Gostaria obter opiniões acerca dum processo de compra de um terreno urbano:
2500 m2 60000 euros Compra através de uma imobiliária Proposta de compra efectuada: 50000 euros A proposta fica sujeita à aprovação de crédito e de Informação prévia O proprietário quer escriturar por 40000 euros O terreno tem por objectivo a construção de uma casa e destacamento de uma parte de terreno.
O que acham e onde poderei ter problemas? Obrigado a todos
Neste momento, a imobiliária ligou a dizer que o vendedor quer 55000 mas eu recusei e eles vão efectuar uma contra-proposta.
E não avance com dinheiro sem ter certeza de alguma coisa. Se for mesmo necessário avançar com dinheiro, que seja pouco e que existam muitas salvaguardas à sua posição, isto é, que no contrato de promessa existam cláusulas que o protejam nas mais diversas situações (falta de aprovação para construção do que pretende, etc.). Não esquecer também de estabelecer prazos e datas concretas em qualquer contrato que assine.
As cláusulas são a de aceitação de crédito de compra de terreno (caso não obter credito não há compra) e aprovação de o meu pedido de viabilidade de construção (caso não for aceite não há compra e mesmo aceite mas com condições diferentes ao meu pedido não há compra). Não assinei nenhuma promessa de compra e venda, só assinei uma proposta de compra com o valor que dava ao vendedor para ver se ele aceita a minha proposta.
duas questões spinho. Foi o banco que lhe pediu para solicitar o pedido de informação prévia junto da câmara? Para o processo de crédito bancário não necessita de projecto aprovado? (Ultimamente os bancos para conceder emprestimo para terrenos urbanos, solicitam o projecto da moradia, aprovado pela respectiva câmara. (antes exigiam apenas um pedido de informação prévia)
ajsl: - Não. Decidimos por iniciativa própria efectuar um pedido de informação prévia (que vai ser efectuado por um arquitecto), queremos saber se podemos construir o que queremos, caso contrário o terreno não tem interesse para nós. - Como referi no inicio este terreno será destacado (no caso de haver compra). Metade será meu para construir e não necessito de financiamento porque tenho o dinheiro, a outra metade será para os meus pais que estão em frança e já têm o OK do banco para o credito. Só aguardamos a negociação do preço e de seguida a aprovação ou não do pedido na câmara para podermos fechar a compra.
ok ok...bos sorte com o negócio. quanto ao facto de escriturar o terreno por um valor a baixo não sei se trara problemas.(ajuda é que o país não vá para a frente)