Boa noite, Venho colocar uma questão a ver se alguém me pode dar algumas indicações, então é o seguinte: - Pretendo construir um 1.º andar numa vivenda já existente (construída em 1972) e mandei fazer projecto de especialidades e então o eng.º o que fez foi fazer uma estrutura nova em volta da casa existente com sapatas de 1,40 x 50, dizendo que a estrutura existente não suportava 1.º andar.
A casa existente tem 9 pilares 25x25 com ferro de 12 e estribos afastados 20cm, não tem pilares no interior, as vigas estão apoiadas nas paredes.
O que eu pergunto é se de facto a estrutura não vai suportar o dito 1.º andar que vai ser constituído por uma sala, quarto e casa de banho.
Vai levar no interior 3 pilares uma vez que vai ser feita uma escada interior.
Não leve a mal a minha intervenção, mas se o engenheiro de estruturas com a informação de:
- arquitectura proposta para o novo piso e cobertura - definição de revestimentos e equipamento - levantamento da estrutura existente - levantamento do estado da estrutura existente - visitas ao local
Definiu a necessidade dessa estrutura, por que raio acho que alguém aqui no fórum lhe pode dizer o contrário. Desculpe a franqueza mas se um cliente meu me fizesse isto, eu ficava fulo.
Pode sempre questionar a optimização da solução e isso acho que faz bem, é o seu dever, mas nenhum dos dados que disponibiliza permitem uma opinião com qualidade.
Não quer disponibilizar os desenhos da moradia existente e das alterações propostas?
A solução do novo piso é em estrutura metálica ou em betão? Quem condicionou essa escolha?
Cumprimentos
P.S.: as vigas não apoiam nas paredes mas sim nos pilares.
Se tem dúvidas deve falar com o engenheiro que fez o projecto, deve dizer que isso vai ficar caro, e perguntar porque é que as paredes existentes não suportam mais um piso. De certeza que ele lhe explica os motivos pelos quais fez essa nova estrutura.
PS: Sou engenheiro civil, e mesmo sem conhecer o processo, acho que essa casa não está preparada para receber mais um piso sem um reforço da estrutura, ou uma nova estrutura. Não se esqueça, que não existem apenas forças verticais, mas também forças horizontais (sismos), e se houver um sismo em Portugal, mais de metade das casa vão abaixo.