéis semi-transparentes.

Obrigado
    Essa quebra no telhado(onde está um traço a dizer janelas) só dá luz para os quartos de cima, o debaixo interior não recebe luz directamente... não sei se estou a perceber mal. Nessa quebra queria algo que se pudesse abrir.

Obrigado Italiano,
    Eu percebo o que me está a dizer, ainda bem que me alertou para o facto da ventilação. Os orçamentos estão quase a vir e vai depender muito disso...no entanto os meus pais parece que não se importam... como não dormem lá muitos dias, mas enfim. O problema dessa solução é que sem a tal marquise (pode ser reduzida)a cozinha não cabe toda dentro daquela divisão a menos que se coloque nas duas paredes

0.0186 seg. NEW