Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    já agora que estamos a falar em preços"", posso partilhar uma situação, pois que é o que faço e gosto de fazer, sobretudo partilho e aprendo neste fórum (respondendo a uma intervenção atrás) para melhor compreensão do estado social.
    todos sabemos como está o mercado, mas se partilharmos situações vemos melhor, pois posso dizer de um caso que eu tive que orçamentei (tive de orçamentar, pelo que sabemos e já foi explicado por aqui), cerca de 2mil k por arquitectura, e como estão aqui arquitectos e outras pessoas do mercado, sabem que é um valor baixo para um projecto minimamente bem organizado.
    pois bem, a reacção da pessoa, neste caso sublinho pessoa jovem, foi de espanto e um olhar do tipo popular "que roubo, está a tentar dar-nos a volta", seguido de: não esperávamos tanto, é já com especialidades não é?
    sem culpar essa pessoa, nem as outras que acham caros e roubos"" esses valores, culpo apenas a falta de transparência que existe neste mercado e a falta de responsabilidade dos seus intervenientes, e claro estou a generalizar, não estou a apontar dedos a classes nem profissões.
    comprar uma migalha não é a mesma coisa que comprar um pão, uma migalha não tira a fome mas muitas fazem um pão e esse pão tira a fome.
    para quem duvida da minha boa vontade, da minha limitação"" conscienciosa de ser humano e de bem estar na vida, se não chega o balanço final das minhas intervenções aqui (lá para trás para uma resposta) que me conheça verdadeiramente antes de duvidar das minhas intenções, duvidar é sempre um mau primeiro passo, e faço a observação que não estou a dar lições a ninguém, se estiver é seguramente só para mim próprio, quem me conhece sabe disso.
    continuarei neste fórum mesmo com pessoas com constantes atitudes menos correctas, apelo é á moderação, como eu tento ter também, como disse o marco1 ultimamente este fórum tem sido um desalinho total, alias não é só no fórum basta sair à rua, e se se estiver atento nota-se que as pessoas estão menos tolerantes e respeitadoras, e com caras mais fechadas.
  2.  # 42

    Tradução muito pouco automática:

    Colocado por: AugstHill

    Agradecia que o sr. engº se moderasse nas comparações, que há um indivíduo que partilha o nome mas é mais de andar à procura da face alheia do que a oferecer a sua, e com o qual prefiro não ser conotado. Assim como assim, prefiro a companhia de pescadores do que a de comerciantes de pneumáticos.

    ... há um indivíduo que partilha o nome - com alguém que nasceu numa manjedoura, ou seja com Jesus - Alguém que partilha o nome com Jesus Cristo

    ... mas é mais de andar à procura da face alheia do que a oferecer a sua
    - Jorge Jesus andou "à pancada" no final de 2 jogos.

    Conclusão: Augstill referiu-se a Jorge Jesus

    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AugstHill
  3.  # 43

    Off-topic - Desta vez Jesus até se portou bem :)

    www.gabineteop.com
  4.  # 44

    Colocado por: j cardosoTradução muito pouco automática:
    Conclusão: Augstill referiu-se a Jorge Jesus


    "...engenheiros e estudiosos, guarda avançada de Satã a levar todos à perdição."
    Logo...
    Jorge Jesus Vs Eng. Fernando Santos
    • r#
    • 3 março 2011

     # 45

    fernando gabriel e restante foristas vou-lhes contar uma história ainda mais caricata,

    à uns 15 dias recebi um telefonema de um Eng. Técnico (com todo o respeito por esta classe ou qualquer outra) a perguntar se podia passar aqui pelas nossas instalações para pedir uma opinião técnica, à semelhança do que faço com qualquer outra pessoa mostrei total abertura. Passadas poucas horas lá apareceu (importa referir que não o conhecia, e muito menos o seu trabalho) a lamentar-se porque o chefe de departamento das obras particulares de uma CM aqui próxima lhe tinha indeferido uma arquitectura de uma moradia por os alçados estarem particularmente "fracos" (eu diria mesmo fraquinhos), qual era o seu objectivo nesta consulta, que eu lhe disse-se o que ele podia fazer para "remediar a coisa". Como para mim cada macaco no seu galho, de uma forma delicada, e como julgo que todos vós fariam, disse-lhe que caso ele o entendesse poderia fazer-lhe uma proposta de honorários, esquecer o que estava na CM (que era fraco) e recomeçar um projecto de raiz, uma vez que ninguém altera a imagem de uma moradia sem alterar, nem que de forma ligeira, as plantas (ou por menos julgava eu), lá fiz a PH, sendo uma moradia de aprox. 150m2 de construção deu 1.850,00€ +IVA de arquitectura (preço calculado com base no trabalho que daria), passado uns dias liguei ao senhor para saber se já tinha analisado a proposta, e ele diz-me que sim, mas que o cliente tinha resolvido não avançar com o trabalho.
    Agora vem o caricato da história, esta semana em conversa com um pessoa conhecida, contei-lhe esta história, e a pessoa no fim de a ouvir pede-me desculpa porque não sabia que eu tinha apresentado proposta, e também deu preço ficando ele com o trabalho. Certamente que se estão a perguntar por quanto, ora aqui vai, por 600,00€. Justificação do valor, vai aproveitar as plantas e meter uns "ornamentos" nos alçados (fazer mais uma coisa dessas que por ai mais se fazem), dando-lhe uma estimativa de 3 dias de trabalho!

    E assim vai o nosso Portugal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  5.  # 46

    Colocado por: j cardosoTradução muito pouco automática:

    Colocado por:AugstHill


    ... há um indivíduo que partilha o nome- com alguém que nasceu numa manjedoura, ou seja comJesus- Alguém que partilha o nome comJesusCristo

    - Jorge Jesus andou "à pancada" no final de 2 jogos.

    Conclusão: Augstill referiu-se a Jorge Jesus

    José Cardoso

    Estas pessoas agradeceram este comentário:AugstHill



    não sou adivinho...se fosse no tópico ganhar ao Benfica:é possivel? ai ainda ligava... eu que até ligo ao benfica e que vi ontem o cardozo, o paraguaio a falhar mais uma penalidade, não consegui ligar ao futebol e que era conversa entre os dois, mas pronto se é isso retiro o que disse, está apagado, mal entendido pelo contexto.
  6.  # 47

    Colocado por: r#à uns 15 dias recebi um telefonema de um Eng. Técnico (com todo o respeito por esta classe ou qualquer outra) a perguntar se podia passar aqui pelas nossas instalações para pedir uma opinião técnica, à semelhança do que faço com qualquer outra pessoa mostrei total abertura. Passadas poucas horas lá apareceu (importa referir que não o conhecia, e muito menos o seu trabalho) a lamentar-se porque o chefe de departamento das obras particulares de uma CM aqui próxima lhe tinha indeferido uma arquitectura de uma moradia por os alçados estarem particularmente "fracos" (eu diria mesmo fraquinhos), qual era o seu objectivo nesta consulta, que eu lhe disse-se o que ele podia fazer para "remediar a coisa".

    é preciso lata como se diz,

    Colocado por: r#Como para mim cada macaco no seu galho, de uma forma delicada, e como julgo que todos vós fariam, disse-lhe que caso ele o entendesse poderia fazer-lhe uma proposta de honorários, esquecer o que estava na CM (que era fraco) e recomeçar um projecto de raiz, uma vez que ninguém altera a imagem de uma moradia sem alterar, nem que de forma ligeira, as plantas (ou por menos julgava eu), lá fiz a PH, sendo uma moradia de aprox. 150m2 de construção deu 1.850,00€ +IVA de arquitectura (preço calculado com base no trabalho que daria), passado uns dias liguei ao senhor para saber se já tinha analisado a proposta, e ele diz-me que sim, mas que o cliente tinha resolvido não avançar com o trabalho.


    pois é isto que eu falo, mesmo com boa vontade e com preços destes, que nós arquitectos mais novos temos de fazer para combater isto, e tentar mudar a mentalidade, ainda se leva com atitudes destas, depois dizem que os arquitectos não são acessíveis em condições e preços.
    r# dá sempre que pensar que os chicos espertos é que se safam sempre não é?
    depois há aqueles que tentam denegrir a imagem de outras pessoas que entram no mercado, porque não têm a coragem de avançar estudar mais e ser melhor, e optam por denegrir a imagem dos outros, isto também acontece muitas vezes.

    Colocado por: r#apresentado proposta, e também deu preço ficando ele com o trabalho. Certamente que se estão a perguntar por quanto, ora aqui vai, por 600,00€. Justificação do valor, vai aproveitar as plantas e meter uns "ornamentos" nos alçados (fazer mais uma coisa dessas que por ai mais se fazem), dando-lhe uma estimativa de 3 dias de trabalho!


    um topografo que eu conheço a trabalhar numa câmara municipal faz desses projectos, fotocópia-muda a porta e gaba-se"" a toda a palavra, ou gabava-se de fazer um projecto por noite, e leva mil euros arquitectura"" e engenharias"",
    e isto é pura verdade não dita por mim mas pelo próprio publicamente.
    • r#
    • 3 março 2011

     # 48

    Fernando Gabriel o Mundo é desses "Chicos Espertos", então em Portugal parece que são mais que as mães, basta ver as noticias de fraudes e esquemas com que somos bombardeados todos os dias pelos meios de comunicação. Pessoas sem qualquer ambição ou capacidade vendem aquilo que são capazes de fazer (quanto a mim a um custo exorbitante para o que fazem), mas "coitados" não se lhe pode exigir mais porque não tem capacidade para tal, mas apesar de não terem jeito para umas coisas, noutras conseguem manobrar de tal forma o cérebro dos clientes que lhes vendem lagostim por lagosta, e eles saem dali com se aquilo fosse a melhor coisa do mundo!

    Eu contiuno a afirmar aquilo que já referi anteriormente, parece-me que alguns técnicos estão a criar uma crise sem precedentes nesta área, mas que se devem lembrar que também vão sentir mais dia menos dia!
  7.  # 49

    Colocado por: r#conseguem manobrar de tal forma o cérebro dos clientes que lhes vendem lagostim por lagosta, e eles saem dali com se aquilo fosse a melhor coisa do mundo!

    este também é um grande problema, e confirmo, antes na minha ingenuidade ainda avisava dessas situações, mas só perdia com isso, por isso agora só me meto se forem pessoas próximas.
    acho que o chico-espertismo deveria ser uma profissão colectável e deveria pagar irs e iva, e fazer descontos para a segurança social, com essas receitas quase que aposto que a crise era capaz de desaparecer :)
  8.  # 50

    Isso dos preços é tudo muito relativo.
    Alguns dos srs. arquitectos que responderam a este tópico chamam "chico-espertos" aos que fazem projectos por 2 mil euros. Precisam de 5 mil. Certo.
    Alguns srs. arquitectos que conheço chamam "chico-espertos" aos que fazem projectos por 5 mil euros. Precisam de 10 mil. Certo.
    Ambos dizem que para fazer um projecto decente com projecto de execução e tal, não é possível por menos.
    Ambos estarão certos... ou errados...
    • r#
    • 9 março 2011

     # 51

    Caro rsa.construcoes,

    você é que está a falar nesses valores. Mas na nossa área como na sua certamente que existem muitos dos aqui apelidados "chicos espertos". Se acha que 2mil euros são suficientes para fazer um projecto com rigor e qualidade (sem projectos de fundo de gaveta) façamos as contas para o projecto de licenciamento de uma moradia do tipo V3 num terreno de fácil intervenção, o orçamento terá de ter por base o valor de custo de hora atelier, que será calculado com base nas despesas do atelier (Ordenados, SEGUROS, despesas de funcionamento do espaço, LICENÇAS DE SOFTWARE ORIGINAIS...), prevendo por exemplo um valor de 20Euros/hora. Definição de horas:
    - Programa Base (análise de legislação, organograma funcional...) 6H;
    - Estudo Prévio (desenvolvimento de planta de implantação, perfil, plantas de piso e imagens 3D volumétricas, com impressões de todos os elementos em cada apresentação desta fase com o cliente) 64H;
    - Anteprojecto de Arquitectura (desenvolvimento de todas as peças desenhadas e peças escritas do projecto de arquitectura, Plano de Acessibilidades - Peças desenhadas e Peças Escritas) 80H;
    - Assitência ao Projecto (esclarecimento de duvidas na análise do mesmo, acompanhamento nas entidades licenciadoras...) 8H;
    - TOTAL de horas para projecto de arquitectura: 158H x 20E = 3160Euros
    Aos 3160Euros teriamos de somar o valor das Especialidades de Engenharia, que sendo feitas por um engenheiro de confiança custam por exemplo 1800Euros, e o valor de acompanhamento e direcção técnica de obra (com 3 visitas no máximo e 1 no minimo por mês) que custa por exemplo 150 Euros mês.
    Neste sentido o valor de projecto de licenciamento seria de 4960 Euros + IVA, mais o acompanhamento de obra. Isto a calcular o projecto a um valor que me parece realista na relação, qualidade, tempo e custo.
    Mas agora caro rsa.construcoes, falámos aqui no tópico num valor de 1600 Euros TUDO, acha que pode ser realista? Sabe, é por causa destes apelidados "chicos espertos" que para se conseguir "vender" um projecto por 3000 Euros completo (aplicando o mesmo empenho e aumentando o prejuízo) que cada vez se torna mais complicado.

    Façamos alguma reflexão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Fernando Gabriel, doisarquitectos, RC | ARQ, scarto
  9.  # 52

    Colocado por: rsa.construcoesIsso dos preços é tudo muito relativo.
    Alguns dos srs. arquitectos que responderam a este tópico chamam "chico-espertos" aos que fazem projectos por 2 mil euros. Precisam de 5 mil. Certo.
    Alguns srs. arquitectos que conheço chamam "chico-espertos" aos que fazem projectos por 5 mil euros. Precisam de 10 mil. Certo.
    Ambos dizem que para fazer um projecto decente com projecto de execução e tal, não é possível por menos.
    Ambos estarão certos... ou errados...


    ? não percebi nada, explique melhor
    está a dizer que os arquitectos(generalidade) e eu e o r#, que fomos os que falamos em "chicos-espertos", é que são/somos os "chicos-espertos" é isso que está a querer dizer?
    não entendi sinceramente
  10.  # 53

    Caro r#
    Dou-lhe muita razão, mas,
    Por acaso não fui eu que falei nos valores. Tanto mais que aqui já vi mais que comentados valores desses. E "chicos-espertos" há do mais alto ao mais baixo, o que também concordo consigo. Mas não estou a dizer que se consegue ou não consegue fazer projectos por esse valor. Eu acho que esses 2 mil que falou é muito baixo mesmo. É chapa 4 que depois só dá problemas depois na obra.
    Mas está errado aí numa coisa ou outra. Não deve ser o meu caro r# a fazer a direção técnica da obra. Em quase todo o lado já é obrigatório ser o técnico do empreiteiro. Além disso uma a três visitas por mês para fazer direção técnica não deve saber muito bem no que se trata. Direção técnica ou vai uma a três vezes por semana ou então está a assinar de cruz. Peço desculpa porque se calhar estou a ser muito ríspido, mas quem sabe o que é direção técnica vai-lhe dizer isso mesmo. Acho que aqui se deve informar melhor o que é.
    O restante concordo plenamente e assino por baixo. Prefiro pagar um projecto mais caro que venha com medições, tudo cotado com pormenores e 3Ds que é meio caminho andado para correr tudo bem. Mas reconheço que há muito bom arquitecto eengenheiros que andam a fazer tudo por 3 ou 4 mil euros porque ficaram quase sem trabalho. Aí sim, a culpa foi dos "chicos-espertos" dos 1500 Euros.
    Caro fernando gabriel,
    O que eu disse, baseia-se nas teorias do Einstein da relatividade.
    Para quem cobra 10 mil, os que cobram 3000 são "chicos-espertos"
    Para quem cobra 3000, os que cobram 1500 são "chicos-espertos"
    E assim por diante, mas dou mais um exemplo para perceber melhor.
    Para quem diz que faz uma casa por 900€-m2, os que levam 650€-m2 são "chicos-espertos"
    Para quem diz que faz uma casa por 650€-m2, os que levam 480€-m2 são "chicos-espertos"
    Dou mais um exemplo para que não fiquem dúvidas
    Para a Terra o Sol é enorme
    Para a Lua a Terra é enorme
    Não leve tão a peito, que é tudo relativo.

    Um abraço a todos

    Ribeiro (um chico-esperto para algumas pessoas)
  11.  # 54

    Colocado por: rsa.construcoesCaro fernando gabriel,
    O que eu disse, baseia-se nas teorias do Einstein da relatividade.
    Para quem cobra 10 mil, os que cobram 3000 são "chicos-espertos"
    Para quem cobra 3000, os que cobram 1500 são "chicos-espertos"


    está a confundir as coisas, essa teoria não é a de Albert Einstein, o chico-espertismo não se trata de dinheiro por si só, longe disso, cada um faz o preço que acha correcto e você nem eu temos nada com isso, certo?!
    chico-esperto denominado por mim e descrito aqui, é praticado por aquele que cobra por algo, serviço ou produto, que realmente em valor de mercado relativo ao trabalho que dá, ou qualidades que apresenta, está longe qualitativamente do que verdadeiramente é, ou seja é aquele que tenta enganar conscientemente ou inconscientemente (se quiser), as outras pessoas e ainda às vezes se gaba"" como eu exemplifiquei.
    mas para perceber melhor vai o exemplo:
    o feirante diz que a camisa é "chanel" e espalha a sete ventos isso, realmente tem lá o logotipo chanel, mas realmente não passa de uma falsificação, o problema é quando as pessoas compram essa falsificação a pensar que é chanel e quem tem toda a qualidade que essa marca representa, isso é chico-espertismo, porque quem vende sabe que está a vender uma coisa que não corresponde ao que diz, ou seja engana

    o chico-espertismo existe em quem cobra 10 como naquele que cobra 100, agora não é por causa desse 10 ou 100, é por causa de aquilo que realmente é oferecido ou deliberadamente escondido nesse valor.
 
0.0271 seg. NEW