Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde

a empresa gestora de condominio esta a tentar cobrar me valores correspondentes a um periodo em que a gestao era de responsabilidade de outra empresa .
    esta empresa emitiu um aviso de debito e nao me fornece dados concretos ( avisos de debito com pagamento em falta ).
    inclusive esta a tentar cobrar valores relativos a um seguro multirisco que nunca integrei , pois sempre tive o meu proprio seguro multirisco .

Será que sou obrigado a fazer prova dos pagamentos que ja fiz ? ou tem de ser a empresa gestora a pelo menos apresentar em que documentos se baseia para fazer esta solicitaçao de pagamento .

cumps
    •  
      FD
    • 28 fevereiro 2011

# 2

Colocado por: alcatroneSerá que sou obrigado a fazer prova dos pagamentos que ja fiz ? ou tem de ser a empresa gestora a pelo menos apresentar em que documentos se baseia para fazer esta solicitaçao de pagamento .

Não tem recibos?
    Por outro lado, qualquer débito tem que ser justificado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alcatrone
  2.  # 3

a empresa gestora de condominio esta a tentar cobrar me valores correspondentes a um periodo em que a gestao era de responsabilidade de outra empresa . esta empresa emitiu um aviso de debito e nao me fornece dados concretos ( avisos de debito com pagamento em falta ).

As dívidas são ao condomínio, e não a quem circunstancialmente exerce a função de administrador. Portanto, se de facto não pagou o valor que lhe é reclamado, deve pagá-lo.

inclusive esta a tentar cobrar valores relativos a um seguro multirisco que nunca integrei , pois sempre tive o meu proprio seguro multirisco.

Se tem alguma divergência nos valores, deve apresentá-la, fazendo prova dos seus argumentos.

Será que sou obrigado a fazer prova dos pagamentos que ja fiz ? ou tem de ser a empresa gestora a pelo menos apresentar em que documentos se baseia para fazer esta solicitaçao de pagamento.

A empresa deve trabalhar com base nas últimas contas aprovadas, e em eventual documentação posterior, se a houver. Se discorda dos valores apresentados, peça esclarecimentos.
  3.  # 4

Boas tardes

eu tenho recibos de tudo o que eu paguei .só que chegou a uma fase que nao tenho razoes para facilitar a gestora do comdominio .

o facto é que a antiga empresa gestora nem sequer forneceu a documentaçao relativa ao condominio .
    a nova empresa gestora ficou encarregada de reaver os documentos e de iniciar um processo judicial contra a antiga gestora .
    o facto é que , sem dar conhecimento a qualquer condomino , a actual gestora aceitou o arquivamento do processo , sem conseguir obter as actas , cartao de contribuinte etc ... deixando a antiga empresa gestora impune .

nem acesso a documentaçao existente no processo consigo ter , a gestora nao me faculta nada . o advogado que tratou do assunto , pago pelo condominio tambem nao me quer facultar uma copia do dossier , mesmo contra pagamento dos custos . é normal ?

a emissao de avisos de debitos para solicitar o pagamento das quotas é obrigatorio ? e para os recibos ?

como uma parte do valor das cotas em suspenso tem a ver com valores relativos ao serviço prestado pela antiga gestora : gestao ,custos de administraçao . Esse valor nao é pertence ao condominio mas sim a propria empresa que faz a gestao , é o seu ganho .como é que todo o valor das cotas pode ser devido ao comdominio ?

agradecido de vossa ajuda , pois é a minha primeira experiença com condominios .
  4.  # 5

eu tenho recibos de tudo o que eu paguei .só que chegou a uma fase que nao tenho razoes para facilitar a gestora do comdominio.

Não se trata de facilitar, trata-se de cumprir a sua obrigação.

O facto é que a antiga empresa gestora nem sequer forneceu a documentaçao relativa ao condominio .
    a nova empresa gestora ficou encarregada de reaver os documentos e de iniciar um processo judicial contra a antiga gestora. o facto é que , sem dar conhecimento a qualquer condomino , a actual gestora aceitou o arquivamento do processo , sem conseguir obter as actas , cartao de contribuinte etc ... deixando a antiga empresa gestora impune .

Não percebo bem o que isto possa significar, pelo que é difícil opinar. Em todo o caso, o não cumprimento de uma obrigação por parte desta administração não o isenta de pagar o que for devido.

nem acesso a documentaçao existente no processo consigo ter , a gestora nao me faculta nada . o advogado que tratou do assunto , pago pelo condominio tambem nao me quer facultar uma copia do dossier , mesmo contra pagamento dos custos . é normal ?

a emissao de avisos de debitos para solicitar o pagamento das quotas é obrigatorio ? e para os recibos ?

Aviso de débito, não. As quotas ordinárias são uma obrigação periódica, cujo valor e prazo de pagamento é conhecido do devedor.
    Recibo de quitação, sim, sempre.

Como uma parte do valor das cotas em suspenso tem a ver com valores relativos ao serviço prestado pela antiga gestora : gestao ,custos de administraçao . Esse valor nao é pertence ao condominio mas sim a propria empresa que faz a gestao , é o seu ganho .como é que todo o valor das cotas pode ser devido ao comdominio ?

A sua quota vai para o bolo do condomínio, de acordo com um orçamento. Geralmente, os gastos são diferentes do orçamentado (seja nesse caso do custo da administração, seja noutra rubrica qualquer), pelo que haverá sempre saldos a acertar. Frequentemente, esses saldos vão acumulando e criando uma folga orçamental, mas também é possível descontar em quotas futuras.
    Em todo o caso, o procedimento deverá ser uniforme, e não especificamente para a fracção "X" e para o valor da rubrica "Z".
  5.  # 6

agradecido pelo esclarecimento sr Luis

mas ajude me no seguinte :
    se estou a pagar quotas , entende se que é para liquidar um serviço efectuado . seja estou integrado numa associaçao de proprietarios e a gestao é feita por um terceiro que tem de articular os varios mecanismos necessarios .

Mas se este serviço nao esta a ser efectuado totalmente , considero natural nao ter de pagar todo o valor da quota .
    ou será que tenho de pagar a quota por inteiro e pedir depois a devoluçao de valores correspondentes aos itens que considero que nao foram executados ?

possivelmente a soluçao mais simples será de seguir o rebanho sem levantar ondas . é o que fazem os outros proprietarios , só que de certa maneira fico refem desta situaçao .e fica mais uns quantos vigaristas impunes .

cumps
  6.  # 7

se estou a pagar quotas , entende se que é para liquidar um serviço efectuado . seja estou integrado numa associaçao de proprietarios e a gestao é feita por um terceiro que tem de articular os varios mecanismos necessarios .

Não. Os condóminos pagam quotas para cobrir as despesas das partes comuns. Por razões de ordem prática o pagamento deve ser feito de forma periódica, e com base numa previsão.

Mas se este serviço nao esta a ser efectuado totalmente , considero natural nao ter de pagar todo o valor da quota. ou será que tenho de pagar a quota por inteiro e pedir depois a devoluçao de valores correspondentes aos itens que considero que nao foram executados ?

Claro. O facto de em determinada rubrica ter sido gasto menos que o previsto não impede que na globalidade possa ter havido um défice, por exemplo.

possivelmente a soluçao mais simples será de seguir o rebanho sem levantar ondas . é o que fazem os outros proprietarios , só que de certa maneira fico refem desta situaçao .e fica mais uns quantos vigaristas impunes .

Não vejo porquê. Se a anterior administração recebeu valores indevidos, devem pedir a restituição.
    Se a actual administração não cumpre, de forma injustificada, deliberações ou contratos, devem ser-lhe pedidas responsabilidades. Nada disso tem qualquer implicação nas restantes despesas.

0.0115 seg. NEW