Iniciar sessão ou registar-se
    • xmn
    • 25 fevereiro 2011 editado

# 1

Bom dia.
    Tendo lido atentamente as discussões sobre este tema e tendo igualmente percebido que, como senhorio, se torna difícil extinguir um contrato de arrendamento antes dos 5 anos previstos na lei do arrendamento (o contrato é perfeitamente legal) sem que esteja em causa situações de incumprimento do inquilino, encontro-me contudo numa situação complexa em que vejo a necessidade urgente de resolver o contrato.
    Passo a explicar:
    arrendei o imóvel, com a devida contratualização e faz mais de 1 ano que o inquilino lá está. Todos os deveres têm sido cumpridos, quer da minha parte, quer do inquilino. Não há motivos para despejo. No entanto, preciso de vender o apartamento para poder cobrir despesas inesperadas noutra situação pessoal que não previ.
    O inquilino não quer sair mesmo que lhe dê 12 meses para encontrar nova residência. Não tenho modo de lhe pagar indeminização ou de lhe arranjar habitação alternativa... Não posso forçá-lo a sair, obviamente... a lei do arrendamento previligia muito o inquilino e compreende-se, não é isso que está em questão.
    Damo-nos bem, temos uma relação cordial e de confiança mas não conseguimos chegar a acordo nesta matéria.
    O facto é que esta situação financeira inesperada na minha vida leva à necessidade incontornável de ter de vender o apartamento ou ver-me-ei em apuros. Tenho primeira residência noutro distrito portanto também não posso alegar que preciso do apartamento para habitar...
    Terei alguma maneira de forçar a sua saída (a do inquilino) alegando que por questões monetárias tenho de realizar receita com a venda do apartamento?
    desde já agradeço a todos os que me possam esclarecer neste pequeno drama.
    Cumps.
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2011 editado

# 2

Colocado por: xmnTerei alguma maneira de forçar a sua saída (a do inquilino) alegando que por questões monetárias tenho de realizar receita com a venda do apartamento?

Não.

A casa está hipotecada?
    Saiba também que pode vender a casa com o inquilino "junto". Poderá ser um bom atractivo para alguns investidores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xmn
    • xmn
    • 25 fevereiro 2011

# 3

Não, não está hipotecada... Está livre de compromissos (tirando o arrendamento) e com tudo legal e direitinho. Fico aterrado de saber que vou ter de esperar mais 4 anos para poder ter a casa livre para vender! Não sei como me vou safar desta...
    Mas essa hipótese de vender com o inquilino pode ser interessante... Não sei se haverá muita gente interessada nisso, sobretudo em habitação, mas posso tentar sondar!
    Obrigada!
    Tenho de avisar o inquilino dessa situação, suponho? Em que termos?
    se alguém tiver mais alguma ideia luminosa, por favor avise!
    Cumps.
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2011

# 4

Se não está hipotecada porque é que não tenta pedir um empréstimo dando a casa como garantia (hipotecando-a)?
  1.  # 5

Bom dia,

Eu passei por uma situação idêntica há pouco tempo, enquanto inquilina. Se diz que se dá bem com o seu inquilino, experimente, propor-lhe a seguinte situação:

Vende a casa a outra pessoa, desde que lhe escreva a tal carta de que ele tem privilégio sobre a compra e recebendo de volta uma carta da parte dele a dizer que não está interessado em comprar, mas garante-lhe que não muda o valor da renda. Isto claro, tem que ser acordado com o segundo proprietário, caso este esteja interessado em adquirir o imóvel para arrendamento e não para habitação própria.

Espero ter ajudado...

Cumprimentos,

Sofia Lago | Arquitecta
    • xmn
    • 25 fevereiro 2011

# 6

Colocado por: FDSe não está hipotecada porque é que não tenta pedir um empréstimo dando a casa como garantia (hipotecando-a)?

Essa foi uma hipótese que já me passou pela cabeça, mas também teve de ser afastada por razões que implicam terceiros... infelizmente não posso ir por aí.
    O panorama de poder vender com o arrendamento incluído, sem dúvida parece-me a única via por agora, vamos ver se tudo corre nesse sentido...
    Já agora, sem querer abusar, há algum "sítio" ou entidade através do qual posso apurar/avaliar o valor do imóvel para venda? (sem ter de recorrer a um avaliador imobiliário)
    • xmn
    • 25 fevereiro 2011

# 7

Colocado por: SOFIA LAGOBom dia,

Eu passei por uma situação idêntica há pouco tempo, enquanto inquilina. Se diz que se dá bem com o seu inquilino, experimente, propor-lhe a seguinte situação:

Vende a casa a outra pessoa, desde que lhe escreva a tal carta de que ele tem privilégio sobre a compra e recebendo de volta uma carta da parte dele a dizer que não está interessado em comprar, mas garante-lhe que não muda o valor da renda. Isto claro, tem que ser acordado com o segundo proprietário, caso este esteja interessado em adquirir o imóvel para arrendamento e não para habitação própria.

Espero ter ajudado...

Cumprimentos,

Sofia Lago | Arquitecta

Ajudou sim, muito obrigada!
  2.  # 8

Xmn,

No seguimento deste assunto enviei-lhe uma mensagem por sussuro.

Cumprimentos,

Sofia Lago | Arquitecta

0.0146 seg. NEW