Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    O técnico que me vai instalar a bomba de calor apresentou-me um orçamento muito porreiro para uma bomba de calor split da Daikin de 14KW para uma moradia com cerca de 170m2 de piso radiante na cidade do Sabugal, e disse-me que era preferível instalar só um termostato para a casa, pois colocar termostato em cada divisão iria "confundir" o sistema. Isto é verdade?
    Outra coisa a bomba está bem dimensionado, para a moradia?
    Qual é a diferença entre monobloco e split ?
    os painéis solares vácuo funcionam bem ou um sistema de painéis solares com circulação forçada chegam? vou colocar 5 m2 de painéis.

    Muito Obrigado
    Cumprimentos
  2.  # 2

    Já agora é preferível uma bomba de calor monofásico ou trifásico?
    • adan
    • 22 fevereiro 2011

     # 3

    No meu tem em todas as divisões... e por hora parece que funciona tudo bem... a ver vamos...
  3.  # 4

    Colocado por: drodrigues1985era preferível instalar só um termostato para a casa

    acho preferível o contrario, porque assim vai criar maiores assimetrias na temperatura entre as divisões da casa.


    Colocado por: drodrigues1985colocar termostato em cada divisão iria "confundir" o sistema


    não vejo como, claro está se o sistema estiver bem calculado e bem instalado,

    agora existe outra possibilidade, que é não haver forma de controlar os diferentes circuitos e aí e somente nesse caso, é que colocar mais termostatos não é benéfico, porque eles controlam a bomba ao contrario de controlarem os circuitos,

    penso eu de que.
  4.  # 5

    Colocado por: drodrigues1985Já agora é preferível uma bomba de calor monofásico ou trifásico?

    é preferível uma bomba de calor inverter, se monofásico ou trifásico, quem deve de responder é o electricista, pois dependendo da potencia ABSORVIDA e da instalação electrica pode ser necessario dividir a corrente absorvida pelas 3 fases (trifasico) ou colocar somente uma fase de alimentação (monofásico), em termos de maquinas as maquinas trifasicas NÃO INVERTER são mais fiáveis, se for numa maquina INVERTER é rigorosamente igual uma ou outra com a ressalva do consumo.
  5.  # 6

    Colocado por: drodrigues1985Qual é a diferença entre monobloco e split ?

    split= tem um elemento no exterior e outro elemento no interior
    monobloco= tem todos os elementos na mesma "caixa" no exterior,

    e as diferenças resumem-se a somente isto, ao nível de características técnicas são quase iguais,

    podendo a colocação da versão split ser mais onerosa por permitir escolher o melhor local para a unidade exterior independentemente da localização dos circuitos de agua e claro ter uma tubagem a ligar os dois constituintes do sistema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  6.  # 7

    Obrigado Jorge,
    Então basta dizer ao instalador para colocar os termostatos para controlarem os circuitos não a bomba certo?

    Cumprimentos
  7.  # 8

    Colocado por: drodrigues1985Então basta dizer ao instalador para colocar os termostatos para controlarem os circuitos não a bomba certo?


    não, eu só respondi ao que perguntou e simulei uma situação onde o instalador poderia estar correcto, e saliento "poderia"

    o ideal será cada circuito ou divisão ter pelo menos um controlador (válvula) e um termostato associado.
  8.  # 9

    Ok, Jorge vou falar ao instalador a dizer que pretendo que ele efectue este tipo de instalação para não haver problemas com a temperatura nas divisões.

    Obrigado
  9.  # 10

    Esse tipo de instalação com um só termostato, claro que não é tão preciso e exige muito mais da capacidade do instalador saber regular os diferentes circuitos para a casa estar toda à mesma temperatura. A "afinação" de todo o sistema demora muito mais, mas pode ficar a funcionar muito bem.
    Em França a generalidade dos sistemas funcionam assim.
    Para a bomba de calor é de facto melhor, pois trabalha sempre com o volume total de água da instalação, levando a que faça menos arranques a paragens. É para evitar isso que se colocam muitas vezes os tais depósitos de inércia nos sistemas com termostatos individuais, só que esses depósitos "roubam" sempre rendimento ao sistema, e não aproveitam a totalidade das potencialidades das boas bombas de calor actuais.
    Resumindo, não é nada descabido esse tipo de instalação, desde que o instalador saiba o que faz!
    Corta custos de instalação e aproveita todas as capacidades da bomba de calor (não são precisos mais sistemas de controle do piso, a bomba faz tudo...)
    Não é tão preciso a manter uma temperatura na casa toda...
  10.  # 11

    Mas segundo aquilo que o instalador me disse ia colocar na mesma o depósito de inercia, esta ele a proceder bem?
  11.  # 12

    Colocado por: drodrigues1985Mas segundo aquilo que o instalador me disse ia colocar na mesma o depósito de inercia, esta ele a proceder bem?

    Isso é que não faz sentido nenhum...
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Isso é que não faz sentido nenhum...

    concordo plenamente
 
0.0163 seg. NEW