Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vou iniciar a remodelação de um T1 com 40m2 mais 10m2 de uma arrecadação contígua que vai ser transformado num quarto.
    Neste momento tenho muitas duvidas em relação à cozinha.
    Vou colocar em baixo 2 alternativas, a primeira é a minha que prevê que a cozinha se mantenha no mesmo sitio e a segunda que é a da arquitecta prevê uma mudança do sitio da cozinha.
    Em ambos os projectos concordamos em meter a baixo a parede que divide a sala do actual quarto e em colocar o quarto na arrecadação abrindo uma janela Velux.
    As áreas estão mais fidedignas no projecto da arquitecta.

Alguma ideia diferente?
    Alguma sugestão?

Obrigado.

casa1

casa2

cc
    • adarq
    • 23 fevereiro 2011

# 2

Boa tarde,

O quarto fica sem janela?

Julgo tornar-se desconfortável e não é regulamentar.
    Experimente por a cozinha onde está a sala de estar, e inverta a situação tentando obter alguma iluminação natural no quarto.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  2.  # 3

Colocado por: adarqBoa tarde,

O quarto fica sem janela?

Julgo tornar-se desconfortável e não é regulamentar.
    Experimente por a cozinha onde está a sala de estar, e inverta a situação tentando obter alguma iluminação natural no quarto.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

Olá.
    Obrigado.

Vai ser colocada uma janela velux.
    Não dá para abrir uma janela "normal"
  3.  # 4

Acho que devia esclarecer 1º com a sua arquitecta todas as implicações da questão de estar a alterar a constituição da fracção ao acrescentar essa arrecadação á mesma.
  4.  # 5

Pois... como muito bem diz o marco1, neste caso quase aposto que será mais trabalhoso licenciar essas alterações (com P.H. e tudo) do que fazer a obra...
    • adarq
    • 23 fevereiro 2011

# 6

A questão é que para ir para a sala , tem de passar pela cozinha.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 7

Colocado por: marco1Acho que devia esclarecer 1º com a sua arquitecta todas as implicações da questão de estar a alterar a constituição da fracção ao acrescentar essa arrecadação á mesma.

Olá.

A arrecadação não será acrescentada,já la estava com porta e td.
    A única coisa que será feita é colocar lá uma cama e um guarda fatos além de abrir uma Velux.
  6.  # 8

A sala e a cozinha podem ser uma só. Com essa área, mais vale apostar numa solução integrada.
    Para uma cozinha, por pequena que seja, deve prever a pia, o fogão e o forno, pelo menos um módulo livre com 60 cm para "trabalhar" os alimentos, e pense também onde vai colocar a máquina de café e o microondas (pode não ter estes equipamentos, logicamente). Pense nisso antes de depois andar à procura de um lugar para colocar as coisas.
  7.  # 9

Qualquer uma das soluções me carecer de algum trabalho, assim sem conhecer o local, o tipo de aberturas que tem e para onde estas se abrem, orientação solar e outras condicionantes, diria que um quarto sem janela, ou com uma "velux" é um pouco pobre (para alem do que já foi dito de não ser regulamentar), penso que a instalação sanitária a abrir directamente para a sala (sofá) não é a melhor opção, para além de ficar muito distante do quarto.

Resumindo, penso que o projecto precisa de um novo estudo e o ponto-chave (na minha opinião) é ser encarado como um T0 e não como um T1 pois não tem área para tal.

Espero ter ajudado...

Cumprimentos
    Márcio Carvalho
  8.  # 10

Quanto à parede a remover:

Não ha problema em termos estruturais?
  9.  # 11

luther

o que eu disse é apenas no seu interesse para que no futuro não tenha uma carga de trabalhos pois qualquer condomino pode perfeitamente embargar-lhe essa ligação. O facto de ela já existir não a torna legal.
    quanto a essa parede concerteza mesmo a olho nú a sua arquitecta deverá saber onde anda a estrutura e é quase garantido que a pode tirar.
  10.  # 12

Colocado por: marco1luther

o que eu disse é apenas no seu interesse para que no futuro não tenha uma carga de trabalhos pois qualquer condomino pode perfeitamente embargar-lhe essa ligação. O facto de ela já existir não a torna legal.
    quanto a essa parede concerteza mesmo a olho nú a sua arquitecta deverá saber onde anda a estrutura e é quase garantido que a pode tirar.

Olá Marco.

Essa ligação já existia originalmente.
    O único acesso à arrecadação sempre foi pelo interior.
  11.  # 13

não é isso que está na planta original.
    mas entenda este meu reparo apenas como uma chamada de atenção para possiveis futuras dores de cabeça mais nada, de resto...
  12.  # 14

Colocado por: marco1não é isso que está na planta original.
    mas entenda este meu reparo apenas como uma chamada de atenção para possiveis futuras dores de cabeça mais nada, de resto...

Sim, e agradeço imenso.
    No entanto creio que se não consta na planta, será um erro da propria planta, é que nem eu vejo sinal nenhum de ter existido uma outra porta nem tal seria possivel porque dum lado é telhado e do outro fica a escada do prédio.
  13.  # 15

De acordo com a planta, a porta nem seria interior, nem do lado do telhado ou do lado da escada do prédio, mas sim, como pode verificar, no corredor para onde abrem todas as outras arrecadações.
  14.  # 16

ufa, estava a ver que só eu é que via a tal porta.
  15.  # 17

Entretanto já começaram as obras de demolição da parede interior que dividia o antigo quarto da sala e estranho o facto de o tijolo dessa mesma parede, ao contrario das paredes "exteriores" que são em tijolo "normal" vermelho, ser num tijolo cinzento com umas bolinhas pretas...
    É normal nas paredes interiores?
    Espero que não seja uma parede de sustentação da placa ou do telhado.
    Antes de iniciar a obra pedi para verificarem no telhado essa situação. Andaram a levantar as telhas e disseram que não havia problema em demolir.
  16.  # 18

.
  17.  # 19

Alguém?
  18.  # 20

A mim parece bloco feito em leca , se assim for muito provavelmente é uma parede estrutural. mas só vendo para poder afirmar com certezas

0.0204 seg. NEW