Colocado por: njoaoÉ que isto da propagação sonora é mesmo muito difícil de resolver se não for na fonte. Já conclui que mesmo quando se diz por aí que ruído que se propaga estruturalmente é que é muito dificil de eliminar face a ruído aéreo, depende. Mesmo o ruído aéreo, quando bate na parede "do outro lado", surge "deste lado" não só nessa parede como pelo menos nas outras 4 "paredes" circundantes (paredes laterais, chão e tecto). Também já pensei re-fazer uma das paredes do quarto, para a "desagarrar" da parede que faz fronteira com o vizinho e do tecto, o que deveria até atenuar a propagação dos sons a outras divisões da casa. Mas sinceramente acho que é uma luta perdida; é aguentar e assim que puder vender a casa e comprar outra com melhores condições sonoras. Poderia funcionar se toda a gente (eu e vizinhos) colocássemos paredes de isolamento sonoro, porque aí os sons seriam parados na fonte. Agora tentar resolver só no lado da recepçao, pode ser "impossível".
Se um dia um vierem crianças para uma das casas dos vizinhos ou se eu próprio as tiver vai ser tramado. Ou até mesmo se um deles tiver a "infeliz" ideia de meter um ar condicionado, já imagino a propagação do "hummm" pela casa toda. Às vezes apetece-me pegar numa rebarbadora e ir lá fora fazer um rasgo na casa de alto a baixo para a separar dos vizinhos. Qualquer dia vou ter que oferecer uma calha de recolha de águas do telhado a um dos vizinhos, porque quando chove, o telheiro de chapa que ele tem no quintal e que está agarrado à parede da casa faz com que pareça que é o meu quarto que tem um tecto de chapa onde bate a água acumulada no telhado (e o meu quarto fica nolado opostoda casa, nem partilha a tal parede).
Colocado por: bmcsc87Olá, boa noite a todos.
Preciso da vossa ajuda e opinião, estou a pensar forrar a minha casa toda, quer teto completo, quer as paredes todas com corticite e acabamentos em pladur.
Opinião de pessoas que trabalham em isolamentos, sites de empresas e fornecedores de material, foi-me dito que melhor que corticite, só cortiça com fibra de côco incorporada no interior da própria cortiça, para ruídos de percussão.
Até mesmo que há estúdios de música que são forrados com cortiça e sem acabamentos porque não é importante a estética e o som fica praticamente isolado de um ambiente para o outro, ou seja, quer de fora para dentro, quer de dentro para fora e acredito que o som seja bem mais intenso que o que tenho em casa, não acham?
Dado isto, a quem realmente perceber do assunto peço que me digam como acham que isto irá resultar? Terei, efetivamente, resultados positivos? De uma boa percentagem? Tendo em conta que tenho 5 roupeiros na zona dos quartos, será que o som não se propagará por aí? Ou será mínimo?
Em relação aos comentários/exposições efetuadas pelo rcpferreira, gostaria de saber como vão as obras lá por casa. Se já partiu para isolamento das paredes ou se já desistiu da ideia. Quando li a parte que tinha isolado apenas o quarto e já tinha melhorias ao ponto do ruído perecer longe fiquei bastante animada, quer por mim, como por si e pelo seu agregado familiar, no entanto, depois de todo o teto isolado diz que só teve melhorias de 20%, parece-me devastador para quem investiu tanto.
Desejo a todas as pessoas que por aqui expuseram a sua história e as que tentaram ajudar tudo do melhor, e que todos os vossos problemas se resolvam, seja qual for o caminho que optem.
Desde já, agradeço toda a ajuda que me possam fornecer e acrescento ainda que se toda a gente tivesse o respeito, civismo e educação que eu tenho pelos meus vizinhos, este mundo seria bem melhor, acreditem que me dou ao trabalho de evitar ao máximo até o arrastamento de cadeiras e móveis mesmo quando ando em limpezas, por isso pensem.
Até breve, espero eu.
Colocado por: alvSe o instalador do tecto original fosse a minha empresa, de caras dizia-lhe que sem qualquer problema.
Colocado por: alvsubstituía as "placas" de lã de rocha por manta de lã de vidro de 60mm ou 80 sobre o tecto e nunca, mas mesmo nunca, abriria qualquer buraco para projectores. É o mesmo que ter um pneu e fazer um furo!
Colocado por: rcpferreiraA corticite não isola grande coisa a ruídos de percussão, eu utilizei placas de "aglomerado negro de cortiça" e não me pareceu que tenha tido melhores resultados que as Placas de "La de Rocha". A la é melhor por ser mais porosa e absorver melhor o som.
Colocado por: bmcsc87só cortiça com fibra de côco incorporada no interior da própria cortiça, para ruídos de percussão.
Colocado por: rcpferreiraA corticite não isola grande coisa a ruídos de percussão, eu utilizei placas de "aglomerado negro de cortiça" e não me pareceu que tenha tido melhores resultados que as Placas de "La de Rocha". A la é melhor por ser mais porosa e absorver melhor o som.
Colocado por: santosvieiraDe forma a evitar de criar um novo topico, vou aproveitar este para que os entendidos me possam esclarecer em relação a umas duvidas sobre os tectos falsos.
A minha casa sendo de cobertura tradicional em telha, irei aplicar isolamento térmico de 4 cm de espessura em poliuretano projectado directamente sobre a laje do sotão não habitavel. Assim està definido no projecto térmico e assim serà executado.
No entanto, como a casa terà tecto falso e de forma a melhorar o comportamento térmico da mesma, estou a considerar aplicar isolamento térmico adicional nesta zona. Devido ao seu custo reduzido, tinha pensado colocar 6 cm de lã mineral.
As minhas duvidas, devem-se à aplicação da lã mineral. Visto que irei colocar focos embutidos no tecto falso, como recomendam aplicar a manta? Deverà ser fixada à laje ou aplicada sobre a estrutura metàlica do tecto falso?
No caso de ser aplicada na laje, que tipo de fixações recomendam?
No caso de ser aplicada sobre a estrutura do tecto falso, não haverà problema dos focos ficarem em contacto com a lã mineral?
Colocado por: Pedro BarradasSe meter um pavimento flutuante, vai atenuar muito essa situação.
Colocado por: cabonnisPavimento flutuante apenas? Não é necessário um isolante acústico por baixo?