Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um exaustor na minha cozinha há cerca de 4 anos, mas este praticamente já não funciona. Não sei se será dos filtros, do motor, mas não funciona. A cozinha é interior, e neste momento fica cheia de gordura. Os filtros são lavados uma vez por semana, mas ao fim de 2 dias já estão a pingar gorduras. A questão é que tenho é que tipo de exaustor e que características devem ter na aquisição de um novo? Já agora, o que estará a originar esta situação? Eu vou a qualquer grande loja tipo worten e não me sabem explicar nada, somente ler as características que vêm no papel e que tamém eu sei ler... obrigado.
  2.  # 2

... caro Hugo se ao fim de 2 dias já está a pingar gordura... é porque cozinha muitos fritos!!!!
    Se os filtros ficam saturados muito depressa, não se admire se os motores tenham que ser desmontados e limpos ( se for habilidoso pode fazê-lo) pois é provavel que estejam cheios de gordura.
    •  
      FD
    • 16 setembro 2008 editado

# 3

Os exaustores podem funcionar em dois modos: exaustão e recirculação. No primeiro, sugam o ar, fazem-no passar por um filtro antigordura e odor e levam-no até ao exterior através de uma conduta. O filtro retém a gordura presente no vapor libertado pela comida. Com o segundo, o ar é sugado, filtrado e lançado na cozinha.
    O desempenho no modo de recirculação é muito inferior. Por isso, se vai construir uma casa, preveja uma conduta de evacuação (vulgar chaminé),para poder usar o de exaustão. Deixe, pelo menos, 65 cm de espaço entre o exaustor e o fogão. Assegure-se ainda de que o primeiro é, no mínimo, tão largo quanto o segundo e garanta uma boa ventilação.
    No geral, estes exaustores têm três velocidades, que podem ser escolhidas consoante o tipo de cozinhados. Mas, quanto mais depressa funcionam, mais ruído emitem.
    A eficácia é superior no modo de exaustão. Além disso, em Portugal, os sistemas de recirculação são pouco usados. No quadro, indicamos-lhe, os resultados para a exaustão. A fim de avaliarmos o desempenho, considerámos o ar aspirado, a absorção de gordura e a extracção de vapor e odores.
    Quase todos os aparelhos têm apreciações entre o bom e o muito bom.

(...)

Os cuidados de manutenção são diferentes para os dois tipos de filtros utilizados pelos exaustores. Alguns retêm a gordura presente nos vapores. À medida que vão acumulando estas substâncias, altamente inflamáveis, o risco de incêndio aumenta. Por isso, é muito importante fazer uma limpeza regular, respeitando as instruções do fabricante.
    Os filtros metálicos (como os que apresentam os modelos testados) podem ser colocados na máquina da loiça ou lavados à mão, com água quente e detergente.
    Os filtros antiodores (de carvão activo) só servem para usar no modo de recirculação, isto é, quando o ar é filtrado e de novo lançado na cozinha. Se não for feita uma correcta manutenção, a sua eficácia fica comprometida. Têm de ser trocados periodicamente.

Os exaustores testados são eficazes a extrair fumos e gordura na sua cozinha, mas trabalham de forma bastante ruidosa.
    No grupo dos modelos de gaveta, o Bosch DHI 645 HX (entre € 136 e € 218) e o Siemens LI 28031 (entre € 141,85 e € 219) são Melhor do Teste e Escolha Acertada. A Escolha Económica é o Edesa 1CT-230 X (entre 88 e 120 euros). Estas são também as melhores opções para os leitores da Madeira. Já os açorianos mantêm todos os nomeados, excepto a Escolha Económica, que não atribuímos neste caso.
    O Miele DA 409 (entre € 862 e € 958) é o Melhor do Teste para os modelos de chaminé. Com um preço mais interessante, a Escolha Acertada recai sobre o Fagor 5CDC-90X (entre 205 e 282 euros). Já a Escolha Económica é o Best K 24 L (entre 141 e 201 euros). Para os leitores da Madeira, o Melhor do Teste é o AEG-Electrolux 8490 D – m (entre € 464 e € 533,81 na região autónoma). A Escolha Acertada mantém-se, ao passo que a Escolha Económica é o Indesit H 591 IX (entre 229 e 267,40 euros). Os açorianos dividem o Melhor do Teste com os continentais e têm no AEG-Electrolux a Escolha Acertada (entre € 500 e € 556,39 nas ilhas). Por fim, o Indesit (€ 230,89) é a Escolha Económica.

Fonte: revista Proteste.

Diria também para utilizar frigideiras, tachos e panelas tapadas, dessa forma, alguma da gordura não sai.
    Tenho disto e estou relativamente contente, o fogão fica muito menos sujo quando uso:

http://www.tefal.pt/All+Products/Cookware/Non+stick+cookware/Products/Acess%C3%B3rios+Ingenio/Acess%C3%B3rios+Ingenio.htm
  3.  # 4

não é feita referência aos integráveis??
  4.  # 5

Boas.

Alguem conhece o exaustor de ilha FRANKE modelo FTU 3807 I XS?

E esta marca tem boas referNcias neste tipo de material?

Obrigado.
    • A.M
    • 26 fevereiro 2011 editado

# 6

Colocado por: FD Deixe, pelo menos, 65 cm de espaço entre o exaustor e o fogão.

e no maximo?

0.0108 seg. NEW