Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Com estrutura metálica de montantes de 48mm + 2 placas de 13mm por face e depois o revestimento (se for bem feito é quase só pintura)
  2.  # 2

    Colocado por: PatriciaPintou digo isso, porque aqui onde trabalho, colocaram uma divisoria em pladur com estrutura metalica, e ao montarem os moveis da "cozinha" a parede ficou com um buraco :)

    Será que é da espessura das placas ou do revestimento?!

    Não, foi apenas falta de jeito. Se bater com um móvel de cozinha duma parede aquando da montagem, obviamente ela não fica em boas condições.
  3.  # 3

    Obrigado Pauloss:)

    Sr PauloCorreia é capaz de ter razão, mas realmente se fosse colocado as tais 2 placas por face, talvez não tivesse acontecido desta forma :) digo eu!

    Se houver mais opinioes sobre o sistema...

    Boa tarde a todos!!
  4.  # 4

    Colocado por: PatriciaPintoSr PauloCorreia é capaz de ter razão, mas realmente se fosse colocado as tais 2 placas por face, talvez não tivesse acontecido desta forma :) digo eu!


    Placagem dupla apenas se justifica nalgumas situações, como quando a parede tem uma altura superior a 4m (?), quando se pretende obter isolamento corta fogo, etc. Numa situação normal é mandar dinheiro á rua
  5.  # 5

    Pois, são estas coisas que gostava de saber, para pensar colocar na minha casa ou não...
    Queria ter todas as ideias no lugar antes de fazer o projecto...
  6.  # 6

    Placagem dupla apenas se justifica nalgumas situações, como quando a parede tem uma altura superior a 4m (?), quando se pretende obter isolamento corta fogo, etc. Numa situação normal é mandar dinheiro á rua


    Tenho experiência com as 2 soluções e há diferenças, não creio que seja deitar dinheiro á rua. Principalmente em termos acústicos a 2ª placa faz efeito.
    Mas concordo que só com 1 placa o sistema funciona.
  7.  # 7

    Colocado por: PaulossTenho experiência com as 2 soluções e há diferenças, não creio que seja deitar dinheiro á rua. Principalmente em termos acústicos a 2ª placa faz efeito.

    è logico que quanto mais placas meter-mos melhor, mas numa relação de custo / beneficio, a segunda placa justifica-se pouco. Substituir o estuque pelo pladur, já custa o dobro e já é uma decisão dificil financeiramente, meter mais uma placa, não vejo justificação
  8.  # 8

    Tem justificação , no sentido em que para cumprir alguns parâmetros técnicos (de acústica).
    Estes sistemas são ensaiados em laboratório, normalmente com dupla placagem( desencontrada)... e também habitualmente, são esses que interessam aplicar em obra...
    •  
      alv
    • 23 setembro 2008

     # 9

    Vivam todos.
    Pessoalmente, e de pessoalmente se trata, isto de conselhos é como os médicos, cada um seu diagonóstico.
    Assim, pessoalmente, tenho construídas já algumas dezenas largas de casas "integrais" em "Pladur". Aquando da orçamentação proponho sempre aos futuros proprietários duas soluções em que os sistemas são normalmente dois dos mais usados, isto é osistema "Standard", composto por uma placa apenas por face e um outro, "Confort", em que o sistema é mais complexo por ter duas placas por face e no caso dos revestimentos de paredes, tem mais um reforço do isolamento das paredes exteriores. O resultado é que apsar de ser ligeiramente mais caro (não mais de 20% normalmente) o que é certo é que raramente executámos o sistema "Standard", embora seje importante realçar que qualquer das características técnicas fundamentais - isolamento térmico e acústico desta solução ser sempre largamente superior á solução corrente em alvenaria de tijolo correntemente utilizada.
    Porquê então, se a solução standard é suficiente, utilizar a solução Confort? Várias razões, mas,a fundamental é aquilo a que chamo o "conforto psicológico", visto ser corrente com este tipo de construção as pessoas terem tido más experiencias nos locais que frequentam, como escritórios, lojas, etc, em que batendo na parede têm a sensação de bater a oco, o que é atenuado com a utilização de duas placas; Outro motivo não menos importante é o facto de normalmente estes sistemas serem aplicados por passoas com muita "experiência" e por isso utilizarem afastamentos de 60cm entre perfis quando utilizam uma só placa, o que para além de errado, não está homologado por nenhum Documento de Homolugação e já muitas marcas, como a Pladur e a Knauf não aconselham em nenhum sistema, recomendando a utilização de placas de 15mm no caso de placas simples e sempre com afastamentos não superiores aos 40cm.
    Muito há a dizer e a informar as pessoas sobre este tipo de construção, mas o importante é a desmistificação, a utilização do sistema adequado e sobretudo instaladores homologados que possam dar garantias dos sitemas utilizados. Um mito que também importa desfazer é a fixação de cargas, como o caso dos armários de parede, parteleiras, quadros, etc, em que o mais importamte é assentar na ideia que não heexiste nenhum tipo de limitaçã para além da fundamental que é a de ser executada com materiais e processoa adequados, normalmente mais simples que em aalvenaria de tijolo, mas certamente com processos incompativeis.
  9.  # 10

    Boa tarde Patricia Pinto

    Falou em blocos térmicos de 25.Que tipo de material é esse?
    Obrigada desde já.
    •  
      alv
    • 23 setembro 2008

     # 11

    Vivam uma vez mais. Isto começa a ser interessante e espero que construtivo.
    Talvez seja interessante ver algumas das soluções construtivas disponíveis para as paredes esteriores a utilizar nos sistemas construtivos em Pladur.
    Um dos sistemas mais correntes e com melhores provas dadas, por ser muito corrente e por já ter casas com cerca de vinte anos com este sistema e ele ainda ser correntemente aplicado, até porque tem uma muito boa relação custo beneficio e ser um sistema ao qual os construtores se adaptaram muito bem é o que é composto por uma alvenaria de tijolo, normalmente de 22cm, devidamente rebocado e pintado pelo exterior e que envolve toda a estrutura de betão com um furo, criando um primeiro isolamento da ponte térmica criada pelo betão.Pelo interior, a parede de alvenaria de tijolo é revestida por uma placa de poliestireno extrudido (XPS) de 30 ou 40mm fixa por colagem ou buchas especiais, seguido da estrutura metálica de 48 ou 70mm, á qual se fixam duas placas de Pladur de 13mm, e entre estas e o XPS uma manta de lã de vidro (sim, disse lã de vidro, o que nos levará futuramente a uma longa conversa), normalmente de 60mm e 16Kg de densidade. Como disse é um sistema muito utilizado e com muito boas provas dadas e que pessoalmente gosto muito.
    Entretanto, nos ultimos anos têm aparecido imensos e bom blocos térmicos como os da "leca" ou da "isoargila" com as diferentes medidas normalmente iguais á da estrutura de betão e que normalmente são revestidos pelo exterior com sistemas de poliestireno expandido (EPS), com reboco armado em fibra, do tipo "etics" ou "copoto". É um outro sistema que depois pelo interior poderá levar um sistema em Pladur semelhante ao anterior, mas em que já se não aplica o XPS, ficando apenas a manta de lã de vidro e o Pladur.
    Em Espanha já é corrente, e já utilizei com óptimos resultados (sobretudo repidez e posterior amobilidade, se necessário), o sistema de alvenaria exterior completamente sêca, que é composta por uma primeira estrutura metálica fixa entre lajes, á qual se fixam placas do tipo Naturvex ou Euronit num sistema complexo de fachadas ventiladas, seguido de isolamento me manta de lã de vidro, contraventada por chapas zincadas onduladas, sendo este o limite exterior, e daqui para o interior é aplicado um dos sistemas da Pladur, fazendo com que toda a parede exterior tenha desenpenhos muito bons e seja executada sem regursos a argamassas ou rebocos, mas isso já é outro assunto.
    Fiquemo-nos pelos normais.
    Fassam parte.
  10.  # 12

    Colocado por: GandufeFalou em blocos térmicos de 25.Que tipo de material é esse?

    http://pt.maxit-cms.com/?id=1331

    Colocado por: Pedro BarradasTem justificação , no sentido em que para cumprir alguns parâmetros técnicos (de acústica).
    Estes sistemas são ensaiados em laboratório, normalmente com dupla placagem( desencontrada)... e também habitualmente, são esses que interessam aplicar em obra...

    Acredito, mas já estamos a falar em obras de gama alta, porque na generalidade, orçamento sempre placagem simples, seja em moradias, seja em escritórios, seja em lojas. Numa moradia de gama média ou gama média/baixa, onde o dinheiro é curto, conseguir vender placagem simples, já é complicado, quanto mais placagem dupla.
    •  
      alv
    • 23 setembro 2008

     # 13

    vivam uma vez mais.
    Isto começa a ser viciante.
    Paulo Barradas: sem querer personalizar, acredite que a gama de casas que fasso é a que refere, habitação corrente e raramente utilizamos uma só placa; escritórios, serviços e lojas, efectivamente normalmente é só uma placa, e aí não há homologação que nos valha! Quando falamos de gamas altas, já falo de dupla placagem de 15mm, estruturas duplas, duplos isolamentos em divisórias interiores, e atá já com tectos com reforço acústico. Acredite que isso é que é gama alta e isso, mesmo tendo-o feito, mesmo dizendo ao Dono de Obra que estariamos a construir um "bunker" de pladur, não reconsideram por poderem e serem sépticos.
    Voltando ao tema, para que conste, uma habitação corrente de cerca de duzentos e cinquenta metros, no sistema Confort, incluindo todo o Pladur em tectos, revestimentos das paredes exteriores e divisórias poderá custar cerca de 25 mil euros (numeros redondos) o que apesar de todos os mitos é dificil de me convencer que é mais caro que em alvenaria e estuques ou rebocos, isto considerando todos os benefícios de características técnicas térmicas, acusticas, higroscopicidade, rapidez, facilidade de instalações de electricidade, águas e esgotos, etc, ausencia de roços,instalações acessíveis, facilidades de reparações, amobilidade, etc, etc, havendo estudos (espanhois) que consideram que o ganho de custos relativamente á construção tradicional é de cerca de 40% mais barato, enfim, números e esses por vezes valem o que valem.
    Fassam parte.
  11.  # 14

    Falou em blocos térmicos de 25.Que tipo de material é esse?

    Tem o que referiu o Sr PauloCorreia, mas tb tem estes,
    http://www.artebel.pt/ES/home.html

    PS. Alguem que me oriente! Como é que eu faço uma citação e depois escrevo normal? Lol
  12.  # 15

    Olá Alv...

    Tanto no sistema standart como no sistema confort que descreve não utilizam nenhuma parede de tijolo??? Só armadura e as placas de gesso cartonado?

    Cumprimentos.
  13.  # 16

    Colocado por: PatriciaPintoPS. Alguem que me oriente! Como é que eu faço uma citação e depois escrevo normal? Lol


    Seleccione o texto que quer citar, clique no "citar" e na caixa de texto inferior, aparece esse texto no meio de blockquote e de /blockquote. Basta continuar a escrever na linha seguinte
  14.  # 17

    ups
  15.  # 18

    Seleccione o texto que quer citar, clique no "citar" e na caixa de texto inferior, aparece esse texto no meio de blockquote e de /blockquote. Basta continuar a escrever na linha seguinte


    Obrigado :)
    •  
      alv
    • 24 setembro 2008

     # 19

    Vivam!
    Alguem "mexeu" no meu computador e levou-me o meu "citar", alguém me diz onde está? estas modernices...
    A sério, Barbosa, o pano exterior tem de existir sempre, e normalmente é em tijolo, ou outro tipo qualquer que fassa a "carcaça" esterior do que se pretende construir.
    Existem infindáveis sistemas para a construção do pano exterior das paredes exteriores:
    Painel sandwiche de chapa termolacada,
    Painel sêco de "Naturvex" ou equivalente,
    Pano de tijolo simplesmente rebocado,
    Pano de tijolo revestido com sistemados do tipo "capoto" ou "etics",
    Pano de tijolo com revestimento de fachada ventilada,
    Pano de tijolo revestido com tijolo maciço,
    etc, etc, , mas por dentro é que se constroi o sistema do pano interior das paredes exteriores, e aí, em função do sistema escolhido para o pano exterior, assim será escolhida a solução interior, com mais ou menos isolamento.
    Refiro que a solução da parede exterior que tem o melhor custo benefício ainda é o que referi noutro comentário - tijolo de 22, reboco normal e pintura.
    Fassam parte.
    •  
      alv
    • 24 setembro 2008

     # 20

    Desculpem,
    Esqueci de referir que o tijolo também pode ser substituído pelos blocos térmicos ou muiyas outra coisas, que normalmente os Arquitectos se encarregam de descubrir!
    Fassam parte.
 
0.0255 seg. NEW