Iniciar sessão ou registar-se
    • vpd
    • 14 setembro 2008 editado

# 1

Boa noite,

eu estou desesperada e confusa estou a pensar permutar a minha casa por uma moradia mas tenho muitas duvidas e gostaria que laguem me ajudasse eu ainda devo ao banco 110000 euros e a moradia custa 200000 euros, o costrutor fica com a minha casa e assume a minha divida e eu so tenho que pedir ao banco a diferença ou é de outra maneira é que já me disseram tanta coisa que já não sei
  1.  # 2

Anónimo disse:
    O acto de permuta é isso mesmo. Uma troca. Você entrega a casa por 110.000, pede mais 90.000 ao Banco, e o negócio está feito. Parece simples. Noutras palavras, está a vender a sua casa por 110.000, liquida o empréstimo actual e contrata outro empréstomo no valor de 90.000.

Deverá ponderar se está a 'entregar' a sua casa por um preço justo ou se, pelo contrário, o preço pago é baixo.

No caso do valor ser justo, o negócio poderá ser bom. Tendo em vista que vai adquirir uma moradia e ao mesmo tempo vai reduzir o valor da divida ao Banco. O empréstimo é reduzido de 110.000 para 90.000.

Contudo, há moradias e moradias tal como há apartamentos e apartamentos.

Boa Sorte
  2.  # 3

Sandra disse:
    Eu penso que não é assim. Então deve 110.000 ao banco, se vender por esses 110.000 fica sem lucro para poder amortizar na moradia, ou seja, vai ter que pedir de empréstimo os 200.000. Corrijam-me se estou enganada.
  3.  # 4

Anónimo disse:
    Será ?

Talvez haja aqui algum equivoco.

Então se o construtor fica com a casa e assume a divida (110.000), resta pedir ao Banco a difença (90.000) e fica apenas com esse valor em divida.

Ou será que o que se pretende é o construtor receber APENAS a casa + 90.000?

Aí, a Sandra tem razão. Vai ter que pedir ao banco mais os 90.000, ficando assim com uma divida de 200.000.
  4.  # 5

Se fosse assim seria fantástico.

O constutor está a vender uma casa de 200.000€ e aceita que esta lhe seja paga, com 90000€ em dinheiro e 110.000€ em bens. Se a casa for propriedade da VCD, entregava ambos os valores e estava resolvido.

Mas a casa não é dela, mas sim do banco, logo, para a entregar, terá de pagar primeiro ao banco e depois entregá-la ao construtor, senão estaria a pagar com algo que não lhe pertence. Na prática terá de constrair um empréstimo hipotecário no valor de 200.000 sobre a nova casa, paga ao banco a antiga, entrega-a ao construtor + os 90000 remanescentes.

O único problema, é saber a actual casa, vale 110.000€ ou não. Imaginemos que vale 150.000. É um brilhante negócio para o construtor porque ganha no Euromilhões 40.000€ sem fazer nada. Onde a compradora ganha dinheiro é na escritura que penso ser mais barata, por isso, toca a fazer contas e a mandar avaliar a casa existente
  5.  # 6

Boas,

Antes de mais gostaria de pedir a quem ainda não o fez para se registar. Senão fica uma confusão de "anónimos"... ;)

Quanto à questão, parece-me claro que se a vpd vende a casa por 110 000€, mas depois tem de pagar ao banco a dívida nesse montagem fica a zeros.

Ora se quer comprar moradia por 200 000€, tem de os pedir...

Não sei que contas vocês fazem para ter de pedir apenas 90 000€!!

Para isso ela teria de receber 220 000€ pela casa, para poder pagar a divida ao banco de 110 000€ e aínda poder dar uma entrada de outros 110 000€, para então

sim só faltarem 90 000€...

Ou não é assim?!

Cump.
  6.  # 7

Era bom era comprar uma vivenda de 200000 por apenas 90000.
    Ora vejamos: o construtor tem um imovel que "custa" 200 e propoem-se ficar com um que lhe vai custar ainda 110 e recebe apenas 90 ?????
    Isto está mal explicado. O que parece mesmo é que tem de fazer um emprestimo de 200. Agora como o Paulo falou é preciso saber quanto vale na realidade o apartamento, pois até porque entretanto já deve ter amortizado alguma coisa.
  7.  # 8

Boa tarde,
    Na minha opinião o valor a solicitar ao banco deve ser 200 mil, dado que, se deve 110 mil ao banco e o vendedor assume a sua divida, isto significa que não fica a dever nada ao banco mas ao construtor fica a dever a totalidade.
    Está-me a parecer um negócio bastente confuso!
  8.  # 9

Informe-se com o construtor, porque pelo que percebo o pagamento que ele pretende é a sua casa actual (110.000) + 90.000 em dinheiro, certo?
    Se for desta forma, terá que pedir um emprestimo de 200.000, pois terá que liquidar a sua casa actual ao banco (uma vez que a mesma está hipotecada) e o valor restante terá que o entregar ao construtor.
  9.  # 10

Não quero ser pessinista, mas permita-me que o aconselhe a que não se meta nisso. Se já tem uma dívida de 110.000 que imagino já lhe é difícil de reembolsar ao banco, imagine o que não será com uma dívida de 200.000. Se tem menos de 30 anos, levará a sua vida inteira a fazer economias e a passar privações para pagar a mensalidade, isto imaginando que nunca vai ter um problema na vida que o impeça de pagar a renda e que o Banco não lhe vai ficar com a casa.
  10.  # 11

Perante a exposição inicial irão ixistir 4 negocios:
    -duas vendas
    -duas compras.
    Com alteração de registos, hipotecas, etc etc etc.
  11.  # 12

Olá!!
    Eu tambem quero fazer permuta de casa, mas ao contrário, ou seja, pretendo vender/permutar uma vivenda individual, no valor de 200.000,00€, por um apartamento com metade do valor (100.000,00€). Na minha situação então como se fará??? Estou baralhada com tantas opiniões distintas......
    Obrigada
  12.  # 13

Colocado por: M.AdrianaOlá!!
    Eu tambem quero fazer permuta de casa, mas ao contrário, ou seja, pretendo vender/permutar uma vivenda individual, no valor de 200.000,00€, por um apartamento com metade do valor (100.000,00€). Na minha situação então como se fará??? Estou baralhada com tantas opiniões distintas......
    Obrigada

E tem alguém que lhe fique com a vivenda? É que a permuta é uma forma de os construtores venderem mais facilmente os imóveis que têm em carteira - e não é fácil nos dias de hoje encontrar quem tenha liquidez para lhe entregar um apartamento e mais 90.000 euros..
  13.  # 14

Depois do meu divórcio foram feitas as partilhas e eu fiquei com a casa, uma vivenda térrea, com cave e toda em pedra, nos arredores de Braga. Adoro a casa, mas por razões pessoais e psicologicas quero vende-la, fazer troca por troca ou construir outra e paga com a vivenda que tenho.
    Contudo vender ou permutar está dificil, assim pensei na solução de construir noutro lugar e gostaria que alguém me ajuda-se e me informasse se existe algum empreiteiro nesta zona (Braga) que possa aceitar esta solução.
    Obrigada.
  14.  # 15

Liquidez é coisa que não abunda nesta altura, por isso não deve ser fácil. Eventualmente, se estiver disposta a vender mais barato, pode encontrar quem lhe pegue.
  15.  # 16

E será que algum construtor faz troca com a minha casa por outra de menos preço??? Assim já estarei a baixar o preço e fico com outra casa mais barata, mas troca por troca, pois a minha prioridade é mesmo deixar a que tenho e viver noutra zona.
    Se conhecerem construtores abertos a este tipo de negógio na zona de Braga, por favor digam.
  16.  # 17

Colocado por: M.AdrianaE será que algum construtor faz troca com a minha casa por outra de menos preço??? Assim já estarei a baixar o preço e fico com outra casa mais barata, mas troca por troca, pois a minha prioridade é mesmo deixar a que tenho e viver noutra zona.

Depende. Pode ser um óptimo negócio para o construtor, mas se ele não tiver liquidez (guito, taco, papelucho, enfim...), não lhe pega. Talvez seja mais fácil vender a casa, simplesmente.
  17.  # 18

Boas,

nesta opção de permuta, há lugar a custos de registos mais baixos ou rege-se pela mesma tabela? De quem é a obrigatoriedade dos registos? Do actual dono do bem a permutar ou de quem o recebe?
  18.  # 19

Colocado por: ramiguelBoas,
    nesta opção de permuta, há lugar a custos de registos mais baixos ou rege-se pela mesma tabela? De quem é a obrigatoriedade dos registos? Do actual dono do bem a permutar ou de quem o recebe?

A permuta consiste de 2 operações simultâneas de compra e venda...
  19.  # 20

Outra dúvida, uma vez que já vou arcar com os registos, haverá lugar a despesas de escritura da permuta do apartamento? QUer dizer, há uma escritura em que se vende a moradia, tem um emprestimo e a permuta do apartamento. Mas só se faz uma ou duas escrituras?? (escritura da venda da vivenda e outra da permuta do apartamento?)

0.0202 seg. NEW