Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

acmc,

Como lhe disse, cada um pode dar a opinião que quiser e vale aquilo que vale.

A entidade oficial que certifica os materiais que são seguros para usar nas construções ainda não baniu este material...

É muito provável que existam várias entidades que queiram colocar má fama neste material, de forma a favorecerem materiais concorrentes....

De qualquer forma, e como já lhe disse anteriormente, mesmo que fizesse mal, este material fica estanque entre a alvenaria e o pladur, sendo impossível estar em contacto com a la de rocha, ou mesmo respirar qualquer tipo de partícula ;)

Cumps.
    • acmc
    • 5 novembro 2012

# 22

Sim. Estou de acordo consigo.

Este material é certificado e pela lógica sem problemas de maior.

Agora afirmar que a la fica estanque e que é impossível haver contacto pelo ar, isso já não posso estar de acordo. Por melhor que o trabalho seja feito......

O que é certo é que na minha casa não entra.

A minha intenção era só de informar e alertar.

António Cardoso
  2.  # 23

Obrigado pelo alerta António.
  3.  # 24

Colocado por: rcpferreiraBom dia,

Os de percussão são bastante mais forte que os aéreos, o tal "BANG" gerado pelo simples deixar cai de um objecto ao chão do piso flutuante, é simplesmente insuportável.

Andei a ler muita coisa e resolvi testar uma solução no meu quarto suite:

1 - Fixação de placas de aglomerado de cortiça expandido ao tecto, com parafusos em PVC de forma a não propagar o ruído (embora a cortiça por si já não é condutora)

2 - Aplicação de cantoneira com isolamento através de fita que fica colocada entre a cantoneira e a parede (Isto porque as buchas que suportam o pladur são de metal por forma a aguentarem com o peso).

3 - Uma caixa de ar de cerca de 5 cm

4 - Placas de LA de Rocha com 4cm de espessura e 40Kg/m3 de densidade, e colocadas na orientação oposta de forma a evitar ter pontos de fragilidade

5 - Placas de Gesso cartonado, massa, tinta e ficou perfeito

6 - Coloquei 3 focos embutidos numa zona que tinha pouca iluminação, mas sem fazer buraco na cortiça apenas na la de rocha.

Resultados:

Sem duvida que o quarto ficou melhor isolado, contudo o som de percussão ainda se propaga pelas paredes e o som aéreo também.
    As batidas no chão já não são fortes, apenas se ouve um ligeiro som oco, mas que já não consigo distinguir o que é.
    Vou avançar agora para o isolamento das divisões adjacentes, uma vez, no meu entendimento, o ruído provocado nessas (que não estão ainda isoladas), se propagam para a que está isolada.

Obrigado.

Boas rcpferreira,

tenho o mesmo problema com o vizinho de cima, e ando a ponderar aplicar o que descreveu acima.
    Poderia dizer que valor ficou o m2?

Obrigado
    •  
      alv
    • 2 janeiro 2013

# 25

Vivam!

Colocado por: kapokid
    tenho o mesmo problema com o vizinho de cima, e ando a ponderar aplicar o que descreveu acima.
    Poderia dizer que valor ficou o m2?

Obrigado

Colocado por: rcpferreiraBom dia,

Os de percussão são bastante mais forte que os aéreos, o tal "BANG" gerado pelo simples deixar cai de um objecto ao chão do piso flutuante, é simplesmente insuportável.

Andei a ler muita coisa e resolvi testar uma solução no meu quarto suite:

1 - Fixação de placas de aglomerado de cortiça expandido ao tecto, com parafusos em PVC de forma a não propagar o ruído (embora a cortiça por si já não é condutora)

2 - Aplicação de cantoneira com isolamento através de fita que fica colocada entre a cantoneira e a parede (Isto porque as buchas que suportam o pladur são de metal por forma a aguentarem com o peso).

3 - Uma caixa de ar de cerca de 5 cm

4 - Placas de LA de Rocha com 4cm de espessura e 40Kg/m3 de densidade, e colocadas na orientação oposta de forma a evitar ter pontos de fragilidade
    5 - Placas de Gesso cartonado, massa, tinta e ficou perfeito

6 - Coloquei 3 focos embutidos numa zona que tinha pouca iluminação, mas sem fazer buraco na cortiça apenas na la de rocha.

Resultados:

Sem duvida que o quarto ficou melhor isolado, contudo o som de percussão ainda se propaga pelas paredes e o som aéreo também.
    As batidas no chão já não são fortes, apenas se ouve um ligeiro som oco, mas que já não consigo distinguir o que é.
    Vou avançar agora para o isolamento das divisões adjacentes, uma vez, no meu entendimento, o ruído provocado nessas (que não estão ainda isoladas), se propagam para a que está isolada.

Obrigado.

Faça tudo como descrito excepto a corticite que substituiria por painel semi rígido de lã de rocha de 40mm e para aí de 70 ou até 100kg de densidade contra o tecto, substituía as "placas" de lã de rocha por manta de lã de vidro de 60mm ou 80 sobre o tecto e nunca, mas mesmo nunca, abriria qualquer buraco para projectores. É o mesmo que ter um pneu e fazer um furo!
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kapokid, Interrogativo
  4.  # 26

Boas Kakokid e bom Ano para si,

O preco m2 do aglomerado negro de cortiça espessura 4cm custou-me 7,90€ (placas de 1 mt x 0,50mt).

Melhorou bastante, e aquele ruído demasiado agressivo ficou bem mais abafado. Contudo, os tacoes de sapatos continuam bem audiveis, mas bem mais suportaveis.

Estive a falar com o ALV e vou testar a solução que ele escreveu no post acima em outra divisão e avaliar de novo os resultados.

Assim que tiver resultados coloco aqui a informação (talvez mais para o final do mes).

Obrigado e Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kapokid
    • njoao
    • 9 janeiro 2013 editado

# 27

Infelizmente este parece ser um tema comum, com o qual actualmente também me vejo a braços.

No meu caso em particular o principal problema parece-me ser aéreo através de paredes (ninguém mora nem por cima nem por baixo de mim), é uma moradia em banda mas com parede simples entre moradias...
    Tinha um problema grave de propagação estrutural por causa da abertura dos estores do vizinho, que me acordavam literalmente em susto, coração a bater a 1000 à hora. Apesar de tudo aqui o ambiente normal é muito silencioso, e aquele "trovão" no meio do silêncio fazia-me literalmente saltar da cama, mesmo quando já estava acordado. Mas isto resolveu-se facilmente com um pedido ao vizinho para ser mais comedido na abertura dos estores.

O barulho aéreo é pior. Não é que seja muito forte ou frequente (praticamente só moram pessoas reformadas aqui em volta), mas a fidelidade é muito boa, eu oiço tudo o que se passa em casa dos vizinhos, e em "alta fidelidade". É algo a que eu não estava habituado e que me deixa desconfortável na minha própria casa; à noite até já ando aqui em pés de lã para não incomodar ninguém.

Bom, como experiência estou tentado a experimentar numa parede do escritório, que é mais pequeno, uma camada de um painel de poliuretano vendido no AKI/Leroy designado CA-80 (pág 6 do Catálogo conforto). O preço por m^2 (11,95€!) é muito superior a qualquer lã de xpto que eles lá têm, e é vendido em paineis de 100x200x4cm. Em Espanha tá muito mais barato claro, e têm mais alguma informação (e têm em paineis até 14cm de espessura): Ca-80
    Tentei comprar alguns paineis destes a uma pessoa no OLX que tinha uma palete para "despachar" mas já cheguei tarde. Contudo ainda me lembrei de lhe perguntar se este material era melhor que a tipica lã de rocha ao que me respondeu que era "muito melhor".

Tenho algumas perguntas com as quais vos vou "melgar":

1) Alguém já usou este CA-80 e quer emitir uma opinião?

2) Tenho muito pouco espaço para perder, e até pensei, pelo menos no caso do escritório, aplicar o CA-80 e por cima apenas um poster em vez de criar uma parede sólida com pladur ou madeira (por exemplo até mesmo soalho flutuante que é fácil de montar). A parede sólida é essencial? Deve haver alguma caixa de ar entre alvenaria - painel e/ou painel - parede-falsa?

3) A parede que quero isolar tem a lateral de um guarda-fatos com estrutura em madeira maciça feito à medida. O facto que estar em contacto (4 parafusos e massa para tapar a junta exterior) com a parede vai afectar muito a eficácia do isolamento? No interior do guarda-fatos a parede de alvenaria está a descoberto e portanto também pode levar o painel isolante.

4) Por último e talvez mais importante, apesar dos sons serem criados por via aérea, alguns mais fortes parecem "chegar a qualquer lado". Se um vizinho tossir num quarto junto ao meu e eu estiver no quarto do canto oposto da casa e com ambas as portas fechadas (a casa é +ou- um quadrado com 4 divisões e corredor ao meio), eu oiço o tossir com alguma fidelidade (pelo menos de noite, no meio do silêncio). Será que o som se está a propagar pelo sótão (no andar de cima) que é praticamente todo aberto ou a estrutura da casa é tão levezinha que vibra tudo? Neste caso, se eu adicionar massa no sótão junto à parede da casa do vizinho (que parece ser uma parede única "comum" de alto a baixo na casa onde inclusivé assenta o telhado, que visto de fora é como um telhado único a apanhar as várias casas), por exemplo fazendo uma 2ª parede de alvenaria colada à original, será se consegue reduzir esta propagação ou nem vale o esforço?

Perdoem-me o testamento e agradeço desde já qualquer informação.
  5.  # 28

Boa tarde njoao,

Em relação ao isolamento de paredes não tenho grande experiencia pois o meu projecto neste momento prende-se com os tectos e com os ruidos de percurssão/impacto.

Existem varios post e mtos artigos espalhados pela net com varias solucoes e com bons resultados, e sendo o seu problema ruidos aereos entao será mais facil de resolver.

Contudo da pesquisa que fiz na altura pelo menos uns 5 cm terá sempre de perder em cada parede para obter bons resultados.

Mantas de La de Rocha/Vidro e de seguida com placas de pladur parece resolverem grande parte dos problemas.

Abraço
    • njoao
    • 9 janeiro 2013 editado

# 29

Olá rc,

Já passei algum tempo a ler sobre o assunto, inclusivé aqui no fórum, mas nada encontrei ácerca deste CA80 e a questão do guardafatos. Em alguns fóruns de pessoal relacionados com a música há menção à utilização deste material, mas esse tipo de projecto é sempre mais complexo. De resto em geral o pessoal aplica as lãs e pronto, mas com o preço deste CA80 esperava que se conseguisse um isolamento sonoro similar a lã mais espessa. O meu espaço já é reduzido e se puder manter o guarda-fatos no sítio tenho no máximo cerca de 6,2cm de espessura para trabalhar.

Entretanto encontrei mais informação sobre o CA80, inclusivé gráficos de atenuação por frequência e como o aplicar, que é só colar na parede e pode-se colar pladur directamente em cima do CA80, que é de nome/marca "Copopren":

http://www.metrasoni.es/pdf/Copopren_80.pdf
    http://www.isolplus.es/files/PDF-FichasTecnicas/copopren/Ficha_tecnica_CA80.pdf
    http://www.isolplus.es/files/PDF-FichasTecnicas/copopren/Ensayo_Copopren_densidad_80_40mm_paredes.pdf (testes de lab)

Vou ver se consigo algum termos de comparação com outros materiais. Encontrei esta tese sobre isolamentos sonoros, talvez sirva para entender melhor: https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/147646/1/dissertacao.pdf

Obrigado
  6.  # 30

Meus caros,

Antes demais obrigado por todos os esclarecimentos e conhecimentos adquiridos neste forum.

Como sabem as minhas obras já começaram à algum tempo na tentativa de eliminar os ruídos de impacto provenientes do piso superior ao meu.

Para o projecto que levei para a frente em muito contribuíram todos os que deram ideias, principalmente o ALV.

Posso informar que tentei todo o tipo de isolamento e combinações de diferentes materiais possiveis:

Divisao 1:
    Fita resiliente entre o perfil em L e a parede
    Cortiça 40mm aplicada directamente sobre a lage e la de rocha 40mm/densidade 40kg sobre os perfis
    Alguns focus embutidos
    1 camada de pladur

Divisao 2:
    Cortiça 40mm aplicada directamente sobre a lage e la de rocha 40mm/densidade 40kg sobre os perfis
    La de rocha bem acumudada nas laterais da parede entre o pladur e o tecto
    Sem focus embutidos
    2 camadas de pladur

Divisao 3:
    Placas de la de rocha densidade 45Kg aplicada directamente sobre a lage e manta la de vidro 60 mm sobre os perfis
    sem focus embutidos
    2 camada de pladur

Divisao 4:
    Placas de la de rocha densidade 100Kg aplicada directamente sobre a lage e manta la de vidro 80 mm sobre os perfis
    Suspensoes elásticas SENOR www.senor.es
    sem focus embutidos
    2 camada de pladur

RESULTADOS:

Tudo a mesma coisa, com cortiça, com placas de rocha de 40kg ou 100kg, mantas de la de vidro de 60 e 80mm, suspensoes elásticas, tudo bem tapada e bem montado, com focos e sem focos é tudo igual.

Ruídos aéreos continuam a existir e os malditos saltos da vizinha da cima continuam a "entoar" pela casa.

Acredito que aquela pancada forte no tecto foi atenuada, e acredito mesmo que não vem ruído nenhum do tecto, mas as paredes circundantes continuar a deixar passar muito ruído e não há nada que resista aos malditos tacoes que me acordam logo pela manha cedo.

Nota: Fiquei a saber que a lei do ruído proíbe a utilização de calçado "que martele o chão" nos apartamentos...

Ainda me falta isolar a sala que é bem grande, alguma sugestão ou deixo estar como está?

Obrigado e Abraços
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv, Picareta
  7.  # 31

Ainda me falta isolar a sala que é bem grande, alguma sugestão ou deixo estar como está?
    Ruidos de impacto.... só se pagar um chão flutuante á vizinha de cima, se calhar ela não se ia importar. :).
    Continuação de boas obras e claro Boa sorte, ruidos de impacto eu sei o que isso é ... já tive problemas com isso não é facil e de momento está igual... por baixo é um salão de bilhares... imagine as2 ou 3 h da manha uma bola a saltar da mesa, e claro !! os tacos sem batentes de borracha...
  8.  # 32

Meus Caros,

Como sabem já isolei os tectos de toda a minha casa para ruídos de impacto, mas apenas consegui isolar cerca de 20%, pois o som propaga-se pelas paredes todas e entoa pela casa fora.

Estou tentado a isolar acusticamente as paredes para reduzir os ruídos de impacto, ou pelo menos algumas.

Se calhar numa primeira fase testava apenas numa divisão para avaliar o resultado.

Por favor ajudem-me com a melhor forma de fazer as seguintes opções:

Opção A:
    Isolar uma parede de tijolo já existente. Qual a melhor forma de o fazer roubando o mínimo espaço possível?

Opção B:
    Mandar as paredes interiores abaixo e construir uma de pladur. Se assim o fizer já não tenho ruído de impacto, certo? Qual a melhor forma de o fazer roubando o mínimo de espaço possível?

Obrigado.
    •  
      alv
    • 28 março 2013

# 33

Vivam!
    rcpferreira, realmente já não é o primeiro que descreve a falta de resultados com a execução de um tecto falso, mas a realidade é que não se trata de não funcionar ou não.
    O que se passa é que pelo tecto, pelo menos, o isolamento há-de funcionar alguma coisa, mas efectivamente como não se faz nada nas restantes conduções, estas sobrepõem-se e parece que ficou tudo na mesma. Imagine uma câmara de ar com três ou quatro furos todos iguais; O que fez foi tapar um ou dois, mas ainda assim deixou um por tapar e assim nunca consegue o objectivo de manter a câmara com ar, ele sai sempre. É assim o som. Portanto, pelo tecto pouco ou nenhum já conseguirá ouvir, mas pelas restantes superfícies está tudo na mesma.
    Agora revestir tudo, com sistemas com isolamento acústico, já imaginou no que fica de um lado e de outro da parede? Demolir todas as paredes, é drástico, e isso já é uma reconstrução não é um tratamento acústico!
    Mas experimentar numa divisão não é, se puder, de excluir e eventualmente fazer nas restantes que necessitarem.
    Boa sorte e "fassa" parte.
  9.  # 34

Bom Dia Alv,

Andou um bocado desaparecido nas nossas ultimas tentativas de comunicação :) mas fico contente por estar aqui a escrever novamente, é sinal de que não aconteceu nada.

Hoje de manha a minha mulher foi lá cima a dizer que tinha ganho um enxaqueca e que o médico tinha dito para ela falar à vizinha para tirar os saltos altos, e a vizinha aceitou de imediato só os colocar quando tivesse mesmo a sair de casa :) Vamos ver no que dá...

Ontem à noite com a casa toda silenciosa (ruído zero, não passam carros lá fora) resolvi a fazer alguns testes sobre ruídos.

Resolvi então colocar todas as placas de mantas de la rocha que ainda tinha e encostei tudo à parede de uma divisão pequena que tenho - "a dispensa" (que já tem o tecto isolado).

Com praticamente tudo isolado até ao tecto, fechei-me lá dentro (em nome da ciência, claro) e reparei que escutava alguns ruídos ainda bem audíveis do vizinho a brincar com a filha (ruídos aéreos) e qual a minha surpresa quando descobri que uma enorme parte do ruído vem principalmente da porta, sim das Porta!!!

Saí cá para fora e testei outras paredes e portas, e enquanto nas paredes mais afastadas é difícil ouvir os ruídos, pelas portas ouve-se tudo claramente e com um detalhe que nunca imaginei!!! (parece que funcionam como amplificador de som)

Que acham sobre isto? poderá estar aqui um fonte de ruído oculta e que passou totalmente despercebida? Posso fazer algo para eliminar? vou desmontar uma para analisar a parede e tentar meter material resiliente para cortar que o ruído se propague para as portas.

Obrigado.
    •  
      alv
    • 28 março 2013

# 35

Vivam!
    Não tenho andado desaparecido, apenas um bocado menos de paciência, ou mais desapacientado, como queira, além dos assuntos que começam a ser recorrentes. As ferramentas também têm estado calmas...
    Quanto ao que comenta, a porta não é um furo, é um rasgão!
    Agora mais a sério. As portas têm muita influencia no isolamento acústico, mas dentro da mesma fracção, por que entre fracções autónomas, a coisa não influi muito. Repare que estando dentro de um quarto, tem pelo menos duas ou três portas entre a fonte de ruído e o receptor, pelo que não será por aí. A menos que existam condutas de ventilação ou chaminés que não estão devidamente separadas, que partilham a mesma fuga e servem de conduta de som. É um fenómeno corrente em prédios e sobretudo em WC´s que estando na mesma prumada as ventilações estão interligadas e por aí é uma auto estrada para o som.
    Procure se não tem por aí algumas condutas partilhadas.
    "Fassam" parte.
  10.  # 36

Caro Alv,

Lamento pelo estado das coisas e compreendo a sua falta de motivação e descontentamento.

Tudo o que fiz é correcto, o eficicio em 4 fracoes, e a fracao acima da minha tem todas as divisões no mesmo local que as minhas, ou seja as casas de banho do vizinho estão por cima das minhas.

Com tudo silencioso ouve-se alguns ruídos indesejados da casa de banho, como por exemplo o autoclismo e a "agua a cair na sanita" :)

Tem lá um buraco na parede com diametro mais ou menos de 10cm, onde tenho lá colocado um extractor que se liga quando ligo as luzes, penso que é esta a conduta de ventilação que se refere.

Outra conduta está na dispensa, e concordo consigo, aí ouvem-se muito ruídos! Posso tapar esta ultima?

OS ruídos que eu ouvia ontem era de facto do vizinho a dar banho à filha, ou seja, estavam na casa de banho, e ouvia-se bem o que diziam caso eu encosta-se bem os ouvidos às portas.

No aguardo da sua sábia opinião.

Obrigado.
    •  
      alv
    • 28 março 2013

# 37

Vivam!
    Ferreira, eu de sábio tenho pouco,muito pelo contrário antes tivesse muito, seria diferente.
    Quanto à conduta que refere, ele serve, imagino, de ventilação para a dispensa e não é conveniente tapá-la. Ainda assim pode tapar por uns dias e analisar com se comporta a coisa. Pode fazer o mesmo no WC e aí, normalmente existem dois buracos, o que descreve e que é a exaustão e outra de admissão que costuma estar rente ao pavimento, e que também causa problemas desses. Se puder, retire as grelhas ou o ventilador e coloque um rodo de espuma de um colchão velho e experimente. Quem sabe se não é daí. Se for é relativamente fácil ou difícil se não conseguir fazer uma grelha que simultâneamente ventile , mas que não deixe passar o som; se continuar, pelo menos é uma hipótese descartada.
    "Fassam" parte.
    • njoao
    • 30 março 2013 editado

# 38

Eu levaria a sério a sugestão do jancido e oferecia um soalho flutuante à vizinha. Provavelmente fica mais barato e resolve o problema mais eficazmente, na fonte, e sem perder espaço. Este tipo de ruído é tramado; quando deres por ti, já depois de gasto um balúrdio a isolar tectos e paredes, dás com o som a vir do chão.
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  11.  # 39

Colocado por: njoaoEu levaria a sério a sugestão do jancido e oferecia um soalho flutuante à vizinha. Provavelmente fica mais barato e resolve o problema mais eficazmente, na fonte, e sem perder espaço. Este tipo de ruído é tramado; quando deres por ti, já depois de gasto um balúrdio a isolar tectos e paredes, dás com o som a vir do chão.
    Concordam com este comentário:pc ferreira

Boas NJoao,

Essa foi das primeiras possibilidades que me lembrei (inclusive o de partilhar os custos a dois), mas depois de algumas conversas com eles perdi o entusiasmo de o fazer.

Além de que já existe soalho flutuante nos quartos, mas duvido que tenha o isolamento apropriado, deve ser do mais simples que existe.

Vou contar um exemplo de um episódio que sucedeu e que descreve bem o tipo de pessoas que por vezes nos deparamos na vida:

Cada um de nós tem uma garagem com 75m2, onde podemos fazer um salão para convidar muita gente de dar algumas festas.

Certo dia informou-me que queria fazer uma festa de aniversario para filha e eu claro disse que por mim não havia qq problema.

Cerca das 20h30 lá começou a festa e qual foi o espanto quando reparei que os ruídos de gargalhadas e vozes se ouviam no edifício todo, era impossível estar nos quartos tal era a quantidade de ruído aéreo, pois a garagem dele está por baixo de metade da minha casa, e a minha está por baixo de outra metade da casa.

Tive de ir dormir para a sala com a minha mulher e filha, e estavamos a tentar dormir quando de repente começam a estourar balões.

Fui lá baixo e falei com um dos convidados para não estourarem balões porque o barulho era insuportável. (o vizinho nao estava nesse momento)

No dia seguinte veio discutir comigo a dizer que eu não tinha nada de ir falar com os seus convidados para fazer menos barulho e que se fosse ele no meu lugar tinha saído de casa e ido dar uma volta.

Já viram isto?

Naquele momento até fui simpático a resolver o problema com ele e mantive a minha calma, uma vez que o comentário dele foi mesmo decepcionante e que só revela o nível de certas pessoas.

Evito sempre entrar em confronto porque sei que não é esse o caminho, mas de facto a paciência tem limites, por estas e outras razoes que estou a optar por fazer algumas melhorias...
    • njoao
    • 1 abril 2013 editado

# 40

É que isto da propagação sonora é mesmo muito difícil de resolver se não for na fonte. Já conclui que mesmo quando se diz por aí que ruído que se propaga estruturalmente é que é muito dificil de eliminar face a ruído aéreo, depende. Mesmo o ruído aéreo, quando bate na parede "do outro lado", surge "deste lado" não só nessa parede como pelo menos nas outras 4 "paredes" circundantes (paredes laterais, chão e tecto). Também já pensei re-fazer uma das paredes do quarto, para a "desagarrar" da parede que faz fronteira com o vizinho e do tecto, o que deveria até atenuar a propagação dos sons a outras divisões da casa. Mas sinceramente acho que é uma luta perdida; é aguentar e assim que puder vender a casa e comprar outra com melhores condições sonoras. Poderia funcionar se toda a gente (eu e vizinhos) colocássemos paredes de isolamento sonoro, porque aí os sons seriam parados na fonte. Agora tentar resolver só no lado da recepçao, pode ser "impossível".

Se um dia um vierem crianças para uma das casas dos vizinhos ou se eu próprio as tiver vai ser tramado. Ou até mesmo se um deles tiver a "infeliz" ideia de meter um ar condicionado, já imagino a propagação do "hummm" pela casa toda. Às vezes apetece-me pegar numa rebarbadora e ir lá fora fazer um rasgo na casa de alto a baixo para a separar dos vizinhos. Qualquer dia vou ter que oferecer uma calha de recolha de águas do telhado a um dos vizinhos, porque quando chove, o telheiro de chapa que ele tem no quintal e que está agarrado à parede da casa faz com que pareça que é o meu quarto que tem um tecto de chapa onde bate a água acumulada no telhado (e o meu quarto fica no lado oposto da casa, nem partilha a tal parede).

0.0299 seg. NEW