Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

estou muito indeciso...
    para já, o projecto térmico tem definido um TS 300L da Solahart.

No entanto, através de um amigo, recebi uma recomendação que poderá condicionar a minha escolha: aquecimento central recorrendo a um recuperador de calor a água + apoio solar CF, como se pode ver no anexo (tirado do catálogo da solzaima).

Ainda é cedo para decidir...logo verei...
  2.  # 22

Não se esqueça é que o recuperador, para funcionar requere atenção, ou seja se o qui
    zer deixar ligado durante o dia, necessita que alquem o alimente regularmente. e mesmo à noite essa problema põe-se!!

Colocado por: underrunestou muito indeciso...
    para já, o projecto térmico tem definido um TS 300L da Solahart.

No entanto, através de um amigo, recebi uma recomendação que poderá condicionar a minha escolha: aquecimento central recorrendo a um recuperador de calor a água + apoio solar CF, como se pode ver no anexo (tirado do catálogo da solzaima).

Ainda é cedo para decidir...logo verei...
  3.  # 23

Alguém me sabe dizer se os esquentadores eléctricos têm integrado termostato, que permita apenas aquecer o diferencial para a temperatura pretendida?
  4.  # 24

Está a falar de esquentadores instantâneos electricos? Se sim, é claro que fazem isso.
    Os acumuladores electricos idem... mas o termoestato regula a temperatura da agua acumulada.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 25

Pedro,
    Sim, estava a falar de instantâneos.
    Tenho neste momento a solução de AQS instalada, mas ainda não tenho resistência no depósito de 300 litros.
    Não tenho experiência prévia de AQS, mas disseram-se que em função da orientação SSE, em Lisboa, e com inclinação de telhado de 40º, é provável que tenha AQS durante quase todo o ano.

Tenho um orçamento de resistência para depósito Vulcano (falange+resistência) de 200 euros, mas estimo que a coisa venha a ser bastante ineficiente, mesmo que apenas o ligue à energia nos dias em que não haja sol.

Por outro lado, ouvi dizer que os esquentadores eléctricos têm um caudal muito reduzido...

Estou muito indeciso!
    • eu
    • 29 julho 2014

# 26

antoniolx, porque diz que a resistência vai ser muito ineficiente? Tem medo de gastar muita energia elétrica? É isso?
  6.  # 27

Colocado por: euantoniolx, porque diz que a resistência vai ser muito ineficiente? Tem medo de gastar muita energia elétrica? É isso?

Estar a aquecer 300 litros, para depois gastar em um ou dois banhos, é ineficiente... No limite, chego a casa no Inverno, preciso de tomar 1 banho, tenho que esperar, que aqueça 300 litros, para só gastar um bocado. Neste aspecto, o esquentador é sempre muito mais económico e eficiente...
  7.  # 28

Eu tenho 2x100L. Um deles tem a resistência e o outro é o do solar.

Quando o do solar atinge determinado delta T do da resistência começa a aquecê-lo. Se não for suficiente para temperatura de banhos posso sempre accionar a resistência ou deixá-la durante a noite, usufruindo da bi-horária.
  8.  # 29

Além disso, tenho um esquentador preparado para solar, mas nunca tive gás. Já vinha com a casa.
    • eu
    • 29 julho 2014 editado

# 30

A água quente que não gasta, não desaparece: fica para o dia seguinte. Além disso, não precisa de esperar que aqueça, o ideal é que aqueça a água durante a noite (anterior) com tarifa bi-horária.
  9.  # 31

Colocado por: euA água quente que não gasta, não desaparece: fica para o dia seguinte. Além disso, não precisa de esperar que aqueça, o ideal é que aqueça a água durante a noite (anterior) com tarifa bi-horária.

Esta é uma experiência que ainda não tenho. Vai ser o meu primeiro AQS.
    Provavelmente não vou ter bi-horário, porque compensa cada vez menos...
    300 litros será alguma coisa, mas para vários dias sem sol no Iverno, acho que não haverá solução...

Na verdade, eu estava a pensar esperar, para depois tomar uma decisão. Infelizmente, já me disseram que para a certificação energética, tenho que ter uma solução. Aparentemente, para eles, tomar banhos mais frios não é uma solução...

Por estas e outras, estou cada vez mais convencido que estas certificações energéticas são um grande barrete...
  10.  # 32

Colocado por: antoniolxInfelizmente, já me disseram que para a certificação energética, tenho que ter uma solução.

para a certificação energética tem de ter Sistema Solar. o apoio não é obrigatório estar instalado.
  11.  # 33

Colocado por: fernandoFerreira
    para a certificação energética tem de ter Sistema Solar. o apoio não é obrigatório estar instalado.

Interessante! Dizem-me que preciso de ter, e tem de ser fotografado...
    • alc
    • 31 julho 2014 editado

# 34

Também estou com problema parecido.
    Vou começar a fazer casa, e na zona nunca irá passar gás canalizado, a ter gás teria de ser de bilha.
    E na verdade nunca mostrei ter muito interesse em ter gás, e por isso nunca liguei ao projeto da especialidade de gás. E só agora reparei que este ñ está muito de acordo, ou seja, um dos pontos de gás (esquentador) está mal localizado, está na cozinha mas devira estar na lavandaria junto do reservatório da água do painel solar.

As minhas opções são:

1-Alterar o projeto e colocar o ponto de gás na lavandaria (mas isso poderá englobar custos);
    2-Colocar o ponto de gás na lavandaria sem alterar o projeto;
    3-Usar apoio elétrico (foi isto que tive sempre em mente, mas agora ñ sei se será boa ou má opção).

A moradia é numa freguesia de Vila do Conde, para já vamos ser 2 pessoas e uma criança, e mais tarde talvez duas crianças :) :)

O que dizem, qual a melhor opção, gás ou eletricidade??

Projeto de gás:
  12.  # 35

Colocado por: antoniolx

Interessante! Dizem-me que preciso de ter, e tem de ser fotografado...

Acabei de falar para a ADENE. Confirmam-me que não é preciso ter apoio, mas que a classificação energética pode baixar...

Vou ter que ter uma conversinha com a empresa que vai fazer a certificação...

Entretanto, alguém tem ideia se a classificação pode baixar muito, sem indicação do tal apoio?
  13.  # 36

Colocado por: antoniolx

Acabei de falar para a ADENE. Confirmam-me que não é preciso ter apoio, mas que a classificação energética pode baixar...

Vou ter que ter uma conversinha com a empresa que vai fazer a certificação...

Entretanto, alguém tem ideia se a classificação pode baixar muito, sem indicação do tal apoio?

Qual a relevância de ter uma boa classificação?
  14.  # 37

já nem o benefício no IRS existe....
  15.  # 38

Do que consegui reunir, a única vantagem existe no concelho de Lisboa.
    • tostex
    • 2 agosto 2014 editado

# 39

Colocado por: Anonimo16062021
    Qual a relevância de hoje em dia quase todos os carros usarem catalisador?

O catalisador, segundo sei, ajuda a reduzir a emissão de partículas.

O CE, segundo sei, é uma série de medidas teóricas que obriga a aberrações e que nada pode traduzir acerca da eficiência de uma habitação. O construtor colocou um esquentador inteligente no meu prédio para 'poder ter boa classificação'. Muitos casos semelhantes haverá por aí em que melhor classificação não traduz maior eficiência.
  16.  # 40

Colocado por: alcO que dizem, qual a melhor opção, gás ou eletricidade??

a melhor opção para quem não quiser gás e gastar muita luz é um bomba de calor AQS exterior, pode ser ligada a um termossifão ou a um acumulador normal, se quiserem fotos, tenho uma na garagem para montar a um cliente esta semana...

0.0279 seg. NEW