Iniciar sessão ou registar-se
    • tivor
    • 23 fevereiro 2011 editado

# 1

Boa Noite,

Já algum tempo leio algumas "discussões" e ideias neste forum...

Estou com algumas dúvidas, acerca do ar condicionado inverter... o qual adquiri uma máquina deste tipo cá para casa...

É o seguinte, quanto a poupança/eficácia, neste caso para aquecer uma divisão(quarto), como devo programar o AC?

Opção 1:
    21 a 23ºC - a uma velocidade "constante" (por exemplo na "2ª velocidade"(velocidade mais baixa=>menos ruido)

Opção 2:
    18 a 20ºC em modo automático(ele determina a velocidade)

Opção 3:
    ???? Outro - que achem mais eficiente...

Gostava que me dessem opiniões acerca do qual dos métodos se tira mais partido do sistema inverter??? a nivel de poupança energética?????

Nota: Normalmente é ligado todos os dias das 19h até as 23h e por vezes das 7h30 às 8h30.

Trata-se de um mitsubishi msz-fd 25va... "Kirigamine"...

Cumprimentos
    •  
      FD
    • 24 fevereiro 2011

# 2

Colocado por: tivorOpção 2:
    18 a 20ºC em modo automático(ele determina a velocidade)
  1.  # 3

Nota: Normalmente é ligado todos os dias das 19h até as 23h e por vezes das 7h30 às 8h30.

Dependendo da qualidade do isolamento que tem eu acho que a melhor forma de poupar é precisamente ao contrário e aproveitando a bi-horária!

Depois de ter a temperatura que considera de conforto atingida e se desligar o AC quanto tempo demora a baixar 3 ou 4º, por exemplo?
    • tivor
    • 25 fevereiro 2011

# 4

Bom Dia,

Bem é assim, eu ñ tenho tarifa bi-horária, pois penso que para já ñ venha a compensar...

Quanto ao isolamento penso que seja o mais comum de hoje em dia... vidros duplos(janelas de abrir), paredes duplas com wallmate/roofmate...

Apesar de ñ ter um termómetro fiável, apenas um relógio multifunções, tenho noção que perco cerca de 1ºC a 1.5ºC por hora.. mas carece de confirmação...

... assim sendo ponde de parte a bi-horária,será melhor colocar o mesmo em automático?
    CPZ
  2.  # 5

Penso que as hipóteses que propõe não são comparáveis por ter diferenças de temperatura. De todo o modo não creio que a nível de consumo o ter na velocidade 2 ou em automático seja muito diferente.

Tendo em conta o conforto e para melhor aproveitar a precisão desse sensor de temperatura, por princípio a velocidade automática é a melhor. Se a área a climatizar não for demasiado grande, depois de estabilizar a temperatura no automático a velocidade não deverá ultrapassar a velocidade 2. Na minha casa tenho normalmente na velocidade automática, excepto no quarto quando me deito para dormir em que ponho no mínimo.

Por princípio deverá ter o I-sensor activo, (pré-definição) e se a divisão for muito grande poderá activar a opção de varrimento de área.

Caso a unidade esteja a menos de 50 cm de uma parede lateral, verifique se a posição da unidade foi configurada no comando. Poderá obter mais informações sobre estes aspectos no manual.
  3.  # 6

Colocado por: tivorBom Dia,

Bem é assim, eu ñ tenho tarifa bi-horária, pois penso que para já ñ venha a compensar...

Quanto ao isolamento penso que seja o mais comum de hoje em dia... vidros duplos(janelas de abrir), paredes duplas com wallmate/roofmate...

Apesar de ñ ter um termómetro fiável, apenas um relógio multifunções, tenho noção que perco cerca de 1ºC a 1.5ºC por hora.. mas carece de confirmação...

... assim sendo ponde de parte a bi-horária,será melhor colocar o mesmo em automático?
    CPZ

Em primeiro lugar a tarifa bi-horária compensa sim. Compensa sempre... que se mudem (ou mantenham) alguns hábitos simples do dia-a-dia. É como os paineis solares para AQS, alterando os hábitos compensam!

Quanto ao perder 1º por hora se isso fosse o maus comum nas nossas casas estavamos bem tramados!
    Se perde 1º por hora, não há bi-horária que lhe baixe a conta da luz e sinceramente acho indiferente qualquer das soluções que apresenta porque estará sempre e constantemente a perder energia, logo, a necessitar de a repor, logo com o Ac a funcionar!
  4.  # 7

Colocado por: tivorBem é assim, eu ñ tenho tarifa bi-horária, pois penso que para já ñ venha a compensar...
    fez bem as contas? Ou por aqui...

Resumindo....
    - quer seja simples ou bi-horária, para potências >=3,45kVA e <=20,7kVA, o encargo de potência é o mesmo (há uns anos, pagava-se um pouco mais para o bi-horário)
    - no bi-horário, o preço kWh, fora de vazio, é cerca de 0,015€ (já com IVA) a mais do que o horário simples
    - no bi-horário, o preço kWh, de vazio, é cerca de 0,067€ (já com IVA) a menos do que o horário simples
    - a mudança para bi-horário é sem custos (pelo menos era....)

Portanto, é só fazer as contas..... ;-)
  5.  # 8

Colocado por: mafgodfezbem as contas? Ou poraqui...

Resumindo....
    - quer seja simples ou bi-horária, para potências >=3,45kVA e <=20,7kVA, o encargo de potência é o mesmo (há uns anos, pagava-se um pouco mais para o bi-horário)
    - no bi-horário, o preço kWh, fora de vazio, é cerca de 0,015€ (já com IVA) a mais do que o horário simples
    - no bi-horário, o preço kWh, de vazio, é cerca de 0,067€ (já com IVA) a menos do que o horário simples
    - a mudança para bi-horário é sem custos (pelo menos era....)

Portanto, é só fazer as contas..... ;-)

Como referi julgo que não tem tento a ver com contas mas mais a ver com hábitos!

Se uma pessoa não consegue, por exemplo, colocar a máquina de lavar a trabalhar às 24H porque tem de ser às 22H, não há bi-horária que lhe valha...
    A bi-horária, bem aproveitada, pode reduzir a conta da luz em mais de 30%! Bem aproveitada...
  6.  # 9

Para este ano compensa a biorária para quem consumir mais de 19% da energia durante o período económico. A maior parte das famílias consegue tal sem ter de mudar hábitos. Para quem tiver termo-acumulador de águas sanitárias, então compensa de certeza.

0.0160 seg. NEW