Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: njoaoÉ que isto da propagação sonora é mesmo muito difícil de resolver se não for na fonte. Já conclui que mesmo quando se diz por aí que ruído que se propaga estruturalmente é que é muito dificil de eliminar face a ruído aéreo, depende. Mesmo o ruído aéreo, quando bate na parede "do outro lado", surge "deste lado" não só nessa parede como pelo menos nas outras 4 "paredes" circundantes (paredes laterais, chão e tecto). Também já pensei re-fazer uma das paredes do quarto, para a "desagarrar" da parede que faz fronteira com o vizinho e do tecto, o que deveria até atenuar a propagação dos sons a outras divisões da casa. Mas sinceramente acho que é uma luta perdida; é aguentar e assim que puder vender a casa e comprar outra com melhores condições sonoras. Poderia funcionar se toda a gente (eu e vizinhos) colocássemos paredes de isolamento sonoro, porque aí os sons seriam parados na fonte. Agora tentar resolver só no lado da recepçao, pode ser "impossível".

Se um dia um vierem crianças para uma das casas dos vizinhos ou se eu próprio as tiver vai ser tramado. Ou até mesmo se um deles tiver a "infeliz" ideia de meter um ar condicionado, já imagino a propagação do "hummm" pela casa toda. Às vezes apetece-me pegar numa rebarbadora e ir lá fora fazer um rasgo na casa de alto a baixo para a separar dos vizinhos. Qualquer dia vou ter que oferecer uma calha de recolha de águas do telhado a um dos vizinhos, porque quando chove, o telheiro de chapa que ele tem no quintal e que está agarrado à parede da casa faz com que pareça que é o meu quarto que tem um tecto de chapa onde bate a água acumulada no telhado (e o meu quarto fica nolado opostoda casa, nem partilha a tal parede).

NJoao,

Entendo perfeitamente a sua angustia.

Moro num Edificio com apenas 4 moradias e também estão todas ligadas entre elas. Para já só moramos 2, nem imagino como será quando as 4 habitações estiverem ocupadas.

Gosto muito da casa, pois é muito grande e com garagem e jardim privados, e dado que a comprei há um ano ainda estou com aquela vontade de tentar resolver tudo.

Mas já me pus a pensar mta vezes que mais vale parar de desperdiçar dinheiro e acabar de pagar esta casa para depois comprar um terreno e construir uma casa nova (sem ninguém ao lado) e aos pouco ir construindo a casa.

Contudo, já tive a pensar e mandar paredes abaixo não o faço, no limite e uma vez que tenho os tectos já quase todos isolados, vou "talvez" aplicar isolamento em algumas paredes interiores, ou seja nas mais criticas.

A casa ainda tá um pouco vazia, dado que parei de comprar o recheio para dar prioridade ao isolamento, e também por essa razão o som entoa muito. Acho que há medida que for colocando mais moveis junto às paredes vou eliminar muito do ruído.

Pelo menos na cozinha já mandei fazer moveis que cobrem quase toda a totalidade das paredes desde o chão até ao tecto, tenho a certeza que não irei conseguir melhor isolamento que este ;)
  2.  # 42

Olá, boa noite a todos.
    Preciso da vossa ajuda e opinião, estou a pensar forrar a minha casa toda, quer teto completo, quer as paredes todas com corticite e acabamentos em pladur.
    Opinião de pessoas que trabalham em isolamentos, sites de empresas e fornecedores de material, foi-me dito que melhor que corticite, só cortiça com fibra de côco incorporada no interior da própria cortiça, para ruídos de percussão.
    Até mesmo que há estúdios de música que são forrados com cortiça e sem acabamentos porque não é importante a estética e o som fica praticamente isolado de um ambiente para o outro, ou seja, quer de fora para dentro, quer de dentro para fora e acredito que o som seja bem mais intenso que o que tenho em casa, não acham?
    Dado isto, a quem realmente perceber do assunto peço que me digam como acham que isto irá resultar? Terei, efetivamente, resultados positivos? De uma boa percentagem? Tendo em conta que tenho 5 roupeiros na zona dos quartos, será que o som não se propagará por aí? Ou será mínimo?
    Em relação aos comentários/exposições efetuadas pelo rcpferreira, gostaria de saber como vão as obras lá por casa. Se já partiu para isolamento das paredes ou se já desistiu da ideia. Quando li a parte que tinha isolado apenas o quarto e já tinha melhorias ao ponto do ruído perecer longe fiquei bastante animada, quer por mim, como por si e pelo seu agregado familiar, no entanto, depois de todo o teto isolado diz que só teve melhorias de 20%, parece-me devastador para quem investiu tanto.
    Desejo a todas as pessoas que por aqui expuseram a sua história e as que tentaram ajudar tudo do melhor, e que todos os vossos problemas se resolvam, seja qual for o caminho que optem.
    Desde já, agradeço toda a ajuda que me possam fornecer e acrescento ainda que se toda a gente tivesse o respeito, civismo e educação que eu tenho pelos meus vizinhos, este mundo seria bem melhor, acreditem que me dou ao trabalho de evitar ao máximo até o arrastamento de cadeiras e móveis mesmo quando ando em limpezas, por isso pensem.
    Até breve, espero eu.
  3.  # 43

Colocado por: bmcsc87Olá, boa noite a todos.
    Preciso da vossa ajuda e opinião, estou a pensar forrar a minha casa toda, quer teto completo, quer as paredes todas com corticite e acabamentos em pladur.
    Opinião de pessoas que trabalham em isolamentos, sites de empresas e fornecedores de material, foi-me dito que melhor que corticite, só cortiça com fibra de côco incorporada no interior da própria cortiça, para ruídos de percussão.
    Até mesmo que há estúdios de música que são forrados com cortiça e sem acabamentos porque não é importante a estética e o som fica praticamente isolado de um ambiente para o outro, ou seja, quer de fora para dentro, quer de dentro para fora e acredito que o som seja bem mais intenso que o que tenho em casa, não acham?
    Dado isto, a quem realmente perceber do assunto peço que me digam como acham que isto irá resultar? Terei, efetivamente, resultados positivos? De uma boa percentagem? Tendo em conta que tenho 5 roupeiros na zona dos quartos, será que o som não se propagará por aí? Ou será mínimo?
    Em relação aos comentários/exposições efetuadas pelo rcpferreira, gostaria de saber como vão as obras lá por casa. Se já partiu para isolamento das paredes ou se já desistiu da ideia. Quando li a parte que tinha isolado apenas o quarto e já tinha melhorias ao ponto do ruído perecer longe fiquei bastante animada, quer por mim, como por si e pelo seu agregado familiar, no entanto, depois de todo o teto isolado diz que só teve melhorias de 20%, parece-me devastador para quem investiu tanto.
    Desejo a todas as pessoas que por aqui expuseram a sua história e as que tentaram ajudar tudo do melhor, e que todos os vossos problemas se resolvam, seja qual for o caminho que optem.
    Desde já, agradeço toda a ajuda que me possam fornecer e acrescento ainda que se toda a gente tivesse o respeito, civismo e educação que eu tenho pelos meus vizinhos, este mundo seria bem melhor, acreditem que me dou ao trabalho de evitar ao máximo até o arrastamento de cadeiras e móveis mesmo quando ando em limpezas, por isso pensem.
    Até breve, espero eu.

Boa tarde Bmcsc87,

A corticite não isola grande coisa a ruídos de percussão, eu utilizei placas de "aglomerado negro de cortiça" e não me pareceu que tenha tido melhores resultados que as Placas de "La de Rocha". A la é melhor por ser mais porosa e absorver melhor o som.

De facto isolar o tecto não vai beneficiar muito (irá abafar um pouco), porque tal como já deve ter explorado, tanto o som de percussão/impacto como o aereo passa pelas paredes inclusive mais intensamente até porque estas estão mais perto dos nossos ouvidos.

A solução que encontrei e experimentei em um dos quartos e em das casas de banho foi a seguinte:

(Solução A: para divisões com pouco espaço)

Tectos:
    1. Duas camadas de placas de la de Rocha Arena Basic 45mm (a que está encostada ao tecto tem de ser rígida/densidade elevada para poder ser fixada com buchas de plástico)
    2. Duas camadas de pladur
    3. Suspensoes elásticas para segurar os perfis

Paredes:
    1. Uma cama de de placas de La de Rocha Arena Optima 15m
    2. Perfis Omega com colocação de banda elástica da Danosa entre a parede e o perfil
    3. Uma camada de Pladur (ou duas se tiver espaço)

A primeira diferença que notei foi nos ruídos aéreos, praticamente desapareceram a 100%. Por exemplo se ouvir uma criança a chorar, num quarto vou para o que está isolado e deixo de ouvir.
    Nos ruídos de impacto o som ficou muito mais abafado e suportávei, ainda se ouve, porque também não coloquei o nivel de isolamente desejável nas paredes, mas melhorou bastante, talvez na ordem dos 50%-60%

(Solução B: para divisões com muito espaço)

Tectos:
    1. Duas camadas de placas de la de Rocha Arena Basic 45mm (a que está encostada ao tecto tem de ser rígida/densidade elevada para poder ser fixada com buchas de plástico)
    2. Duas camadas de pladur
    3. Suspensoes elásticas para segurar os perfis

Paredes:
    1. Uma camada de de placas de La de Rocha Arena Basic 45m
    2. Uma camada de Pladur (ou duas se tiver espaço)

Creio que na solução B vou ter melhorias de entre 70%-80% nos de ruídos de impacto um vez que tenho mais espaço para colocar o material fonoabsorvente. Vou começar as obras no proximo mes na cozinha e depois tb já posso avaliar melhor.

No caso dos tectos e se tiverem pé direito alto, tipo 2,70, pode colocar uma terceira camada de material isolante, mas desta vez coloque manta de La de Vidro 60mm

Qualquer duvida por favor disponha.

Nota: O Alv (utilizador deste forum) deu muita ajuda neste projecto, e para ele o meu agradeçimento tb.

Cumps
  4.  # 44

Estive a ler este post que nunca tinha lido ... E não deixar de salientar duas frase que gostei de ler ....

Colocado por: alvSe o instalador do tecto original fosse a minha empresa, de caras dizia-lhe que sem qualquer problema.

Assim é que se fala ... Quem sabe trabalhar confia no que faz !

Colocado por: alvsubstituía as "placas" de lã de rocha por manta de lã de vidro de 60mm ou 80 sobre o tecto e nunca, mas mesmo nunca, abriria qualquer buraco para projectores. É o mesmo que ter um pneu e fazer um furo!

Gostei também desta ultima frase ... Pena que a maioria fure os tectos falsos isolados com lã e a passe a vida a respirar o pó da lã no quartos salas cozinhas etc...

Colocado por: rcpferreiraA corticite não isola grande coisa a ruídos de percussão, eu utilizei placas de "aglomerado negro de cortiça" e não me pareceu que tenha tido melhores resultados que as Placas de "La de Rocha". A la é melhor por ser mais porosa e absorver melhor o som.

Sr. Ferreira disseram-lhe isso ou consultou alguma tabela ? Acha que a lã mais porosa isola melhor o som que a mais compacta ? Eu tenho as minhas duvidas mas nada de certezas :-)

Se tem alguns dados sobre isso e poder disponibilizar era bom.

Tinha por aqui umas fontes de consulta mas não encontro...

Colocado por: bmcsc87só cortiça com fibra de côco incorporada no interior da própria cortiça, para ruídos de percussão.

Duvido disso, o que eu li no site do grupo Amorim é que tem maior flexibilidade , mas gostava de ler algo sobre o assunto !
  5.  # 45

Colocado por: rcpferreiraA corticite não isola grande coisa a ruídos de percussão, eu utilizei placas de "aglomerado negro de cortiça" e não me pareceu que tenha tido melhores resultados que as Placas de "La de Rocha". A la é melhor por ser mais porosa e absorver melhor o som.

Sr. Ferreira disseram-lhe isso ou consultou alguma tabela ? Acha que a lã mais porosa isola melhor o som que a mais compacta ? Eu tenho as minhas duvidas mas nada de certezas :-)

Se tem alguns dados sobre isso e poder disponibilizar era bom.

Tinha por aqui umas fontes de consulta mas não encontro...

Jorge,

Por um lado, experiência pessoal, após ter já utilizado diversos materiais.

Todos os materiais têm bons resultados ao nível do isolamento de ruídos aéreos, até porque neste quanto maior a quantidade de massa, maior o isolamento. Agora para os de impacto é que a coisa fica dificil... Neste caso obtive muito bons resultados com a combinação das Placas de La de Rocha de maior densidade fixadas directamente ao tecto seguida de placas/manta de La de Rocha de menor densidade (Tipo Arena Basic da Isover) ou manta de la de Vidro se for para casa de banho (IBR 60 ou 80mm da Isover).
  6.  # 46

tem fotos do trabalho

meteu a la rocha 45 entre os perfis omega? e a banda elastica meteu de que lado do perfil?
  7.  # 47

De forma a evitar de criar um novo topico, vou aproveitar este para que os entendidos me possam esclarecer em relação a umas duvidas sobre os tectos falsos.

A minha casa sendo de cobertura tradicional em telha, irei aplicar isolamento térmico de 4 cm de espessura em poliuretano projectado directamente sobre a laje do sotão não habitavel. Assim està definido no projecto térmico e assim serà executado.

No entanto, como a casa terà tecto falso e de forma a melhorar o comportamento térmico da mesma, estou a considerar aplicar isolamento térmico adicional nesta zona. Devido ao seu custo reduzido, tinha pensado colocar 6 cm de lã mineral.

As minhas duvidas, devem-se à aplicação da lã mineral. Visto que irei colocar focos embutidos no tecto falso, como recomendam aplicar a manta? Deverà ser fixada à laje ou aplicada sobre a estrutura metàlica do tecto falso?
    No caso de ser aplicada na laje, que tipo de fixações recomendam?
    No caso de ser aplicada sobre a estrutura do tecto falso, não haverà problema dos focos ficarem em contacto com a lã mineral?
  8.  # 48

Colocado por: santosvieiraDe forma a evitar de criar um novo topico, vou aproveitar este para que os entendidos me possam esclarecer em relação a umas duvidas sobre os tectos falsos.

A minha casa sendo de cobertura tradicional em telha, irei aplicar isolamento térmico de 4 cm de espessura em poliuretano projectado directamente sobre a laje do sotão não habitavel. Assim està definido no projecto térmico e assim serà executado.

No entanto, como a casa terà tecto falso e de forma a melhorar o comportamento térmico da mesma, estou a considerar aplicar isolamento térmico adicional nesta zona. Devido ao seu custo reduzido, tinha pensado colocar 6 cm de lã mineral.

As minhas duvidas, devem-se à aplicação da lã mineral. Visto que irei colocar focos embutidos no tecto falso, como recomendam aplicar a manta? Deverà ser fixada à laje ou aplicada sobre a estrutura metàlica do tecto falso?
    No caso de ser aplicada na laje, que tipo de fixações recomendam?
    No caso de ser aplicada sobre a estrutura do tecto falso, não haverà problema dos focos ficarem em contacto com a lã mineral?

Someone?
  9.  # 49

Mas a questão mantem-se vale a pena ou não pedir para isolar um quarto?
  10.  # 50

Com tecto falso, diminui o barulho em quanto? 20%, 50% ou mais? estou com o mesmo problema de barulho de cães, saltos , arrastar de móveis e vozes.
  11.  # 51

vale a pena sim!!
  12.  # 52

Riscos e o Tecto falso vale a pena? diminui alguma coisas que mereça o investimento ?
  13.  # 53

sim vale a pena com uma boa lã de rocha fixa ao teto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nanda
  14.  # 54

Olá a todos

Tenho vindo a acompanhar este tópico mas ainda não consegui ficar esclarecido.

Eu vivo num apartamento com a minha namorada, a filha e um cão pequeno. Não fazemos grandes barulhos, mas chegamos tarde a casa jantamos ás 22h e o isolamento acustico do prédio é mesmo muito mau e o meu vizinho de baixo queixa-se várias vezes do barulho nomeadamente dos passos da cadela, objectos que caiem no chão e cadeiras a arrastar.
    O meu chão é em mosaico (tijoleira), e já vi aqui alguns comentários que afirmam que o problema é mais fácil de resolver na fonte. Mas como?
    A minha questão é: que material é mais eficaz para isolar estes sons do meu chão no tecto do vizinho de baixo?

Se me puderem ajudar com a vossa experiência ficaria agradecido
  15.  # 55

Se meter um pavimento flutuante, vai atenuar muito essa situação.
  16.  # 56

Colocado por: Pedro BarradasSe meter um pavimento flutuante, vai atenuar muito essa situação.

Pavimento flutuante apenas? Não é necessário um isolante acústico por baixo?
  17.  # 57

alcatifa
  18.  # 58

Alcatifa esta fora de questão
  19.  # 59

Coloque pés de alcatifa nas cadeiras para não fazer barulho ao arrastar. Já agora, em vez de arrastar, levante-as e pouse-as no sítio que quer (eu faço assim).

Quanto à cadela, pode ser que goste de pantufas... :D

Objectos a cair no chão é que é chato, especialmente com crianças muito pequenas (passam a vida a largar objectos).
  20.  # 60

Colocado por: cabonnisPavimento flutuante apenas? Não é necessário um isolante acústico por baixo?

Presume-se que como requisito essêncial na aplicado de um pavimento flutuante o mesmo seja apicado sobre uma manta acustica.... A manta em espuma de polietileno de 3mm, como mínimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cabonnis

0.0246 seg. NEW