Provavelmente este tópico já esta "morto", no entanto deixo aqui alguns pontos: Primeiro ponto Calor: Transferência de energia Temperatura: é uma forma de medir a energia produzida pela vibração das partículas Equilíbrio: é a lei da natureza. Num espaço de tempo infinito existe equilíbrio total. Isto é que num sistema com temperaturas diferentes, vai existir a transferência de energia dos elementos em maior vibração (mais quentes) para os elementos com menor vibração (mais frios). Segundo ponto A ventilação de uma habitação inicia-se nos quartos (incluindo a sala) e finaliza-se nas cozinhas e casas de banho. Isto é, o ar exterior entra pelas fachadas das salas e quartos e sai pelas cozinhas e casas de banho. Para isto acontecer é preciso existir pontos permeáveis ao ar em ambos os locais. e para que o fluxo seja Quartos/Sala ----> Banheiros/Cozinhas é preciso que exista uma pressão do ar menor na cozinha/banheiros do que nos quartos/salas. Isto consegue-se por exemplo com um exaustor.
Conclusões Os elementos de produção devem ficar por baixo das janelas das salas/quartos (genericamente) para que o ar que entra seja aquecido o mais rapidamente possível. Resulta assim uma corrente de ar mais quente e com humidade relativa menor, melhor comportamento hidrotérmico do edifício. A energia libertada pela fonte de calor é libertada para o exterior mais rápido, por estar perto da janela, no entanto a energia existente no edifício sairá com menor facilidade do mesmo já que a energia na janela é superior à energia no resto do edifício.
Isto é o que acontece de uma forma genérica e habitual. Muito mais pode ser dito e explicado, mas penso que o que escrevi pode já servir para melhor perceber os fenómenos que ocorrem. (nada garante que possa estar ou não errado, a ciência de ontem não é a mesma d'amanhã)