Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Apresento um esboço de uma planta de um projecto modesto que pretendo iniciar num futuro proximo, sendo que este esboço foi feito por mim e não por um arquitecto.
    Agradecia que dessem feedback sobre possiveis alterações ou melhorias. Pretendo fazer uma garagem, talvez com um pequeno telheiro em jeito de anexo, ou então aproveitar a cave porque o terreno tem uma ligeira inclinação. Em todo o caso a questão de de sequer fazer cave ainda não está definida até porque preferia fazer a casa plana, mas ainda não me debruçei muito sobre essa parte.

    Obrigado.
      casa1.jpg
  2.  # 2

    olá boa noite
    em primeiro lugar deve distinguir zona semi-privada de privada, ou seja a sala e a cozinha devem estar mais perto da entrada e de um hall e os quartos afastados da entrada de casa.
    não é conveniente fazer aleatoriamente esses espaços, mistura-los.
  3.  # 3

    Sim, de facto, concordo com o fernando gabriel. Nenhum dos quartos tem privacidade em relação à sala e à cozinha. Imagine que alguém está doente, e que outro membro da família está a ver televisão com amigos. A primeira pessoa sente-se incomodada, e a segunda cheia de sentimentos de culpa. Depois ter de percorrer toda a casa para chegar à sala nao é simpático.

    Outras sugestões:

    a) preveja uma saída de serviço (pela cozinha) e uma àrea técnica (lavandaria, despensa). Só lhe vão acrescentar mais 5 ou 6 m2 à casa, mas muito mais estilo e qualidade de vida.

    b)Tente desenhar a sala menos quadrada, vai ser mais fácil de mobilar e decorar.

    c) A sua suite parece-me demasiado grandota, e quadrada tb, o que a torna (mais uma vez) dificil de mobilar de forma bonita e eficaz.

    d) As janelas parecem-me tímidas, muito pequenitas. Onde é a casa?

    e) A casa de banho da suite é mínima e sem janela. Faça-a mais confortável, e inclua uma janela (essencial para ventilação e luz natural)

    f) devo confessar que não gosto de como a fachada da sua casa vai aparecer. É demasiado igual a todas as casas construídas neste país entre os anos 70 e 80. Aquela reentrância com a porta de entrada e a janela do wc principal é demasiado vista. Sei que quer um projecto modesto, mas se está a desenhar uma casa nova, pode ser mais original (de outra maneira poupa tempo e dores de cabeça e compra uma moradia em segunda mão)
  4.  # 4

    Bom Dia,

    Siga o conselho do fernado gabriel, é o ponto de partida para equilibrar os espaços comuns e privativos.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 5

    Boa tarde

    Os post anteriores falam no principal, mas além disso eu tentaria resolver a distribuição sem ter esse corredor desinteressante em forma de "L", há formas interessantes de resolver essas situações, com hall's de distribuição, separação com elementos leves etc etc, concerteza o seu arqutecto consiguirá depois ajudá-lo.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  6.  # 6

    Bom dia,

    As minhas desculpas pela demora em responder, agradeço todas as opiniões. Realmente tenho que pensar melhor neste esboço.

    Obrigado, cumprimentos.
    • mlpp
    • 13 março 2011

     # 7

    Boa tarde a todos:
    Há muito que consulto a troca de impressões neste espaço que acho bastante interessante, salvo de vez em quando alguns comentários irónicos.
    Felicito o nmoleiro, por ter colocado aqui o que idealizou ser a sua casa.
    Estou em fase de partir para um projecto de uma habitação, vou então acompanhar as sugestões para abrir a mente com vista a obter as bases necessárias para mandar desenvolver o meu projecto, que muito gostaria ser por um Arquitecto/a mas os preços praticados parece-me serem mt elevados.
    Por acaso sabem-me dizer qual o preço médio praticado para um projecto para uma moradia R/C e 1ª andar com cerca de 180m2?
    Saudações a todos
  7.  # 8

    Colocado por: mlppBoa tarde a todos:
    Há muito que consulto a troca de impressões neste espaço que acho bastante interessante, salvo de vez em quando alguns comentários irónicos.
    Felicito o nmoleiro, por ter colocado aqui o que idealizou ser a sua casa.
    Estou em fase de partir para um projecto de uma habitação, vou então acompanhar as sugestões para abrir a mente com vista a obter as bases necessárias para mandar desenvolver o meu projecto, que muito gostaria ser por um Arquitecto/a mas os preços praticados parece-me serem mt elevados.
    Por acaso sabem-me dizer qual o preço médio praticado para um projecto para uma moradia R/C e 1ª andar com cerca de 180m2?
    Saudações a todos


    Boa tarde,

    Os preços que procura podem ser muito variáveis e dependentes de muitas condicionantes, peça alguns orçamentos, compare o que cada um oferece, mas sobretudo e mais importante adjudique o seu projecto a quem lhe inspira confiança e com acha que terá uma boa relação, isso é mais importante que o preço.

    Se quiser para começar nós poderemos dar-lhe orçamento, contacte-nos [[email protected]].

    Outro conselho que lhe dou é para trabalhar com o arquitecto desde inicio do projecto, provavelmente poupará tempo e tomará decisoes mais bem fundamentadas logo desde inicio.

    boa sorte e cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • mlpp
    • 13 março 2011

     # 9

    O projecto irá ser desenvolvido numa localidade no Baixo Alentejo, zona da Costa Alentejana.
    Reconheço que um projecto bem pensado ajuda bastante, se bem que o terreno tem mts condicionantes, insere-se num Loteamento, tem de encostar a poente com a garagem da construção contígua. Tratando-se de um lote com 17,5m de frente que vai estreitando, cujo fundo só terá cerca de 8/9m e pretendo ficar com largura para passagem de viatura até ao fundo do logradouro, logo as paredes terão de ter 1 ou dois recortes redutores. No que toca à implantação, tenho ideia de como terá de ser. Por outro lado tenho uma caixa técnica à face do terreno pelo que só posso ter uma largura para a casa de 9m e desses 9m, terão de ser reduzidos no local onde terei de deixar 3m para a passagem de carro.
    Deixar a garagem à faze da rua, rouba-me o sol nascente.

    Obrigada
    • TMG
    • 13 março 2011

     # 10

    Caro nmoleiro,

    Na minha modesta opinião, devia considerar a entrada sua casa e a distância à sala. Ao chegar a casa ou ao receber visitas, é mais "simpático" evitar que se atravesse toda a casa para chegar à sala de estar. O quarto logo à entrada e perto da escada tenderá a sofrer perturbações devido ao movimento de outras pessoas na casa. Considere colocar a área "pública" da casa mais próxima da entrada e a área privada mais resguardada.

    A título de curiosidade, que software utilizou para desenhar esse esboço?
  8.  # 11

    Colocado por: mlppEstou em fase de partir para um projecto de uma habitação, vou então acompanhar as sugestões para abrir a mente com vista a obter as bases necessárias para mandar desenvolver o meu projecto, que muito gostaria ser por um Arquitecto/a mas os preços praticados parece-me serem mt elevados.
    Por acaso sabem-me dizer qual o preço médio praticado para um projecto para uma moradia R/C e 1ª andar com cerca de 180m2?


    varia, depende de arquitecto e claro do trabalho a realizar e o que pretende, não são elevados, peça alguns orçamentos.

    Colocado por: mlppTratando-se de um lote com 17,5m de frente que vai estreitando, cujo fundo só terá cerca de 8/9m e pretendo ficar com largura para passagem de viatura até ao fundo do logradouro, logo as paredes terão de ter 1 ou dois recortes redutores. No que toca à implantação, tenho ideia de como terá de ser. Por outro lado tenho uma caixa técnica à face do terreno pelo que só posso ter uma largura para a casa de 9m e desses 9m, terão de ser reduzidos no local onde terei de deixar 3m para a passagem de carro.

    há sempre soluções não se preocupe, desde que saiba que há condicionantes e quais são, se calhar o melhor é começar um tópico novo talvez receba alguma ajuda nesse aspecto.
  9.  # 12

    Colocado por: nmoleiroealmente tenho que pensar melhor neste esboço.


    Pois eu penso que deve deitar pró lixo e começar de novo.

    Colocado por: mlppque muito gostaria ser por um Arquitecto/a mas os preços praticados parece-me serem mt elevados.


    Talvez sejam elevados, mas vale a pena gastar dinheiro num bom projecto. O mmoleiro poderia poupar o dinheiro do projecto e construir a casa que desenhou, mas iria arrepender-se o resto da vida.
  10.  # 13

    Cara mlpp,

    Tem um sussurro.

    www.gabineteop.com
  11.  # 14

    Colocado por: TMG

    A título de curiosidade, que software utilizou para desenhar esse esboço?


    Bom dia,

    Mais uma vez obrigado pelas opiniões, usei o Floorplanner, é gratuito e funciona no browser, ou seja temos de estar online.
    Vou tentar melhorar o esboço(ou fazer outro), e já agora para não dar a ideia que não vou precisar de arquitecto, apenas quero que a minha casa tenha algo "meu", pois não pretendo prescindir dos serviços de um arquitecto, e assim talvez lhe facilite um pouco o seu trabalho.

    Cumprimentos

    Cumprimentos.
  12.  # 15

    Colocado por: mlppBoa tarde a todos:
    Há muito que consulto a troca de impressões neste espaço que acho bastante interessante, salvo de vez em quando alguns comentários irónicos.
    Felicito o nmoleiro, por ter colocado aqui o que idealizou ser a sua casa.
    Estou em fase de partir para um projecto de uma habitação, vou então acompanhar as sugestões para abrir a mente com vista a obter as bases necessárias para mandar desenvolver o meu projecto, que muito gostaria ser por um Arquitecto/a mas os preços praticados parece-me serem mt elevados.
    Por acaso sabem-me dizer qual o preço médio praticado para um projecto para uma moradia R/C e 1ª andar com cerca de 180m2?
    Saudações a todos


    boas
    na zona do grande porto cerca de 4/5 mil euros, é aceitável
    mas varia muito com o perfil do arquitecto escolhido, mais experiência normalmente mais caro/ mais provas dadas mais caro. se poder escolha um que possua uma equipa que faça todas as especialidades, fica mais barato em conjunto.
    um abraço
 
0.0222 seg. NEW