Colocado por: j cardosoTem de fornecer mais elementos sobre problema. Se for uma infiltração a situação terá de ser resolvida pelo exterior. Se se tratar de condensação é perfeitamente possível resolver o problema isolando pelo interior.
Fotografias ajudavam.
cumps
José Cardoso
Colocado por: alvVivam!
Atenção Roberto, que a colocação de Pladur terá de ser precedida da colocação de isolamento térmico. O seu problema é o de muitos e muitos que como já tenho dito vejo quase diariamente e sempre o mesmo: Falta de isolamento térmico.
Em casos destes, muito dos nossos foristas ficam preocupados com possíveis infiltrações, que são raras sobretudo em construção recente porque normalmente já dispõem de caixa de ar e dificilmente haverá uma racha ou fissura que consiga fazer com que a água de infiltração entre no interior do segundo pano.
Normalmente estes casos são falta de isolamento ou mesmo má instalação.
A solução que recomendo é a execução de um isolamento continuo num XPS que fica seguro pela estrutura auto portante onde se fixam as placas de gesso laminado, de preferência duas. Entre as placas e o tal isolamento contínuo será introduzido um reforço do isolamento térmico com manta de lã de vidro de 60mm.
Cm esta solução, mesmo que possa haver alguma pequena infiltração´, é parada na primeira barreira composta pelas placas de XPS que são praticamente impermeáveis e evitam que essa água chegue à manta ou mesmo às placas. Tenho resultados de 100% nestas situações e obras com mais de vinte anos assim resolvidas sem nenhuma patologia ou reclamação ao longo destes anos. Se isto não é eficiência, não sei que dizer mais.
"Fassam" parte
Colocado por: ParamonteAntes de fazer qualquer obra tem que ter a certeza da origem dessa humidade. Será condensação interior devido à falta de isolamento? Será infiltração de água da chuva? É preciso saber. Essas paredes apanham sol?
Colocado por: SAMBINORoberto a rena faz-lhe isso, como é em Lisboa 1 euro o m2...
Colocado por: AnaSousaRoberto 1976
Boa noite
Vivo na linha de Sintra. Tinha problemas de humidade com paredes exteriores, mas tinha a certeza que era de condensações, devido ao mau isolamento do prédio. Também, quando arrefecia, a minha casa tornava-se um "gelo". Começámos por colocar caixilho duplo (para diminuir o frio), seguimos para aquecimento central e os gastos energéticos eram elevadíssimos para ter a casa minimamente confortável e terminámos com a melhor solução: isolámos o interior com um isolante de alumínio com umas bolhas de ar grandes (não sei o nome) e colocámos parede de pladur. Roubámos um pouco às áreas (que no nosso caso não foi problema porque temos áreas muito grandes, mesmo nos quartos) mas, finalmente ganhámos conforto e acabámos com as humidades.
Colocado por: alvVivam!
Já fiz quando era dos poucos que o fazia no Pais inteiro, agora entenderá, que fica mais caro as deslocações e transportes para Lisboa que a obra própriamente dita. Há-de encontrar alguém daí.
"Fassam" parte