Ola a todos. Vinha pedir a vossa opinião. Será este sistema e uma boa aposta para uma construção uni-familiar? Em comparação com a restante concorrencia... preços...
AVAC
O sistemas AVAC englobam os sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado ou seja os sistemas que permitem controlar os valores máximos e mínimo da temperatura da humidade relativa bem como a qualidade do ar interior.
Os sistemas podem ser de diversos tipos, usar a água ou o ar como fluido secundário e usar diferentes fluidos térmicos ou refrigerantes primários. Podem servir uma áera reduzida ou climatizar toda a zona ocupada dum edifício. As soluções para a produção primária de calor e de frio recorrem a diferentes equipamentos primários de produção de calor e de frio.
A obtenção das condições pretendidas nos locais climatizados pode ser obtida de diferentes formas.
Soluções para o aquecimento
Uso de Unidades de Tratamento de Ar Uso de ventiloconvectores Uso de sistemas VRV Uso de unidades compactas e divididas Uso de aquecimento radiativo Uso de aquecimento solar (soluções passivas)
Soluções para o arrefecimento
Uso de Unidades de Tratamento de Ar Uso de ventiloconvectores Uso de sistemas VRV Uso de unidades compactas e divididas Uso de arrefecimento evaporativo Uso de arrefecimento radiativo
Soluções para humidificação
Uso de injecção de água Uso de lavadores de ar Uso de injecção de vapor
Soluções para a desumidificação
Uso de arrefecimento para a condensação Uso de lavadores de ar de temperatura controlada Uso de lavadores de ar de absorção Uso de dissecantes
Soluções para garantir a qualidade do ar (Renovação do ar, remoção de poeiras, gases, vapores e odores)
Ventilação Filtragem Absorção Eliminação de agentes patogénicos
Também não percebi o que pretende. . . Ou melhor, se como refere é uma habitação Uni-Familiar, e a querer tudo isso, se o objectivo é estourar com o custo energético, está no bom caminho.
Se a habitação é em Portugal, estamos num clima temperado, acha mesmo necessidade de esbanjar energia pata ter controlo disso tudo? Todas as suas propostas/opções são à custa e gastos excentricos de energia. . .
Bem, Tenho trabalhado em habitações com áreas grandes, algumas mesmo enormes... E tenho me deparado com a falta de certezas e consenso pelos engenheiros nos sistemas de climatização a usar... parece que tirao a sorte... ora tem aquecimento no chão(radiante), noutras ar condicinado com maquinas interiores, outros por condutas... nao compreendo... E todas elas tinham sistemas de renovação de ar, fui uma das coisas que me levou ao sistema avac, fui o sistema de renovação de ar que pode ser integrado neste sistema bem como outros items a escolha(como podem ver na lista de funçoes que pode ser integradas)... tou agora a cmeçar com projectos de engenharia para uma habitação e vejo-me indeciso... pelos vossos comentários, parece que a parte ma serão mesmo os preços... mas isso e relativo... depende da carteira...