Iniciar sessão ou registar-se
    • JSilva
    • 15 setembro 2008 editado

# 1

Gostava que indicassem a melhor solução para a minha caixilharia em aluminio ou pvc e o vidro a utilizar para as seguintes dimensões

1 porta c/fixos laterias e folha a meio de abrir c/osc.batente 4.65x2.75
    1 porta c/fixos laterias e folha a meio de abrir c/osc.batente 3.85x2.75
    1 porta c/fixos laterias e folha a meio de abrir c/osc.batente 2.80x2.75
    1 porta c/fixos laterias e folha a meio de abrir c/osc.batente 5.70x3.00
    1 porta c/fixos laterias e folha a meio de abrir c/osc.batente 3.80x3.00
    1 porta c/fixos laterias e folha a meio de abú c/osc.batente 2.50x2.50
    2 janelas c/fixos laterias e folha a meio de abrir c/osc.batente 2.00x0.60
    1 janela c/fixos laterias e folha a meio de abrir c/osc.batente 1.50x0.60
    2 caixilhos fixos 0.50x1.90
    1 caixilho fixo 2.0Ox0.60
    1 caixilho fixo 3.80x3.00

Que acham devo instalar as portas oscilo paralela ou oscilo batente.
  1.  # 2

Sendo o orçamento disponivel um limite, iria sempre para PVC por uma questão de custo/beneficio. O Aluminio para se chegar ao isolamento térmico de uma janela de PVC, terá de ser em séries de corte-térmico e isso é caro.

Nos PVC tem 3 empresas que eu conheço
    Portnorma
    Caixiave
    Deleme A Deleme têm inclusivé um simulador de preços online.

Em termos de vidro, vidros duplos 4mm+6mm, se estiver apertado de dinheiro, se não coloque 5+8mm e/ou 5+10mm. Esta chapa de 10mm, em vez de ser vidro normal, será vidro laminado 4+4 ou 5+5mm nos vãos maiores. O laminado penso que pode ser feito com vidros térmicos tipo Climalit.

O utilização dos laminados é por causa da segurança. Têm um sobre custo de 5% no total do vão e protegem muito melhor que as portadas, porque esse tipo de vidro, mesmo partido, não sai do sitio e é dificil de retirar, ou seja, o ladrão demora tempo a fazê-lo e tempo é coisa que ele não têm.

Aluminios? Não gosto e nunca gostei, e têm demasiados locais onde eles podem aldrabar sem que eu consiga ver fácilmente. Já o PVC como eles importam os perfis já feitos e são normalmente franchises (que permitem menos aventuras), deixam-me mais descansado. MAs também já começam a surgir pequenas serralharias com PVC....
  2.  # 3

Paulo
    Mesmo não gostando de aluminio se tivesse que o colocar na sua casa qual o perfil minino que escolheria.
    Estamos a falr em alumino de RT claro.
    Quanto ás aldrabiçes da sua experiência onde acha que deveremos estar mais atentos.
  3.  # 4

Nos aluminios é daqueles sitios onde existe sempre uma proposta mais barata, mas isso é conseguido fornecendo perfis de pior qualidade (mais finos por ex) e quanto maior for o vão mais isto se nota. Há exemplos de marquises que com o vento, abanam que se fartam e começam a meter água.

Para mim, o problema dos aluminios é que aquilo é montado recorrendo a muitas peças e acessórios. Basta eles meterem acessórios de pior qualidade e está tudo estragado e eu nem consigo saber o que lá meteram, porque excepto nas grandes marcas, onde os acessórios podem vir marcados, o resto é "equivalente". E isto muitas vezes vem da própria marca que quer entrar em mercados mais económicos sem comprometer o nome. (Um exemplo fora dos aluminios: A JNF que tanta fama e proveito têm, tem 2 linhas: Uma com os logotipos outra de marca branca. São iguaizinhos mas o inox já não é bem igual)

Para mim este é o problema. Mesmo que queira garantir a qualidade, não sou capaz de a verificar. Logo, só compro aluminios quando sou obrigado ou quando não há mesmo dinheiro para nada que preste.

Sitios que ainda consigo verificar:
    Espessura dos vidros: Andam para ai senhores que até vidro de 3mm metem. Quando são obras maiores, fazem o seguinte: Levam uma janela e sem querer partem-na em frente ao responsável e desse modo, o responsável até pode conferir as espessuras dos vidros
    Roletes: As janelas de correr deviam levar 3 roletes, levam 2 e, e
    Peliçias: Para evitar passar ar, os caixilhos nas zonas de encosto entre aluminios, levam uns batentes em borracha ou uma pelicias. Veja se lá estão. Nem é o preço, é o trabalho que dão a colocar.
    Silicones: Geralmente metem (quando metem) uns mastiques da treta, que nem um ano aguentam (válido para o PVC)
    Furações: O perfil inferior do aro não devia ser furado, porque furam a pedra e temos uma entrada de água. Como o aro é montado primeiro pelo perfil inferior e superior e só depois os laterais, estes seguram o inferior

Nas janelas de 1.20x1.10m muitas destas coisas passam sem problema de maior, mas numa janela de sacada com folhas de 1.00x2.00m o peso arrasa com as ferragens de má qualidade. Isto são alguns dos problemas, mas devem existir outros que eu nem sei deles.

Cumps
    • VMC
    • 15 setembro 2008

# 5

Basta ver as medições do LNEC, onde me baseio para argumentar. Ainda melhor que a resistência térmica da madeira, é o PVC. É óbvio que quem vende alumínio diz que o PVC é plástico, e tal como me disse um fiscal da câmara me disse a semana passada, " o PVC já foi proíbido em toda a Europa, por ser tóxico".
    Criam-se mitos urbanos, como forma de denegrir a inovação e a melhor qualidade.
    Tal como disse o Paulo Correia, aconselho um perfil de 70 e, caso se justifique vidro laminado, ou com baixa emissívidade térmica, poderá ser um pouco mais caro, mas é cerca de 30% mais eficaz.
    Considerando os preços, a assistência técnica e comercial, obtei pela Deleme, até por ser a única que dá garantia de 5 anos para as ferregens, no interior do vão, contráriamente aos restantes, que dão garantia de 1 ou 2 anos. A Deleme dá garantia de 10 anos e de 5 para as ferragens, o que faz muita diferença.
    Se quiser poderei enviar por PM contacto de quem me convenceu, vendedor da Deleme.
  4.  # 6

Sr.VMC

Já agora agradecia o contacto do vendedor da Deleme.
  5.  # 7

Sr. JSilva,

Isso são vãos para uma moradia ? é que se são já fico mais descansado :-) pois julgava que o que está projectado para a minha era exagero, mas se calhar não uma vez que o maior que tenho é 5,96 X 2,45.

De qualquer forma a mimha pergunta é se o PVC tambem será indicado para vãos grandes tipo 5 a 6 m ou será preferivel aluminio ?

Estou curioso em ver os seus orçamentos, uma vez que para o meu caso tambem não deve andar muito longe, tenho 14 vãos com medidas idênticas.

O Arquitecto no meu caso sugeriu aluminios "ARKIAL" Sistema BKE, que acham da marca ?

Obrigado
  6.  # 8

Sr. Projecto

Isso são vãos para uma moradia ?

Sim.

Mas digo-lhe que não aconselhavel instalar caixilharia em PVC devido ás dimensões.

JSilva
    • kami
    • 18 setembro 2008

# 9

Boas

Que acham devo instalar as portas oscilo paralela ou oscilo batente.

E porque não corredoras elevadoras? São as que penso instalar na minha moradia!

Cumps

Kami
  7.  # 10

Só uma questao, o PVC não perde a cor ao fim de alguns anos com o sol directo sobre o material??????
  8.  # 11

.... a FINISTRAL lançou recentemente um sistema de caixilho de PVC... com revestimento do lado exterior em aluminio termolacado!!!!
  9.  # 12

Kami

As portas oscilo paralela é mesma que corredoras elevadoras.
    • kami
    • 18 setembro 2008

# 13

Boas

JSilva

Informa-te melhor porque as oscilo-paralelas não são seguramente iguais às corredoras elevadoras. Vai ter com alguém que venda os dois sistemas e observa o comportamento das corredoras elevadoras....
    Eu fiquei fã destas janelas... só tenho pena é dos euros que elas custam...pois são muito mais caras do que as corredoras normais!

As oscilo-paralelas têm a função de correr e de oscilo-basculante inferior... mas têm um problema... é que obrigam a uma das folhas a que seja fixa!

As corredoras elevadoras são apenas de correr... mas quando se abre a janela a folha que vai correr levanta e afasta-se ligeiramente e corre sobre uma calha própria... qd a janela fecha a folha desce e encosta no caixilho consguindo uma estanquicidade muito superior às portas de correr normais. Estas janelas podem ter uma folha fixa ou podem ser as duas dotadas de sistema corredor elevador. E têm uma grande vantagem em grandes janelas quando comparadas com as corredoras normais... é que correm com uma facilidade enorme, tornando-se excelentes para grandes vãos...

Cumps

Kami
  10.  # 14

Boas,

Pois Kami, mas o preço... :S

Cump.
  11.  # 15

E em relação aos aluminios "ARKIAL" Sistema BKE, que acham ?
  12.  # 16

Kami

Peço desculpa, tem toda a razão.
  13.  # 17

Então não é aconcelhavel o PVC para vãos grandes, tipo 5 a 6 metros ? é isso ?
  14.  # 18

Projecto, o que é aconselhável ou não ... só consultando o fabricante de sistema, por forma a ser executado um projecto técnico especifico para o vão.
    Pode acontecer é o o perfil de PVC ter mais expressão que um em aluminio.. mas não se pode generalizar.
    PS: a ARKIAL é conhecida.. mas nunca utilizei os sistemas deles. Veja no site..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Projecto
  15.  # 19

Colocado por: ProjectoEntão não é aconcelhavel o PVC para vãos grandes, tipo 5 a 6 metros ? é isso ?

Tenho grandes dúvidas disso, até porque o PVC é estruturado com um perfil de aço Inox. No caso dos fixos ou de correr. parece-me pacifico, nos grandes vãos de abrir, penso que o que manda serão as ferragens e não tanto os perfis.

Os tipos do PVC, chegaram-me a informar que determinado vão, estava para além da capacidade das ferragens e que passado pouco tempo, iria começar a ceder e a arrastar, informação que o programa de orçamentos lhes dava
  16.  # 20

Inox... onde?! que marca? os q conheço são em aço galvanizado!!!
    ARKIAL, sistema BKE... não existe... da ARKIAL, aconselho estas séries escolhidas... ARKITHERM

0.0186 seg. NEW