Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: AugstHill

Seria, e na prática é o que acaba por ser feito. Mas, em termos administrativos, pode apanhar com um daqueles mangas de alpaca que analisa a compatibilidade entre as diversas especialidades; aparece 32cm num projecto, 30cm noutro e vai de refazer o projecto de arquitectura. E todos os outros onde apareçam paredes com 30cm.

Estas pessoas agradeceram este comentário:helen553

Felizmente, quando mencionei que o projecto de arquitectura está concluido não é bem verdade, porque ainda está dependente da realização das especialidades, podendo haver uma ou outra alteração por parte da arquitecta.

Qual seria, se é que há resposta a esta questão, a medida "ideal" para a caixa de ar e para o isolamento.
    Considerando a zona do país e a orientação da casa.
    Segundo me lembro o projecto prevê paredes de 35cm...

E nós ainda estivemos inclinados a não fazer a tradicional parede dupla e a optar por colocar isolamento exterior...
  2.  # 22

Isso depende de muita coisa, tem de falar com o projectista da térmica. Tanto pode dar com alvenarias 11+11, XPS a 6 e cx ar com 3, como alvenarias 11+15, XPS a 3 e cx ar a 2. Chateie o seu projectista da térmica, pergunte-lhe o porquê das opções, não o deixe entrar na chapa 5.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helen553
  3.  # 23

Colocado por: AugstHillIsso depende de muita coisa, tem de falar com o projectista da térmica. Tanto pode dar com alvenarias 11+11, XPS a 6 e cx ar com 3, como alvenarias 11+15, XPS a 3 e cx ar a 2. Chateie o seu projectista da térmica, pergunte-lhe o porquê das opções, não o deixe entrar na chapa 5.

Estas pessoas agradeceram este comentário:helen553

Ai vou chatear, vou!
  4.  # 24

Já pedimos ao técnico para fazer cálculos à parede dupla com isolamento de 4cm e com caixa de ar e também para capotto.
    Quanto ao capotto coloca-se o problema das caixas de estores já que as queriamos no exterior.
    Quais são as espessuras "comuns" de parede quando se utiliza o capotto?
  5.  # 25

As paredes comuns para capotto ( ETICS), são: revestimento interior(2cm)+ tijolo 22 ou bloco 25 + Etics, com 5 a 6cm (depende do calculo). Podem levar os estores que quiser...
    A parede ficara com cerca de 30cm de espessura total.
    Soluções de alvenaria dupla, que cumpram os requisitos atuais, dificilmente conseguirá com menos de 35cm de espessura total. este aumento de espessura terá repercuss~es na menor área util da edificação, que em lotes exíguos têm normalmente implicações importantes...

NOTA: Para a zona climática de Evora, dúvido que o isolamento com 3cm para essa parede seja suficiente... pelo menos 4cm de XPS.
    Deve colocar isolamento térmico na laje de piso em contacto com o solo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helen553
  6.  # 26

Ainda aguardamos os resultados dos cálculos...
    • eu
    • 14 março 2011

# 27

Colocado por: Pedro BarradasPara a zona climática de Evora, dúvido que o isolamento com 3cm para essa parede seja suficiente... pelo menos 4cm de XPS.

Sem dúvida. E porque não 6 cm ou mesmo 8 cm? A diferença de preço em toda a casa é de uns 800 euros, que se recuperam em 8 ou 9 anos...
  7.  # 28

Boa noite,

Eu estou a construir uma vivenda na zona de Torres Vedras.
    No meu projecto de térmica está 3cm de Wallmate. Achei pouco e falei com o engenheiro e com o empreiteiro. O empreiteiro sugeriu a colocação de cortiça...entre 4/5 cm...mas o problema é que o preço dispara para o triplo do Wallmate. Acham que compensa? ou acham que se colocar 5/6 de Wallmate será suficiente ?

Aguardo opiniões.

Obrigado!
  8.  # 29

Repito-me. Fale com o projectista da térmica.
  9.  # 30

Colocado por: AugstHillRepito-me. Fale com o projectista da térmica.

Como referi falei com o projectista...que tb disse que a colocação de cortiça ia melhorar um pco..

o que queria saber era opiniões de alguem exterior á obra..e que tenha experiência....
  10.  # 31

"Um pouco" é um bocado vago. Pode sempre fazer uma simulação que lhe dá a diferença em kWh por ano para cada situação.
  11.  # 32

Colocado por: AugstHill"Um pouco" é um bocado vago. Pode sempre fazer uma simulação que lhe dá a diferença em kWh por ano para cada situação.

Simulação????? para isso tenho de falar com o projectista, certo?
  12.  # 33

Pelo que referiu em #31, pensei que já tivesse falado...
  13.  # 34

Colocado por: AugstHillPelo que referiu em #31, pensei que já tivesse falado...

Sim...falei mas ele não me referiu que se podia fazer uma simulação....
    Pode-me elucidar o que siginificará a diferença em khh??

Obrigado
  14.  # 35

O seu projecto térmico diz quais as necessidades energéticas da casa, em kWh por ano. Se usar outro isolamento, é menos. Multiplique a diferença pelo preço do kWh do tipo de energia que está a pensar usar para climatizar a casa e logo vê quanto poupa por ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques
    • eu
    • 15 março 2011

# 36

Cortiça? Isso é uma loucura...

Use XPS de 6 cm que fica bem servido...
  15.  # 37

Colocado por: euCortiça? Isso é uma loucura...

Use XPS de 6 cm que fica bem servido...

Tem experiência com cortiça?

Obrigado!
  16.  # 38

Se estivermos a falar em paredes duplas com isolamento a preencher totalmente a caixa de ar, o XPS tem a vantagem de ser altamente insensível à absorção de água, o que traz claras vantagens na eventualidade de humidificação da parede. Assim, o XPS é menos propicio a sofrer descréscimo de condutibilidade térmica (ou seja, o isolante mantém as suas propriedades térmicas) como a impedir que apareçam na face interior da habitação manchas de humidade. O XPS por apresentar uma resistência à difusão razoavelmente elevada, pelo que também é mais indicado.

A cortiça seria uma opção não desprezável em paredes duplas com espaço de ar e drenagem, e ainda estava a consumir um produto português

ou...sempre pode colocar o isolamento pelo exterior, que é na maioria das situações a melhor opção
  17.  # 39

Epá.. estas conversas assim não levam a lado nenhum....
    O dono de obra tem é de expor as suas dúvidas aos PROJECTISTAS... é para isso que eles servem. Aliás estas escolhas edúvidas são para tirar durante a fase de projecto... não à posteriori, durante a obra.
    O projecto térmico é elaborado por um técnico e depois é certificado por um perito (pode ser ou não o mesmo técnico)... Em principio terão sido efectuadas as escolhas e elaboradas as soluções mais adequadas ao seu caso.

Muitas vezes o que vejo, é cada projecto de especialidade e de arquitectura especifica o seu detalhe construtivo... sem COORDENAÇÃO...isto é que não pode acontecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AugstHill
  18.  # 40

Epa, mas já estão em obra!? :S

0.0235 seg. NEW