Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite,

Estou com um problema com o condominio devido a partes comuns,o problema é o seguinte,
    Vivo num predio com 6 apartamentos no qual 2 são Duplex com entrada própria.
    O prédio ten 3 entradas, a do prédio(4 inclinos),a do 1º Duplex e a do 2º Duplex.O que acontece é que possui um Duplex onde a minha entrada só minha é parte comum do prédio, o condominio diz que não limpa a minha entrada visto ser só utilizada por mim mas eu e o outro inquelino do Duplex temos que pagar a agua utilizada para a limpéza do prédio e a limpeza exterior da entrada deles. Contactei a Deco que me disse que não deveria pagar essa limpeza visto não ter que utilizar essa entrada ou então se pagar o condominio tem que limpar a minha e a do outro Duplex.
    alguem me ajuda nesta questão?
    • Gee
    • 2 março 2011

# 2

Se a entrada é comum, cabe aos administradores manterem a entrada/passagem limpa.
    Se é ou não utilizada por todos não é motivo válido. Se paga o condomínio é obrigação deles cuidarem de todas as partes comuns.
    Quer dizer, se pintarem o prédio, essa parte aí passam à frente??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LAUSANNE
  2.  # 3

Pois mas o problema é que a minha entrada só da mesmo acesso ao meu duplex e por isso eles alegam que é parte comum mas só de um utilizador mas não concordo visto nao me limparem a minha eu ter que pagar a limpeza da entrada do prédio pois eu também nao acedo por essa entrada.Agora a minha dúvida é visto só eu ter acesso não tem que limpar? e sou obrigada a pagar a limpeza deles é que tou a pagar a mais de um ano.
    • Gee
    • 2 março 2011 editado

# 4

Essa entrada faz parte do prédio certo? Ou foi feita posteriormente por si?
    Quanto ao que diz na lei:

Artigo 1421.º - (Partes comuns do prédio)
    1. São comuns as seguintes partes do edifício:

a) O solo, bem como os alicerces, colunas, pilares, paredes mestras e todas as partes restantes que constituem a estrutura do prédio;
    b) O telhado ou os terraços de cobertura, ainda que destinados ao uso do último pavimento;
    c) As entradas, vestíbulos, escadas e corredores de uso ou passagem comum a dois ou mais condóminos;
    d) As instalações gerais de água, electricidade, aquecimento, ar condicionado e semelhantes.

2. Presumem-se ainda comuns:

a) Os pátios e jardins anexos ao edifício;
    b) Os ascensores;
    c) As dependências destinadas ao uso e habitação do porteiro;
    d) As garagens;
    e) Em geral, as coisas que não sejam afectadas ao uso exclusivo de um dos condóminos.

Resumindo, se é exclusivamente usado por si, está excluído das partes comuns.
  3.  # 5

são 3 entradas identicas só que duas dão acesso cada uma a entrada de um duplex. O condominio diz que é uma parte comum do prédio mas que é como um terraço. A minha duvida é se nos nao acedemos a entrada deles temos que pagar mensalmente a agua que é utilizada no prédio e a limpeza da entrada deles ~?
    a entrada não fui e que a fiz faz parte do predio.
  4.  # 6

Tem garagens??
    Qual o acesso??
    A entrada para os outros condóminos tem elevador com acesso a caves??
    A entrada para os outros tem acesso a uma cave com garagens??
    • 1255
    • 4 março 2011

# 7

1º tem de saber se é zona comum ou não, ou se é zona de uso exclusivo da sua fracção. Pode ver isso no título de propriedade horizontal. Há um documento com desenhos e tudo, respeitante a essa propriedade horizontal que define o que é zona comum, privada ou zona de uso exclusivo de uma determinada fracção. Está na câmara e a administração também deve ter essa documentação arquivada.
    Se é zona de uso exclusivo da sua fracção deve saber também o que deliberou a administração do condomínio em relação ás despesas dessa manutenção.
  5.  # 8

Caros IM, bom dia.
    De conformidade com a legislação seguinte, do Cod. Civil, torna-se fácil obter a informação que pretendem, sendo que, não só os dondóminos dos duplex, como os condóminos das outras três entradas, devem suportar as respectivas despesas, pelo que o Administrador deverá utilizar o método ponderado de cálculo de quotizações.
    Artigo 1424.° - Encargos de conservação e fruição
    3- As despesas relativas aos diversos lanços de escadas ou às partes comuns do prédio que sirvam exclusivamente algum dos condóminos ficam a cargo dos que delas se servem. Cumptos, [email protected]

0.0123 seg. NEW