Iniciar sessão ou registar-se
    • Jonh
    • 13 setembro 2008

     # 1

    Ja aqui falamos deste artigo noutro tópico, a mim parece me agradavel a ideia de ter luz natural com alguma intensidade em divisões interiores...

    Alguém aqui tem algum instalado? Pelo que vi existem os da Velux (Sun Tunnel) e dos da Polirigido (Solatube)...qual o melhor?

    Os da Velux têm tambem um sistema para entrada de ar parece me uma boa solução aliada à luz natural... Ja ao nivel dos preços nao me parece muito justos para o artigo em si....
    • Jonh
    • 15 setembro 2008

     # 2

    Seria muito interessante se alguem que tivesse um instalado pudesse colocar aqui umas fotos com o desempenhado deste artigo, pois as fotos dos sites de venda, são sempre duvidosas ;)
  1.  # 3

    Ainda é um sistema novo, dai haver dificuldades em ter feedback. Porque não fala com os vendedores, para eles lhe indicarem um local onde possa ir ver?

    Se eles são vendedores, não é só para receberem as comissões e faz parte do seu trabalho esclarecer os potenciais clientes e já por mais de uma vez exigi ver aplicações antes de comprar.
    • Jonh
    • 15 setembro 2008

     # 4

    PauloCorreia, ja pedi informações directamente às firmas, mas estou a 250km+250km de uma e a 500+500km de outra de modo que nao posso ir ver directamente...e aqui pra minha zona nao conheço ninguem que tenha...dai o meu pedido de ajuda.............eles o que me mostraram foram fotos (daquelas muito bonitas) e preços...quase 600€ +/-
  2.  # 5

    Mas a ideia nunca é ir ver directamente na empresa. Esses locais são "preparados", mas sim ir ver em clientes onde tenham instalado e inclusivamente perguntar-lhes a opinião. Se for um espaço público, vai lá e vê, senão pede autorização a alguém e vá lá ver. Quando pedir autorização, esa pessos, comenta logo mesmo sem lhe ser pedido
    •  
      FD
    • 15 setembro 2008

     # 6

    Acho que vi isso instalado neste empreendimento, na zona do quarto de vestir. Dava luz mas não era nada de especial...
    • Jonh
    • 15 setembro 2008

     # 7

    Pois o problema será se aquilo depois de instalado, garante ou não que a pessoa vai a essa divisao durante o dia e a luz é suficiente de modo a nem nos lembrarmos do interruptor electrico...
    • Jonh
    • 18 setembro 2008

     # 8

    Bem isto é que foi uma surpresa, entre a Velux e Polirigido, diferença de cerca 300€ !!!??? sendo a Velux a mais barata.....
  3.  # 9

    Cao disse:
    que acessorio engraçado

    penso que é daquelas invençoes que sao de louvar, nao consome energia, proporciona luz natural nao dá chatices...mas o preço.............
  4.  # 10

    Colocado por: JonhAinda é um sistema novo, dai haver dificuldades em ter feedback


    Cinco anos volvidos, será que já temos foristas, que tenham este sistema em casa e possam dar um feedback, na primeira pessoa?

    Pretendo colocar um equipamento destes, no tecto da na minha cozinha, estando a mesa de jantar debaixo do local pretendido de instalação.
    Podendo ser uma ponte térmica, não estou preocupado propriamente com as perdas de calor mas com a eventualidade de ali ocorrer condensação e levar com as gotas na cabeça...


    Colocado por: orcamentos.euMas a ideia nunca é ir ver directamente na empresa. Esses locais são "preparados", mas sim ir ver em clientes onde tenham instalado e inclusivamente perguntar-lhes a opinião


    Pois, a ideia é mesmo ter uma opinião real.
    Neste pdf eles argumentam que não há condensação mas prefiro guiar-me por experiências concretas.

    Gostava muito de ter a vossa opinião sobre o conceito em si. Havendo informações sobre preços/marcas são também muito importantes.
  5.  # 11

    Colocado por: JoseBlino

    Cinco anos volvidos, será que já temos foristas, que tenham este sistema em casa e possam dar um feedback, na primeira pessoa?

    Pretendo colocar um equipamento destes, no tecto da na minha cozinha, estando a mesa de jantar debaixo do local pretendido de instalação.
    Podendo ser uma ponte térmica, não estou preocupado propriamente com as perdas de calor mas com a eventualidade de ali ocorrer condensação e levar com as gotas na cabeça...




    Pois, a ideia é mesmo ter uma opinião real.
    Nestepdfeles argumentam que não há condensação mas prefiro guiar-me por experiências concretas.

    Gostava muito de ter a vossa opinião sobre o conceito em si. Havendo informações sobre preços/marcas são também muito importantes.
    Eu tenho um da velux, condensações até agora não tenho nada a reportar. O meu Sun tunnel está virado a Norte e dá muito pouca luz, não tinha hipótese de colocar virado para outro lado, portanto acho que não se tem de preocupar com as condensações mas sim com a orientação da entrada de luz para não se decepcionar, se optar pela velux não coloque o túnel em flexível pois reflecte pouco a luz coloque sempre rígido em inox.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  6.  # 12

    Bom dia
    Eu tenho 3solatubes em casa instalados e até agora nada apontar contra.
    Eu alem do "tunel de luz" tenho tambem um kit de luz para de noite ligar caso seja preciso.
    Se precisarem de mais algum esclarecimento adicional disponham.
    Cumpts
    Filipe Marques
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  7.  # 13

    Colocado por: Filipe1983Se precisarem de mais algum esclarecimento adicional disponham.

    sim.. :)
    Que dimensões tem? Eles para uma cozinha recomendam o 160 DS e passo a citar a publicidade deles "Solatube 160 DS Ideal para cozinhas, pequenos escritórios e vestíbulos. "
    Fotos da cúpula no exterior e do foco no interior, tem disponíveis?
    E preços? será aqui que as coisas começam a doer..

    Colocado por: JancidoO meu Sun tunnel está virado a Norte e dá muito pouca luz

    Pois, essa é também uma questão que tenho.
    No meu caso, o telhado que está sobre a cozinha está virado a poente, assim como as janelas.
    Conclusão, só com o chegar do fim da tarde é que tenho uma iluminação natural confortável. Agora no Inverno é comum ter de ligar a luz durante o dia... não é pelos gastos em si, é pelo conforto. Luz natural é ímpar.

    Agora, para ultrapassar essa questão da orientação, estou a pensar colocar o tubo um metro à vista, acima do ponto que trespassa o telhado, de modo a ficar ao nível da cumeeira da casa e assim já fica em condições ideais para acompanhar a posição do sol no céu, incluindo de manha quando o sol está do lado oposto da minha cozinha.
    É possível fazer isto?
  8.  # 14

    Boa tarde.

    Comprei um da Velux há dias, mais três extensões rígidas para trazer luz para a cave.

    Como tem chovido imenso ainda não tive oportunidade do o instalar.

    Espero que funcione porque foi um bocado caro. 720 euros o de 35 cm de diâmetro.

    Quando o instalar ponho fotos do antes e depois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  9.  # 15

    Boa tarde, em nossa casa instalamos dois túneis de luz da solatube, um no wc de serviço e outro no corredor de acesso aos quartos.
    A luminosidade é considerável, estas fotos são de hoje com o céu encoberto e chuva, tiradas com tlm e com todas as outras possíveis entradas de luz fechadas.
    Em dias de sol é como ter uma lâmpada forte ligada, já várias pessoas que cá estiveram em dias assim tentavam desligar a luz...hihi.

    Não são baratos mas havendo orçamento para isso e na impossibilidade de ter janelas acho que compensa ter a luz natural desta forma.

    O túnel do wc tem integrado um sistema de extração e também iluminação, no entanto optámos por retirar essa lâmpada porque quando ligada à noite é bastante visível do exterior. A do corredor como fica perto de um poste de iluminação da rua permite-nos ter uma luminosidade ténue durante a noite o que é suficiente para circularmos sem termos de acender as luzes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, FC2013
      070120143146.jpg
  10.  # 16

    Outra
      070120143144.jpg
  11.  # 17

    Colocado por: helen553Boa tarde, em nossa casa instalamos dois túneis de luz da solatube, um no wc de serviço e outro no corredor de acesso aos quartos.

    :))
    Pode indicar dimensões e preço?


    Colocado por: helen553O túnel do wc tem integrado um sistema de extração e também iluminação

    Estes sistemas são opcionais, no momento da compra?
    Sabe quanto pagou a mais, para ter esse sistema?

    E quanto à questão da condensação, alguma coisa a relatar?
    Por exemplo, nas suas janelas tem condensação? Se tiver condensação nas janelas e não tiver condensação nos focos de luz dos tubos, pode-se concluir que o sistema de isolamento térmico é bom. Digo eu.
    O que me preocupa mesmo é a questão da condensação! É que o custo desse sistema, que gostava mesmo de ter, é para mim considerável e só queria avançar se ficasse seguro de que não há desvantagens que não esteja a contar / problemas graves.
  12.  # 18

    Nós adquirimos Solatube 160 DS (25cm de diâmetro) para a casa de banho e para o corredor.
    Ao ver agora os mails trocados com a polirigido vi que ambos têm kit de iluminação elétrica. O túnel da casa de banho tem também kit de ventilação. O do corredor tem 2,5m de comprimento e foi-nos orçamentado em 664€+iva. O da casa de banho tem 3,5m de comprimento e o orçamento era de 1147€+iva.

    Não sei qual o valor que foi exatamente pago porque estavam incluídos no orçamento a cargo do construtor e foram adquiridos por ele...

    Quer o kit de ventilação quer o de iluminação são opcionais mas não tenho indicação dos valores que variam também com o n.º de secções necessárias para o comprimento pretendido.

    Quanto a condensações não há até ao momento mas estamos a habitar a casa há apenas 1 mês e meio. Os túneis estão instalados à talvez uns 10 meses...
    Claro que também deve depender muito da qualidade da instalação dos mesmos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, FC2013
 
0.0212 seg. NEW