Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!

Não o vou fazer já, mas tenciono deixar a minha sala preparada com um ponto de electricidade num sitio onde no futuro colocarei um aquecedor electrico de parede.

A minha sala tem uns 4,5 metros por 5,5 metros.

Não tem varanda, mas tem uma janela grande numa das arestas de 4,5 metros

Esteticamente estava a pensar em colocar o referido aquecedor precisamente debaixo do parapeito da janela , mas desconheço se esse será o melhor sitio para o fazer, na medida em que essa janela tem caixilhos em aluminio, mas não tem vidros duplos.
    Pelo expostoo, e não sendo a minha especialidade, gostaria de perceber se os aquecedores devem ficar perto do sitio que tem mais perdas energeticas, ou o mais afastado possivel desse sitio, ou se não tem nada a ver :)
      JPG_afb07acd0de3cb4482c280742bea5b05.jpg
  2.  # 2

é esse mesmo o melhor sítio: debaixo da janela!

impede as trocas térmicas, com a vantagem de que com o diferencial de temperatura por norma gera-se uma pequena corrente de ar que fará deslocar e transportar o calor emanado pelo aquecedo para o resto da divisão.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  3.  # 3

Obrigado pela explicação :)
  4.  # 4

Discordo.

O melhor sítio para colocar um convector (fonte de calor) é o MAIS LONGE POSSÌVEL da janela (fonte de frio) para que o ar quente CIRCULE por toda a casa provocando trocas térmicas, em vez de se limitar a aquecer o vidro da janela.

O ar quente sobe em frente ao convector.
    . Se este estiver mesmo debaixo da janela, a troca térmica termina práticamente aí.
    - Se o convector estiver na parede oposta à janela, provoca uma circulação do ar (o ar sobe junto ao convector, indo pelo tecto até à janela e obrigando a que o ar frio venha por baixo, da janela para o convector) que permitirá o aquecimento homogéneo de todo o quarto.
  5.  # 5

Ui ... e agora ? AS vossas opiniões não podiam ser mais dispares... meto a meio ? :P
  6.  # 6

Agora... não sei! Um de nós está enganado :-)

Mas estamos ambos de acordo: geram-se correntes de ar para aquecer todo o espaço.

Pessoalmente não gostava de ter uma corrente de ar frio ao nível dos pés... e se é nas janelas que ocorrem as maiores perdas térmicas (ainda pra mais são em aluminio e vidro simples), a meu ver esse é o 1º alvo a abater...

É uma questão de pesquisar algo mais e tentar chegar a uma conclusão.
  7.  # 7

Estive também a pesquisar,e por exemplo neste topico são da opinião que o aquecedor junto à janela só irá servir para que o calor saia logo pela janela com vidro simples.
    A unica vantagem de estar junto é janela pelos vistos é a de embaciar menos :P
  8.  # 8

Colocado por: treladocao Pessoalmente não gostava de ter uma corrente de ar frio ao nível dos pés... e se é nas janelas que ocorrem as maiores perdas térmicas (ainda pra mais são em aluminio e vidro simples), a meu ver esse é o 1º alvo a abater...

«corrente de ar» é exagero. :-)
    É uma deslocação de massa de ar a uma velocidade imperceptível. Aliás, parece que é mais saudável ter os pés frios e o corpo quente que o contrário (para a circulação sanguínea).

O problema do «alvo a abater» (janela com vidro ligado ao FRIO exterior) é que ele é infinitamente maior que o projéctil atirado (convector).
    Por isso, se o convector estiver mesmo por baixo da janela poderá aumentar as trocas térmicas em frente à janela, mas (praticamente) nada se passará no lado oposto (à janela).
  9.  # 9

Estive também a pesquisar,e por exemplo neste topico são da opinião que o aquecedor junto à janela só irá servir para que o calor saia logo pela janela com vidro simples.
    A unica vantagem de estar junto é janela pelos vistos é a de embaciar menos :P

https://forumdacasa.com/discussion/15763/2/problemas-de-condensacao
  10.  # 10

eeheh

atenção, acho os argumentos do LuisKW bastante válidos e racionais... mas, pessoalmente e pelas razões apontadas, EU optaria por colocar os aquecedores por debaixo das janelas, ou próximo delas, uma vez que uma das melhores maneiras de aqucer uma casa, é impedir que o frio entre ;)
  11.  # 11

Colocado por: treladocao...uma das melhores maneiras de aqucer uma casa, é impedir que o frio entre ;)

Falso de novo. :-)

Para ser exacto, é o calor que SAI, não é o frio que "ENTRA". :-)

Imagine que você está no Polo Norte. Um frio de rachar.
    Se você fizer uma casa todinha em cortiça impedindo «o frio de entrar», continuará com frio.
    A não ser que AQUEÇA a casa (e não, apenas, o vidro da janela por onde entra a luz).
  12.  # 12

Bem... para que conste, eu não percebo nada de aquecimentos ou termodinâmicas ou afins...
    O que não me impede de exprimir opiniões, ainda que contraditórias das de outros.
    Do pouco que aprendi na univ. sobre este assunto, a melhor solução seria debaixo das janelas, e tal nunca é feito devido ao factor estético associado.

Isto para realçar o facto de que, obviamente, um aquecedor junto a uma janela não se vai limitar a aquecer o espaço da janela, mas permite também aquecer a restante divisão!

Se mais, se menos, se melhor, se pior, tudo depende de vários factores.

Neste caso em particular julgo ser a solução mais correcta visto os alumínios e vidros serem simples.
    Pode é complementar com outro aquecedor nessa divisão, aliás, até aconselho a isso!

Quer outro truque? Meta uns cortinados "pesados" nessa janela, para impedir/dificultar as trocas térmicas, e aí sim, aplique o aqucedor noutro local.

Nada como experimentar várias soluções para ver os vários resultados.
  13.  # 13

Colocado por: treladocao Isto para realçar o facto de que, obviamente, um aquecedor junto a uma janela não se vai limitar a aquecer o espaço da janela, mas permite também aquecer a restante divisão!
    Depende do tipo de «aquecedor».

Se for um RADIADOR, é diferente de um CONVECTOR, ou ainda de um «Termo-ventilador».

Mas mantenho que no caso do civismo - convector - onde ele é menos eficaz é estando perto da fonte de frio.
  14.  # 14

Acho que vou meter um carril electrificado à volta da minha sala para o convector poder ser experimentado em diversos angulos :P
  15.  # 15

Olá civismo

A mim aconselharam me a colocar os aquecedores nas paredes internas da casa e não nas paredes exteriores e muito menos junto às janelas. Coloquei aquecedores da duo-thermo que funcionam pelo principio da radiação. A explicação deles é
    Onde devo instalar o Sistema Duo-Therm para aquecer com o máximo de eficiência?
    O Sistema Duo-Therm deve ser instalado em paredes de interior, devido ao facto da pedra irradiar calor para a parede em que é colocada . A parede vai acumulando o calor e funciona, tal como a pedra, como um acumulador de calor. A sala contígua àquela em que está instalada a laje-radiador vai beneficiar do calor transmitido pelo verso da parede. Para salas onde seja impossível a instalação em paredes de interior, aconselhamos o Moving Heather, ou a aplicação de um isolamento (por exemplo, Space Reflex) entre a laje-radiador e a parede exterior, a fim de evitar perda de energia.

De facto funciona como eles dizem, instalei tudo em paredes interiores e alternadas e o resultado é que ponho a mão na paredo do quarto contiguo e está quentinha!

Para o seu caso talvez seja bom ver as instruções do fabricante do produto que tem em vista instalar.

Cumpts
  16.  # 16

Colocado por: paulalOlá civismo

A mim aconselharam me a colocar os aquecedores nas paredes internas da casa e não nas paredes exteriores e muito menos junto às janelas. Coloquei aquecedores da duo-thermo que funcionam pelo principio da radiação. A explicação deles é
    Onde devo instalar o Sistema Duo-Therm para aquecer com o máximo de eficiência?
    O Sistema Duo-Therm deve ser instalado em paredes de interior, devido ao facto da pedra irradiar calor para a parede em que é colocada . A parede vai acumulando o calor e funciona, tal como a pedra, como um acumulador de calor. A sala contígua àquela em que está instalada a laje-radiador vai beneficiar do calor transmitido pelo verso da parede. Para salas onde seja impossível a instalação em paredes de interior, aconselhamos o Moving Heather, ou a aplicação de um isolamento (por exemplo, Space Reflex) entre a laje-radiador e a parede exterior, a fim de evitar perda de energia.

De facto funciona como eles dizem, instalei tudo em paredes interiores e alternadas e o resultado é que ponho a mão na paredo do quarto contiguo e está quentinha!

Para o seu caso talvez seja bom ver as instruções do fabricante do produto que tem em vista instalar.

Cumpts

Obrigado pela sua opinião! Não conhecia, mas fiquei a conhecer o sistema Duo-Therm http://www.duo-thermo.com/por/interior.php

Realmente não tenho interesse em aproveitar o calor para nenhuma divisão contigua, e tenciono coisa simples, de pendurar na parede.
    Não sei ainda o que vou comprar, até porque não o fazer num futuro proximo, apenas quero deixar um ponto de electricidade com boa amperagem no local onde venha a meter um dia tal aparelho.
    • 1255
    • 4 março 2011

# 17

Em minha casa tenho sistema de aquecimento com caldeira a mazoote e radiadores a água. Tenho quartos com radiadores junto das janelas e quartos com radiadores nas paredes interiores.
    O que posso dizer é que os quartos onde os radiadores estão por baixo do parapeito da janela não são tão quentes como os outros. Talvez tenham sido mal dimensionados ou tenha optado mal em aplicar cortinados "pesados" com blak out - dupla calha - e ainda por cima até ao chão. Os quartos têm a mesma orientação solar.
    Tenho vidro duplo mas sem corte térmico.
    Tenho melhor ambiente nos quartos onde o radiador está "à vista" nas paredes interiores. Se fosse hoje, optava por colocar todos assim.
    • kami
    • 4 março 2011

# 18

Boas

Já falaram ... mas reforço a ideia. Debaixo de uma janela normalmente estão cortinados... o que faz com que ou os tem abertos ou então o calor vai demorar muito mais a chegar... e vai chegar menos pois vai aquecer bastante mais a parede...
    Depois o calor nos cortinados não faz muito bem aos tecidos...

Cumps
  17.  # 19

eu quando falei nos cortinados não quis dizer que na mesma janela teria cortinados pesados + aquecedor!!

Falei nos cortinados para reforçar a ideia de que um aquecedor noutro ponto sem ser debaixo de uma janela, quando ajudado por uns cortinados pesados colocados na janela da divisão, resulta bem: aquece dum lado, e os cortinados impedem trocas térmicas.

Logo, não acho bem aplicar cortinados nas janelas onde se vão colocar aquecedores por debaixo, pois aí obviamente o calor não vai circular.

Basta ler a experiência do (da?) 1255!!
  18.  # 20

Por tudo o que aqui foi dito, coloco entao o aquecedor de parede perto da mesa e cadeiras, certo (representado no esquema que fiz da sala com uma barra vermelha)

E se quiser deixar uma pre instalação feita para ar condicionado, onde o devo meter ?
      esquema-da-sala.jpg

0.0238 seg. NEW