Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tardes e desde já os meu parabéns por este fantástico espaço.
    Deparei-me com este site, ao estar na net a pesquisar sobre Humidade, e claro que serei mais 1 em centenas de pessoas com este problema, devido à péssima construção existente no nosso país.
    Habito à 1 ano um apartamento na zona de Lisboa e neste inverno apareceu humidade em paredes de 2 quartos.
    Essas mesmas paredes ficam viradas á rua sem nenhum prédio contiguo, o que também não ajuda.
    Querendo simplificar, moro no 8º andar e o 9º e 7º andar também estão com o mesmo problema.
    Claro está que o ideal seria um novo isolamento nas paredes exteriores do prédio, mas só uma nova pintura ascende a
    60000 € e claro está que até se poder fazer essa obra (numa torre com 46 apartamentos) já não devo ter paredes .....
    Apesar de saber que não seria a solução 100% eficaz, pretendia saber se existe alguma maneira de pelo menos "contornar" este problema com algum tipo de isolamento pelo interior. Ainda para mais tendo uma bébé com 6 meses a dormir num destes quartos.
    Isto para não ter que colocar a casa para venda, que é mesmo a minha vontade .....

Desde já os meus mais sinceros agradecimentos a quem puder ajudar
    Roberto
  2.  # 2

Tem de fornecer mais elementos sobre problema. Se for uma infiltração a situação terá de ser resolvida pelo exterior. Se se tratar de condensação é perfeitamente possível resolver o problema isolando pelo interior.
    Fotografias ajudavam.

cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

Colocado por: j cardosoTem de fornecer mais elementos sobre problema. Se for uma infiltração a situação terá de ser resolvida pelo exterior. Se se tratar de condensação é perfeitamente possível resolver o problema isolando pelo interior.
    Fotografias ajudavam.

cumps
    José Cardoso

Boa tarde. Obrigado pela resposta,

Pelo que foi dito pelo administrador o problema é exterior mas o pior é que disse que até que se consiga resolver, pode levar anos, porque não se vai conseguir que todos queiram pagar uma nova pintura da torre e isolamento.
    Por isso a minha questão, que embora sabendo que não resolve, se pelo menos teria alguma opção para minorar o problema até que um dia seja efectivamente tratado o problema.
    Pensei em colocar pladur a tapar essas paredes mas não sei se valeria a pena o investimento ....

Obrigado mais uma vez
  4.  # 4

Antes de fazer qualquer obra tem que ter a certeza da origem dessa humidade. Será condensação interior devido à falta de isolamento? Será infiltração de água da chuva? É preciso saber. Essas paredes apanham sol?
    •  
      alv
    • 24 fevereiro 2011

# 5

Vivam!

Atenção Roberto, que a colocação de Pladur terá de ser precedida da colocação de isolamento térmico. O seu problema é o de muitos e muitos que como já tenho dito vejo quase diariamente e sempre o mesmo: Falta de isolamento térmico.

Em casos destes, muito dos nossos foristas ficam preocupados com possíveis infiltrações, que são raras sobretudo em construção recente porque normalmente já dispõem de caixa de ar e dificilmente haverá uma racha ou fissura que consiga fazer com que a água de infiltração entre no interior do segundo pano.
    Normalmente estes casos são falta de isolamento ou mesmo má instalação.

A solução que recomendo é a execução de um isolamento continuo num XPS que fica seguro pela estrutura auto portante onde se fixam as placas de gesso laminado, de preferência duas. Entre as placas e o tal isolamento contínuo será introduzido um reforço do isolamento térmico com manta de lã de vidro de 60mm.
    Cm esta solução, mesmo que possa haver alguma pequena infiltração´, é parada na primeira barreira composta pelas placas de XPS que são praticamente impermeáveis e evitam que essa água chegue à manta ou mesmo às placas. Tenho resultados de 100% nestas situações e obras com mais de vinte anos assim resolvidas sem nenhuma patologia ou reclamação ao longo destes anos. Se isto não é eficiência, não sei que dizer mais.

"Fassam" parte
  5.  # 6

Colocado por: alvVivam!

Atenção Roberto, que a colocação de Pladur terá de ser precedida da colocação de isolamento térmico. O seu problema é o de muitos e muitos que como já tenho dito vejo quase diariamente e sempre o mesmo: Falta de isolamento térmico.

Em casos destes, muito dos nossos foristas ficam preocupados com possíveis infiltrações, que são raras sobretudo em construção recente porque normalmente já dispõem de caixa de ar e dificilmente haverá uma racha ou fissura que consiga fazer com que a água de infiltração entre no interior do segundo pano.
    Normalmente estes casos são falta de isolamento ou mesmo má instalação.

A solução que recomendo é a execução de um isolamento continuo num XPS que fica seguro pela estrutura auto portante onde se fixam as placas de gesso laminado, de preferência duas. Entre as placas e o tal isolamento contínuo será introduzido um reforço do isolamento térmico com manta de lã de vidro de 60mm.
    Cm esta solução, mesmo que possa haver alguma pequena infiltração´, é parada na primeira barreira composta pelas placas de XPS que são praticamente impermeáveis e evitam que essa água chegue à manta ou mesmo às placas. Tenho resultados de 100% nestas situações e obras com mais de vinte anos assim resolvidas sem nenhuma patologia ou reclamação ao longo destes anos. Se isto não é eficiência, não sei que dizer mais.

"Fassam" parte

Boa tarde e muito obrigado pela resposta.
    A minha dúvida é se precisaria de "forrar" todas as paredes dos quartos ou só onde reside o problema.
    A ainda assim irei perder bastante área, correcto? já para não falar que com o decorrer do tempo e visto que a Humidade lá está, não iria estragar tudo o que fosse colocado.
    Já agora consegue dizer-me valores aproximados desta reparação ao m2?
    Conhece na àrea de Lisboa ( conselho de Vila Franca de Xira ) quem faça este tipo de trabalho?
    Mais uma vez obrigado
  6.  # 7

Colocado por: ParamonteAntes de fazer qualquer obra tem que ter a certeza da origem dessa humidade. Será condensação interior devido à falta de isolamento? Será infiltração de água da chuva? É preciso saber. Essas paredes apanham sol?

Obrigado.
    Não consigo precisar a 100% de onde vem a humidade.
    Posso adiantar que começou a aparecer no recanto das paredes e começou junto ao rodapé. Não tenho nada no cimo da parede e num quarto vê-se o negro da humidade e no outro (o do casal) a pintura começou a impolar, fazendo umas bolhas e a ficar amarelado.

Mais uma vez obrigado
  7.  # 8

Roberto a rena faz-lhe isso, como é em Lisboa 1 euro o m2...
  8.  # 9

Colocado por: SAMBINORoberto a rena faz-lhe isso, como é em Lisboa 1 euro o m2...

Obrigado mas fiquei na mesma ....
    •  
      alv
    • 25 fevereiro 2011

# 10

Vivam!

Caro Roberto, a solução que lhe descrevi ocupa 10cm, e "só" precisa de a executar nas paredes da envolvente exterior, i.é, as paredes que confrontem com a rua e, claro, só nos quartos em que tenha o problema.
    Preços, como pode entender, só quem lhe for aí fazer o orçamento, mas pode contar com cerca de 35€ para uma solução completa como descrevi.
    Pode sempre optar por outras mais simples e igualmente eficazes, que podem ser mais económicas, mas como já disse muitas vezes, não acredite no Pai Natal.

Empresas em Lisboa, procure por aqui que vai encontrar.

Boa sorte e boa obra.
    "Fassa" parte
  9.  # 11

o alv não faz Lisboa?
    •  
      alv
    • 25 fevereiro 2011

# 12

Vivam!
    Já fiz quando era dos poucos que o fazia no Pais inteiro, agora entenderá, que fica mais caro as deslocações e transportes para Lisboa que a obra própriamente dita. Há-de encontrar alguém daí.

"Fassam" parte
    •  
      alv
    • 25 fevereiro 2011

# 13

Vivam !

Anonimo16062021, mesmo a sério, se a origem for falta de isolamento, não vai acontecer nada porque vai deixar de haver humidade pura e simplesmente.
    Se houver infiltrações, lá voltamos à vaca fria, tem de as resolver primeiro, mas o caso descrito é geralmente isolamento, ou melhor a falta dele. Quanto ao méodo, vantagens e inconvenientes, voltariamos à "nossa" guerra, se deve se por fora se por dentro....
    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 25 fevereiro 2011

# 14

Vivam!

Ó Anonimo110722, um de nós anda a ler mal. Até posso ser eu, mas partindo das minhas premissas, estou correcto. Partindo das suas, continuo a estar correcto porque refiro que deve certificar-se de que sendo infiltração tem de resolver primeiro o problema.

Resumindo, o Roberto que tire isso a limpo, porque nós se continuamos, começamos como os "gajos" dos canos...

Bom apetite e bom fim de semana aí para a Alemanha:

"Fassam" parte
  10.  # 15

Roberto 1976
    Boa noite
    Vivo na linha de Sintra. Tinha problemas de humidade com paredes exteriores, mas tinha a certeza que era de condensações, devido ao mau isolamento do prédio. Também, quando arrefecia, a minha casa tornava-se um "gelo". Começámos por colocar caixilho duplo (para diminuir o frio), seguimos para aquecimento central e os gastos energéticos eram elevadíssimos para ter a casa minimamente confortável e terminámos com a melhor solução: isolámos o interior com um isolante de alumínio com umas bolhas de ar grandes (não sei o nome) e colocámos parede de pladur. Roubámos um pouco às áreas (que no nosso caso não foi problema porque temos áreas muito grandes, mesmo nos quartos) mas, finalmente ganhámos conforto e acabámos com as humidades.
    •  
      alv
    • 25 fevereiro 2011

# 16

Vivam!

Não leu. Foi o que disse o administrador, mas, repito, "Em casos destes, muito dos nossos foristas ficam preocupados com possíveis infiltrações, que são raras sobretudo em construção recente porque normalmente já dispõem de caixa de ar e dificilmente haverá uma racha ou fissura que consiga fazer com que a água de infiltração entre no interior do segundo pano."
    Sendo assim, mantenho a minha, porque é o meu dia a dia. Só este ano já me passaram uma boa dúzia de situações dessas pela mão. Resolvidas pelo menos até hoje, embora algumas tenham poucas semanas e entretanto o tempo está a aquecer.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 26 fevereiro 2011

# 17

Vivam!

Ana Sousa, depois passe lá pelos escritórios para eu lhe pagar os honorários da publicidade, conforme combinado.
    Não se esqueça do desconto, porque parece que mesmo assim a coisa não faz o efeito desejado de convencer as pessoas e de levar factura e recibo senão não pago! :)

Colocado por: AnaSousaRoberto 1976
    Boa noite
    Vivo na linha de Sintra. Tinha problemas de humidade com paredes exteriores, mas tinha a certeza que era de condensações, devido ao mau isolamento do prédio. Também, quando arrefecia, a minha casa tornava-se um "gelo". Começámos por colocar caixilho duplo (para diminuir o frio), seguimos para aquecimento central e os gastos energéticos eram elevadíssimos para ter a casa minimamente confortável e terminámos com a melhor solução: isolámos o interior com um isolante de alumínio com umas bolhas de ar grandes (não sei o nome) e colocámos parede de pladur. Roubámos um pouco às áreas (que no nosso caso não foi problema porque temos áreas muito grandes, mesmo nos quartos) mas, finalmente ganhámos conforto e acabámos com as humidades.

"Fassam" parte
  11.  # 18

Bom dia e bom fim de semana.

Agradeço desde já todos os comentários deixados. É isto que faz este espaço ser tão bom.
    Gostaria de saber se alguém me fornecia contactos de empresa que possa fazer este tipo de trabalhos.
    Poderia acontecer que alguém pudesse recomendar uma empresa, visto pelo que percebo pela net, haver muita oferta mas como não conhecemos como trabalham, sendo indicado por alguém já poderia ser uma ajuda

Mais uma vez muito obrigado a todos!
  12.  # 19

Colocado por: alvVivam!
    Já fiz quando era dos poucos que o fazia no Pais inteiro, agora entenderá, que fica mais caro as deslocações e transportes para Lisboa que a obra própriamente dita. Há-de encontrar alguém daí.

"Fassam" parte

Boa tarde Alv e mais uma vez o meu obrigado pela ajuda.
    Pode aconselhar alguma empresa para este tipo de trabalho?
    Pedindo desculpa pela ignorância, ao contactar a eventual empresa o que terei de pedir para orçamento é:

"execução de um isolamento continuo num XPS que fica seguro pela estrutura auto portante onde se fixam as placas de gesso laminado, de preferência duas. Entre as placas e o isolamento contínuo será introduzido um reforço do isolamento térmico com manta de lã de vidro de 60mm." ?

Mais uma vez muito obrigado
  13.  # 20

Alv, fiquei fã do pladur, porque foi de facto a solução ideal! Não percebo nada do funcionamento do forúm, nomeadamente, os sussuros! Ontem mandei-lhe um, mas não foi para cobrar a publicidade :), foi para me dar o seu contacto, pois vou construir uma moradia de raiz e gostava de ser convencida :), que mesmo nesta situação, o pladur é um bom produto!
    P.S Caso fique convencida e avance para o pladur na nova construção quero um bom desconto pela publicidade :) :)

0.0148 seg. NEW