Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

2.  # 62

- Faltam medidas "horizontais"
    - Que tipo de consumo representam aquelas torneiras? Torneiras de rega e/ou lavagem?

José Cardoso
  3.  # 63

Boa tarde,

Obrigado pelo seu rápido comentário.
    As medidas horizontais de que fala são as das torneiras exteriores/anexos? Realmente vejo que me faltaram essas... este fim de semana vou tirar e completo o esquema... (uuupppssss)

As torneiras são para rega (sem sistema de rega) e lavagens ocasionais. Uma delas apenas vai servir um pequeno lavatório num anexo. Quando completar as dimensões ponho legenda nas torneiras.

Obrigado e cumprimentos,
  4.  # 64

Bom dia a todos!

Agora sim, envio o esquema das canalizações completo (penso eu). Andei a dar voltas e fiz umas pequenas reformulações. Acrescentei mais uma torneira e planeei melhor os locais onde passam os tubos. Também coloquei legendas nas torneiras.
    Caso sejam torneiras a mais também se poderá retirar uma ou outra (não sei se as torneiras, como são de uso ocasional, têm ou não influência)
    Caro José Cardoso, gostaria de saber os seus comentários.
      planta canalizacoes_tot2.JPG
  5.  # 65

Caro civismo, ando a ver marcas/preços dos tubos de PPR em várias lojas da zona (gostava de encontrar aquatherm - que também me parece uma boa escolha, mas sem fazer grande viagem :) ) e falaram-me de tubos em PB - polibutileno. Segundo o fabricante têm também 50 anos de garantia e a vantagem é que o sistema é de encaixe tipo "push-fit" e não precisa de ferramentas. Os tubos são também mais flexiveis.
    Chegou a ver esta opção? chegou a algumas conclusões?

Já agora, se alguém tiver opiniões...

Cumprimentos,
  6.  # 66

Colocado por: TenazesCaro civismo, ando a ver marcas/preços dos tubos de PPR em várias lojas da zona (gostava de encontrar aquatherm - que também me parece uma boa escolha, mas sem fazer grande viagem :) ) e falaram-me de tubos em PB - polibutileno. Segundo o fabricante têm também 50 anos de garantia e a vantagem é que o sistema é de encaixe tipo "push-fit" e não precisa de ferramentas. Os tubos são também mais flexiveis.
    Chegou a ver esta opção? chegou a algumas conclusões?

Já agora, se alguém tiver opiniões...

Cumprimentos,

Boas !

Eu já estou a montar os da aquatherm!
    Estou satisfeito com o sistema, com a marca, com a entrega .
    O meu amigo canalizador fez encomenda directamente da marca, foi rapido, em 2 dias estava cá (transportadora)

Se quiser ligue directamente para a aquatherm e fale com eles: tel: 253925610 - [email protected]

Tem aqui a tabela de preços por onde me orientei : http://www.aquatherm.pt/uploads/tabela_de_precos_aquatherm_2010.pdf

Segue ainda a minha encomenda em excel, para ter uma ideia . Precisei de mais coisas, mas tipo acessorios em latao para a zona do contador, mas isso já é da loja local
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  7.  # 67

- O esquema que junto parte do princípio que aquelas torneiras não estão todas abertas ao mesmo tempo, juntamente com as duas máquinas de lavar e uma banheira a correr!
    - Sem uma verdadeira planta é difícil escolher o melhor traçado ou a colocação das torneiras de segurança, segui o seu esquema (que não está famoso, já agora...). O desenho que mando também não está melhor, mas foi o que se arranjou.
    Divirta-se

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  8.  # 68

Colocado por: ?* civismo
    * há 3 horas editado

fotos da canalização há???

Boas , ainda não, só do esboço do que ira ficar na caixa do contador
      DSCF5350.jpg
  9.  # 69

já que esta a fazer isso, não se esqueça da poleia e troque os ligadores são meia dizia de tostões.
  10.  # 70

Colocado por: pdavidmarquesjá que esta a fazer isso, não se esqueça da poleia e troque os ligadores são meia dizia de tostões.

Boas!

O que é a poleia ?

Os ligadores são umas borrachinhas no contador ? Se sim, comprei ontem :)
  11.  # 71

Colocado por: civismoBoas , ainda não, só do esboço do que ira ficar na caixa do contador

Pelo que vejo o contador está dentro de casa!

Aqui parece-me um erro em não ter aproveitado para o colocar no exterior no patim de entrada, dentro de caixa própria para contador existente no mercado assim facilitava a leitura pelos serviços camarários.

Aproveite para substituir por válvula de macho esférico de passagem total a torneira existente antes do contador parece-me obsoleta e o manipulo de cruzeta já está partido, feche a água no olho de boi existe no exterior e substitu-a!
  12.  # 72

Colocado por: civismoO que é a poleia ?

É um suporte de contador!
  13.  # 73

Colocado por: civismoOs ligadores são umas borrachinhas no contador ? Se sim, comprei ontem :)

Não, os ligadores fazem parte do suporte de contador onde liga o contador.
  14.  # 74

Colocado por: civismoBoas , ainda não, só do esboço do que ira ficar na caixa do contador

Caro civismo,

Uma coisa que não compreendo!
    Como é que com um contador de 3 m3 a passar por esse filtro; com válvula de retenção incorporada, com a distribuição e faltando~lhe o equilibrio hidraulico que consta nesta foto, com essas torneiras de segurança do PPR que podia perfeitamente substitui-las por passagem total de macho esférico, com todas estas contrariedades, duvido que consiga ter caudal e pressão no sistema de alimentação aos vários circuitos, desculpe a minha expressão mas por vezes o perfeicionismo acaba por cair no marasmo!

Cumprimentos
  15.  # 75

Colocado por: civismo
    Boas , ainda não, só do esboço do que ira ficar na caixa do contador

Já agora mais um conselho e desculpe se estou a incomodar, não abuse do teflon, utilize o velhinho linho em particular nos acessórios de latão raspando as roscas para criar aderência é que quando colocar este sistema em carga pode ser que haja por aí uma roturas!
  16.  # 76

Colocado por: Costa53

Pelo que vejo o contador está dentro de casa!

Aqui parece-me um erro em não ter aproveitado para o colocar no exterior no patim de entrada, dentro de caixa própria para contador existente no mercado assim facilitava a leitura pelos serviços camarários.

Aproveite para substituir por válvula de macho esférico de passagem total a torneira existente antes do contador parece-me obsoleta e o manipulo de cruzeta já está partido, feche a água no olho de boi existe no exterior e substitu-a!

Boas! Esta caixa do contador já está no patim do predio, por isso a tal torneira obsoleta antes do contador é da companhia das aguas, por isso não tenho forma de a mudar sem desligar a agua do predio. Falta-lhe o manipulo pois habitualmente esta torneira tem uma especie de um copo metalico atarrochado em cima (pelo menos os meus vizinhos têm). Creio que é a torneira que a companhia das aguas costuma fechar em caso de falta de pagamento
  17.  # 77

Caro civismo,

Uma coisa que não compreendo!
    Como é que com um contador de 3 m3 a passar por esse filtro; com válvula de retenção incorporada, com a distribuição e faltando~lhe o equilibrio hidraulico que consta nesta foto, com essas torneiras de segurança do PPR que podia perfeitamente substitui-las por passagem total de macho esférico, com todas estas contrariedades, duvido que consiga ter caudal e pressão no sistema de alimentação aos vários circuitos, desculpe a minha expressão mas por vezes o perfeicionismo acaba por cair no marasmo!

Cumprimentos

Nem me fale das torneiras de segurança do PPR .. não eram para ser essas, mas sim umas que de alta passagem , com o manipulo a 45graus, as quais estavam esgotadas ...

No angulo desta foto não se nota bem mas sao 2 filtros em serie
  18.  # 78

Já agora mais um conselho e desculpe se estou a incomodar, não abuse do teflon, utilize o velhinho linho em particular nos acessórios de latão raspando as roscas para criar aderência é que quando colocar este sistema em carga pode ser que haja por aí uma roturas!

Obrigado pela dica, não esta a incomodar nada, todas as opiniões são bem vindas !
    Mas não sou eu quem está a montar mas sim um amigo meu.

É incorrecto misturar teflon com linho na mesma rosca ?
  19.  # 79

Bom dia!

E pá, civismo, você é um gajo mesmo porreiro. Obrigado pelo ficheiro e pelas informações. Ainda não sei se não vou pelo PPR ou se escolho o PB que não precisa de máquina. Já direi algo...
    Entretanto, quando isto terminar faço questão de passar por ai para bebermos uma mini.
    Já agora, relativamente ao Teflon, eu também tenho a mania de fazer a vedação das roscas com teflon e muitas vezes tenho algum trabalho até vedar completamente, mesmo pondo bastante fita. Ainda no outro dia falei com um canalizador que veio colocar o contador e ele também disse que o melhor e mais eficaz é o linho (ou estopa) com pasta de vedar (uma pasta verde).

Caro José Cardoso...muito obrigado pela ajuda. Tenho umas perguntas para si, mas vou mandar-lhe um mail para não estragar o tópico do civismo.

Cumprimentos,
  20.  # 80

Colocado por: civismodas aguas, por isso não tenho forma de a mudar sem desligar a agua do predio. Falta-lhe o manipulo pois habitualmente esta torneira tem uma especie de um copo metalico atarrochado em cima (pelo menos os meus vizinhos têm). Creio que é a torneira que a companhia das aguas costuma fechar em caso de falta de pagamento

Caro civismo

Na falta de pagamento fecham uma torneira que tem que ter necessáriamente que se chama olho de boi que está antes do contador, provavelmente envolvida numa tampa metálica ai pode fechar e substituir esta torneira do contador.

Colocado por: civismoÉ incorrecto misturar teflon com linho na mesma rosca ?

Sim ou uma coisa ou outra.

0.0293 seg. NEW