Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Gostaria de saber se é possível adquirir uma habitação / apartamento, em conjunto com outra pessoa, ficando um com 75% do imóvel e os outros 25% pertencentes a ambos, sendo estes 25% pagos através de empréstimo ao banco.

    Outra questão que gostaria de saber é:

    Tendo um imóvel pago (valor 120000€) e pretendendo adquirir outro (valor 145000€) posso dar o 1º também para a hipoteca.
    O Banco vai fazer a avaliação dos 2 imóveis para cálculo dos 80% a emprestar ou só do novo?


    Obrigado,
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2011 editado

     # 2

    Comprar uma casa com 75% de quota para uma pessoa e 25% para outra é perfeitamente possível.
    Pedir empréstimo sobre 25% dessa casa também é possível.
    O que não deve ser possível é hipotecar apenas 25% da casa... quero com isto dizer que, apesar de apenas irem pedir 25% do valor da casa, a mesma terá que ser hipotecada pela totalidade.
    Como a situação não é muito comum, é capaz de esbarrar em alguma desinformação quando for colocar essa questão ao banco.

    Colocado por: rmcp20Tendo um imóvel pago (valor 120000€) e pretendendo adquirir outro (valor 145000€) posso dar o 1º também para a hipoteca.
    O Banco vai fazer a avaliação dos 2 imóveis para cálculo dos 80% a emprestar ou só do novo?

    Pode. Vai avaliar os dois mas, só contará com o imóvel a comprar para efeitos de cálculo da percentagem de financiamento.
  2.  # 3

    A intenção não era hipotecar só 25%, mas a totalidade do novo mais o imóvel que já tinha.

    Ou seja, se bem compreendi, sendo a avaliação do banco nos valores que referi (145000+120000), o banco pode emprestar até 212000€ (80%) certo?

    Se quiser só 150000€, fico com um LTV de 56,6% correcto?
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2011 editado

     # 4

    Colocado por: rmcp20Ou seja, se bem compreendi, sendo a avaliação do banco nos valores que referi (145000+120000), o banco pode emprestar até 212000€ (80%) certo?

    Não é bem assim...

    Pode fazer duas coisas:
    - comprar imóvel NOVO, dando de garantia (hipoteca) imóvel NOVO e imóvel JÁ PAGO, neste caso só lhe emprestam sobre o valor da avaliação do novo - fica com 1 empréstimo
    - comprar imóvel NOVO, dando de garantia (hipoteca) imóvel NOVO e fazendo novo empréstimo/hipoteca sobre o imóvel JÁ PAGO, neste caso emprestam-lhe sobre o valor da avaliação de cada um - fica com 2 empréstimos

    Estes são os cenários habituais mas, qualquer banco pode, se assim o entender, fazer como diz, emprestar sobre a totalidade das avaliações num só empréstimo. Não conheço muitos casos em que o façam sem nenhuma justificação (obras, etc.) mas...
  3.  # 5

    Colocado por: FDcomprar imóvel NOVO, dando de garantia (hipoteca) imóvel NOVO e fazendo novo empréstimo/hipoteca sobre o imóvel JÁ PAGO, neste caso emprestam-lhe sobre o valor da avaliação de cada um - fica com 2 empréstimos


    Não sabia que podia pedir um empréstimo para um imóvel já pago. E é um empréstimo normal para habitação?

    Por exemplo pedia 100000 para o de 145000€ (LTV 69%) e 50000€ para o de 120000€ (LTV 42,6%)?

    Mas depois a somas de ambas as prestações fica superior.
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2011

     # 6

    Colocado por: rmcp20E é um empréstimo normal para habitação?

    Não, é um empréstimo com hipoteca como garantia.

    Isto são tudo questões que deve colocar no banco - é que os procedimentos e as possibilidades variam muito de banco para banco.
    Aqui posso lhe dizer que é possível isto e aquilo mas, pode chegar ao banco e dizerem-lhe que não, as variáveis são muitas.
    Mas, que aquilo que escrevi acima é possível, é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmcp20
  4.  # 7

    Ok,


    Vou informar-me.

    Obrigado,
 
0.0134 seg. NEW