Iniciar sessão ou registar-se
    • civismo
    • 21 fevereiro 2011 editado

# 1

Boas!

Estou a remodelar o meu apartamento.
    Vou mudar as canalizações, já decidi por PPR
    Entretanto Decidi ainda deixar um ramal com 3 torneiras de segurança num canto da caixa do contador da água, a partir da qual derivam 3 ramais :

1> (Cozinha) = Esquentador + Maquina louça + Lava Louça
    2> (WC Principal) = Sanita + Bidé + Banheira + lavatorio
    3> (WC Secundário) = Sanita + Duche + lavatorio e Máquina da Roupa, que fica num canto pegado a este WC

Segundo li, devo escolher o diametro das tubagens em função da sua importãncia, assim pareceu-me correcto o seguinte :
    32mm > Ramal Principal que vai desde o contador a cada uma das 3 torneiras de segurança
    25mm > Ramal principal de onde derivam os diversos ponto de àgua, e vai directo a 25mm para os chuveiros e Esquentador
    20mm > Todos os pontos de água que derivam do ramal dos 25mm (excepto chuveiros que são a 25)

Fiz um esquema para ilustrar o que acabei de escrever , ora vejam lá se estou a pensar bem :
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tavares Miguel, Tenazes
      Esquema.jpg
  1.  # 2

Fantástico, este projecto de águas e esgotos, o melhor que vi até hoje. Agora só precisa que alguém calcule os diâmetros da tubagem, porque isso não pode ser a olho.
  2.  # 3

- Falta a água quente no bidé do WC1.
    - Atenção aos diâmetros.
    - Faltam as válvulas de segurança da rede de água quente (e não acho o traçado correcto)

cumps
    José Cardoso
  3.  # 4

Já se vendem máquinas de lavar loiça que necessitam de abastecimento de água quente.
  4.  # 5

Boas

Civismo, era disso mesmo que eu estava a precisar.Muito bom mesmo, ou como se diz na gíria "sem espinhas".

O meu bem-haja e boa continuação dos trabalhos...

Cumprts
  5.  # 6

Colocado por: PicaretaFantástico, este projecto de águas e esgotos, o melhor que vi até hoje. Agora só precisa que alguém calcule os diâmetros da tubagem, porque isso não pode ser a olho.

Perdoe-me a ignorancia, mas o que há para ser calculado ??
  6.  # 7

Colocado por: j cardoso- Falta a água quente no bidé do WC1.
    - Atenção aos diâmetros.
    - Faltam as válvulas de segurança da rede de água quente (e não acho o traçado correcto)

cumps
    Joisé Cardoso

Mas é claro que falta! Obrigado por chamar a atenção :)

Diametros dos tubos ? Mas para isso é que coloquei aqui este tópico, para que os experts me dêm a opinião se as dimensões que estou a supor serão correctas (caso não tenha reparado os numeros 20, 25 e 32 correspondem aos mm do diametro que enquanto leigo parecem-me adequados)

Faltam as válvulas de segurança da rede de água quente > O que é isso ? Será aquilo que chamam de valvula anti retorno ?

(e não acho o traçado correcto) > Acha o traçado incorrecto em que medida ? Chamo em todo o caso a atenção para que isto é apenas um esquema teórico das ligações, na práticas os tubos seguirão todos lado a lado :)
  7.  # 8

Colocado por: ToinalmeidaJá se vendem máquinas de lavar loiça que necessitam de abastecimento de água quente.

Olhe, essa por acaso não sabia!
    Sabe quais as vantagens ?
    E funcionam só com cilindro, ou também com esquentador ?
  8.  # 9

Colocado por: TavaresMiguelBoas

Civismo, era disso mesmo que eu estava a precisar.Muito bom mesmo, ou como se diz na gíria "sem espinhas".

O meu bem-haja e boa continuação dos trabalhos...

Cumprts

Olhe os direitos de autor :P

E não se esqueça da àgua quente do bidé :)
  9.  # 10

Acha o traçado incorrecto em que medida ?

Por exemplo, não vai fazer duas entradas de água quente em cada compartimento, pois não? Faz só uma e com válvula de segurança.

Faltam as válvulas de segurança da rede de água quente > O que é isso ?

Permite fechar essa zona em caso de avaria (torneira de segurança)

Diametros dos tubos ? Mas para isso é que coloquei aqui este tópico, para que os experts me dêm a opinião se as dimensões que estou a supor serão correctas (caso não tenha reparado os numeros 20, 25 e 32 correspondem aos mm do diametro que enquanto leigo parecem-me adequados)

Resumidamente, o diâmetro dos tubos depende:

- do material a usar na rede
    - do comprimento de cada troço de rede
    - dos aparelhos a servir
    - da pressão pretendida - há valores mínimo e máximo.
    - da velocidade (da água dentro da tubagem) pretendida - há valores mínimo e máximo.

Com estes elementos é possível calcular os diâmetros.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  10.  # 11

caro civismo uma vez que vai usar ppr, gostaria de perguntar onde esta a pensar colocar aquelas 3 valvulas de segurança? vai fazer uma caixinha para cada uma delas?
  11.  # 12

tem a saida do contador a 32 (exagero) agora so falta por ai que na entrada do contador tem galvanizado de 3/4
  12.  # 13

isso faz me lembrar uma moradia em que fui trocar a caixa do contador e os acessorios porque tinham tudo a 32 e depois puseram o contador a 3/4, claro que foi reprovado e mandaram alterar, para ficar pronto a receber um contador de 1 polegada
  13.  # 14

Colocado por: pdavidmarquescaro civismo uma vez que vai usar ppr, gostaria de perguntar onde esta a pensar colocar aquelas 3 valvulas de segurança? vai fazer uma caixinha para cada uma delas?

Boas!

Na caixa do contador, a qual está no hall do prédio, tem espaço que nunca mais acaba (normalmente até tenho lá uns 12 garrafões de 5 litros de àgua, para quando falta, por isso será mesmo nesse espaço , logo à saida do contador, vou colocar o tal tubo de 32 de onde sairão as 3 torneiras principais, ou seja o tubo de 32 terá só para ai 40 cm no maximo.
    Claro que um vizinho mal intencionado poderá ir à caixa do contador e desligar uma das 3 torneiras principais, mas isso não vai acontecer :)
  14.  # 15

Colocado por: j cardoso
    Por exemplo, não vai fazer duas entradas de água quente em cada compartimento, pois não? Faz só uma e com válvula de segurança.

Permite fechar essa zona em caso de avaria (torneira de segurança)

Resumidamente, o diâmetro dos tubos depende:

- do material a usar na rede
    - do comprimento de cada troço de rede
    - dos aparelhos a servir
    - da pressão pretendida - há valores mínimo e máximo.
    - da velocidade (da água dentro da tubagem) pretendida - há valores mínimo e máximo.

Com estes elementos é possível calcular os diâmetros.

cumps
    José Cardoso

Faz sentido ... no entanto assumo que hajam medidas standard para situações curriqueiras do dia a dia, como julgo ser o caso do meu apartamentozinho.
    No caso da electricidade, convenciou-se 2.5mm para as tomadas e 1.5mm para a iluminação. Se forem aparelhos que consumam muito, como uma placa ou um forno, deve levar 4 ou 6 mm

Mas estou a ver que para as canalizações vou precisar de uma ajudinha do dep. de computacao cientifica da nasa :P
  15.  # 16

A mim? QUe me lembre ninguem me tentou vender nada :)

Colocado por: ?
    já agora,diga ao fórum quem lhe disse que tubagem era aquela que tinha perguntado.

e diga também se alguém lhe tentou vender alguma coisa.

parece que andam aqui "alguns" preocupados em que eu lhes tire o negocio.
  16.  # 17

Será que devia meter algum filtro anti areias na zona do contador ?

Isso existe, certo ?
    • eu
    • 22 fevereiro 2011

# 18

Colocado por: civismoSerá que devia meter algum filtro anti areias na zona do contador ?

Isso existe, certo ?

Existe ! De areia, de algodão e até com carvão activado!
  17.  # 19

Colocado por: eu

Existe ! De areia, de algodão e até com carvão activado!

Onde encontro e como são ?
    • eu
    • 22 fevereiro 2011

# 20

No bricomarché, por exemplo....

0.0221 seg. NEW