Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    SL, eu para dizer a verdade teria imensa coisa para dizer sobre o seu projecto. Há praí muita coisa a melhorar!

    Como você mesma diz, ainda não começou a construir e já está chateada porque não tem uma casa de banho ao pé da cozinha, que lhe iria dar imenso jeito. Imagine a falta que lhe fará quando a casa for de pedra e cal!

    Depois falaria também de outros detalhes...vários.
  2.  # 22

    Olhe, aproveito que estou à espera que o arroz de pato saia do forno, e digo-lhe o que seria de melhorar no seu projecto:

    1) A entrada. Entrar directamente para as salas, sem nenhuma espécie de resguardo, não me parece cómodo num país como o nosso. Vai estar sentada na sala a levar com frio e humidade sempre que alguém abrir a porta. Isto para não dizer que se receber visitas de surpresa, ninguém tem tempo para se remeter composto. Abriu a porta, abriu a casa ao mundo.

    2) A lareira com recuperador de calor. Porquê ali naquela posição, que não é carne nem peixe?

    3) Aquela escada. Ali e com aquele formato pq?

    4) Conjunto salas + mezzanino. Muito metro cúbico para aquecer, muito chão para limpar sem um lucro em termos de privacidade. Tem imenso espaço dedicado à zona social, mas se tivesse só uma salinha de 15m2 a privacidade que conseguiria seria praticamente a mesma.

    5) A cozinha. Bonita a organização do espaço, mas nem uma despensa, uma lavandaria, uma área escondida. Nas cozinhas há sempre coisas que não se querem fazer no mesmo espaço, ainda que se tenha de fazer ao mesmo tempo (ex.: secar roupa e fritar batatas). Há sempre imensa coisa que se quer escondida.

    6) A garagem. Sem entrada directa para a casa. Tem de sair para a rua para reentrar em casa. Novamente frio, chuva, neve, sol de chapa, etc....

    7) A disposição. A Garagem e a área técnica viradas a sul? Pq?

    8) As casas de banho - uma casa de banho comum enorme (imagino que era possível fazer qq coisa diferente cumprindo as acessibilidades e tendo um aspecto melhor), uma casa de banho exterior com banheira (ou é base de duche?), um wc da suite a dar para um quarto de vestir inexplicavelmente sem janela, nenhum wc social.

    9) Corredor de distribuição dos quartos não é nada bem pensado. Quase mais valia ficar com um dos quartos e o wc virados a nordeste, para não ter essa curvazinha sem sentido.
    • SL
    • 8 março 2011

     # 23

    Bom dia,

    Vamos lá ver se consigo responder a estes pontos todos:

    1) Irá haver uma especie de resguardo, para quem tocar a campanhia, não ver directamente as salas. Em principio será um aquário de 3m de comprido, com moveis por cima e por baixo. A Laje vai ser reforçada nesse local e haverá saída para as aguas....

    2) Quanto a lareira, o meu marido e eu, estamos realmente a pensar mudar de local. Eu adoraria ter naquele sitio e depois um movel feito em pladur que desse continuidade....mas o meu marido não gosta da ideia de ter o tubo a passar juntinho da gradeamento da mezanine. Qual seria a sua solução?

    3) A mezanine vai servir de escritório para o meu marido. Se tivesse a escada sempre a direito, iria cortar a visibilidade para a area do bar (canto junto da cozinha e perto da porta de entrada). É onde ele vai passar mais tempo (trabalhador por conta própria) e agrada-lhe ter o seu espaço desta forma. Ter as escadas na sala de jantar, para nós não tem muita lógica e na cozinha muito menos....mas o que estava a pensar?

    4) Sempre quizemos ter a area social com areas grandes, sei que tenho muito para limpar, mas para os convivios que fazemos e para nos sentirmos com espaço a nossa volta, quizemos estas dimensões. A quem faça 2 cozinhas (dentro e fora de casa) e um anexo para churrasqueira com uma mesa de grandes dimensões para os convivios e tb para não sujar a casa por dentro. Eu não sou dessa opinião, não estou para ter divisões a mais, apenas para a outra ficar limpa e não estragar. Se tenho estas areas, é mesmo para aproveitar ao máximo. Se sujam, limpa-se....teria que limpar na mesma a churrasqueira de fora e a mesa de grandes dimensões. Isto é apenas para explicar o motivo pelo qual temos tantos m2 para a area social. Irei ter numa parte a sala de jantar,na outra sala de estar e um bar com bilhar (se houver euros)...lollll. Sei que são muitos m2 para aquecer, mas isso está a ser tratado....

    5) Já tive no projecto uma lavandaria/ dispensa, mas acabamos por retirar. A lavandaria será na sala das máquinas e a dispensa não será necessária...a cozinha tem imensa arrumação, acredite! E não tenho tanta coisa assim para a encher....

    6) Não quizemos acesso directo a casa por 2 motivos. Primeiro os fumos e cheiros e segundo, é muito raro colocar os 2 carros na garagem. O alpendre é bem grande e a porta é logo ali na cozinha. Não me vou molhar....

    7) Opção nossa devido ao que temos junto do nosso terreno.

    8) A WC de fora, tem base de duche
    A WC da suite dá para um quarto de vestir que em principio terá um vidro fixo para ter claridade, apesar de haver janela no quarto e casa de banho...
    A WC Geral é grande, mas tem que cumprir as normas de acessibilidade...Quanto a WC Social, estamos novamente no mesmo ponto...vê alguma solução?

    9) Quanto ao corredor, tinha que ser assim, porque pedimos que 2 quartos fossem virados para o jardim e outro para a frente da casa. Devido as tais medidas que tinhamos de construção, não dava de outra forma. Se não fosse os tais 30 metros de frente para construção, a casa seria bem diferente. Mas não se pode ter tudo a mão....

    Obrigada Sr. Italiano pelos seus comentários. Espero ter respondido de forma clara...

    Cpts
    SL
  3.  # 24

    Colocado por: SLBoa Noite,

    Quando falei em esticar, queria dizer que com a planta que está actualmente não podia colocar outra WC de apoio a zona de lazer e cozinha.
    Adoraria ter uma WC perto da cozinha com apenas 2 ou 3 metros quadrados mas onde colocar? Se não posso mexer nas paredes exteriores por já estarem no limite...
    A casa de banho geral tem que ter as medidas de acessibilidades, por isso ela ser grandita...
    Alguém tem alguma ideia de onde poderia ter uma WC perto da cozinha?
    Cpts
    SL


    Quando digo que tem espaço suficiente não quer dizer que tenha de criar um sanitário que não cumpra as acessibilidades.

    Vou dar um exemplo.
  4.  # 25

    SL

    sinceramente acho que devia pedir para optimizar melhor o seu projecto.
    estive para não dizer nada mas tudo poderia ser melhor trabalhado.
    acho que até tem áreas generosas e que podiam ter permitido outras "distribuições" das vivências, parece tudo assim um pouco forçado e cheio de constrangimentos.
    Por exemplo já viu quem está nos quartos o acesso que tem á cozinha?? atravessa a sala toda, depois tem uma cozinha toda linda com uma ilha e está a cozinhar e apenas vê alguém sentado em frente e uma parede virando as costas á janela.
    com tanto espaço e não consegue ter uma wc pequenina de serviço ( ou social) dentro de casa
    a wc das acessibilidades podia muito bem estar encostada á fachada reduzindo o espaço de circulação, ficando mais acessível aos quartos e ainda com janela para o exterior, é que assim pelo menos para um dos quartos não dá jeito nenhum.
    a lavandaria na garagem sem saída para o exterior não me parece bem.
    os quartos não usufruem nada do sol nascente que é bem agradável de manha.
    enfim diz que tem 30 m de frente e isso era mais do que suficiente para fazer uma casa bem distribuída.
  5.  # 26

    Se calhar nao fui claro no meu ponto 4. Eu tambem concordo que a casa deve ser para ser usada toda, sem divisoes para fazer vista e divisoes para viver de facto. No entanto, imagine a seguinte situacao: o seu marido a trabalhar no mezzanino, stressado com um prazo e uma tarefa dificil, os seus filhos adolescentes a jogarem bilhar, a SL a ver um filme, a empregada/sogra/etc a colocar a mesa para o jantar enquanto trauteia uma cancaozinha. Uma grande festa, nao? Uma grande confusao, isso sim.

    O meu comentario queria dizer que apesar de voce ter muitos metros quadrados dedicados ao espaco social, nao tem privacidade em nenhuma das areas. E como estar num grande loft. Mas os lofts regra geral sao habitados por solteiros:-)

    Dito isto, faco minhas as palavras do marco1. E j'a agora digo uma coisa a que (penso) em Portugal ninguem liga nenhuma, mas noutros paises 'e central. Ok, a casa tem de ser ao seu gosto, esta' a ser construida para si. Mas existem detalhes de conforto (como nao ter de sair de casa enquanto neva para ir tratar da roupa suja, ou passar duas horas a engomar com cheirinho a oleo de carro) que sao consensuais, e que se nao sao cumpridos podem dificultar a venda da casa num futuro mais ou menos proximo.

    ps: estou no estrangeiro, desculpem a ausencia de pontuacao.
  6.  # 27

    Colocado por: Italianops: estou no estrangeiro, desculpem a ausencia de pontuacao.


    Aí não há pontuação??...podia ter levado alguma de cá :-)))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
    • Sofi
    • 8 março 2011

     # 28

    SL,

    realmente se é necessário fazer alterações no seu projecto esta é a melhor altura, foram levantados aqui pontos bastante relevantes pelo Italiano e o marco1.
    Na minha opinião o que mais me faz confusão é a orientação solar, a garagem e lavandaria a sul porquê? Parece-me a mim que a localização das divisões está um pouco trocada e acredite que conseguia ter uma melhor organização dentro da área de construção permitida...
    A cozinha está longe dos quartos, imagine de manhã ter que levantar-se à pressa e ir da suite para a cozinha só para tomar o pequeno almoço e ter de atravessar a casa toda (a escada ali a atrapalhar) e depois ter de voltar para trás para lavar os dentes e depois então ir para a garagem buscar o carro e ir trabalhar, não me parece nada práctico...
    No que diz respeito aos 2 ou 3m2 que gostava de ter para um wc social, tem área mais do que suficiente para isso, como disse é tudo uma questão de organização, m.carvalho deu um bom exemplo.
    Acho que deveria considerar e pensar bem nestes pontos que lhes têm sido colocados...
    Não estamos cá para confundi-la mas sim para ajudar :)
    • SL
    • 9 março 2011

     # 29

    Bom dia,

    Eu agradeço a todos os V/ comentários e o exemplo que o Sr. M.Carvalho deu. É uma boa solução! Obrigada...
    Quanto ao resto, nós é que pedimos sempre a arquitecta este formato de casa em L ou U, porque sempre quizemos que os quartos dessem para o jardim e as salas tivessem vitrais grandes virados também para o jardim...
    Sinceramente, agora não vejo qual seria a solução para ter a suite mais perto das salas talvez e estrutar tudo de novo de forma a não ter estes "erros" todos mencionados...
    Eu sei que a cozinha deveria ser mais aberta para a sala de estar, mas como? Tenho a escada que vai para a mezanine...o meu marido também já falou em colocar a escada na parede da sala de jantar/garagem...estou mesmo confusa....
    Quanto a garagem e lavandaria, na minha opinião está bem assim. A garagem raramente vai lá ter os carros.... e não vejo incoveninete nehum quanto a passar a ferro na sala das máquinas. Aliás se for a senhora que me costuma passar a ferro, é bom que não seja mesmo dentro de casa....
    Mais uma vez obrigada e se tiverem mais alguma ideia agradeço o palpite...
    Cpts
    SL
    •  
      FD
    • 9 março 2011

     # 30

    Colocado por: AugstHillA RTP Memória anda a repetir o Verão Azul.

    Vi o último episódio um destes dias. :)

    Colocado por: Italianocomo nao ter de sair de casa enquanto neva para ir tratar da roupa suja

    Confirmo: muito aborrecido, não tanto a neve mas a chuva e o frio...
  7.  # 31

    Você lá sabe.

    As críticas estão feitas.

    Se um dia estiver insatisfeita por causa dos vários problemas de que foi alertada, não diga que ninguém a avisou.
  8.  # 32

    Ah, já agora uma crítica mais geral relativa às casas térreas em L ou em U em que os quartos dão para o pátio com piscina, barbecue, etc.

    Hoje em dia não há cão nem gato que não queira ter uma. Mas acho que as pessoas se esqueceram (ou não dão importância ao facto de) que os quartos devem ter privacidade. No verão, durante um belo convívio no jardim, se alguém precisar de estudar no quarto, ou de dormir porque não se sente bem, que se faz? Interrompe-se o churrasco? E se alguém precisar de ir trocar de roupa? Necessita obrigatoriamente de fechar as persianas do quarto, para não se meter a fazer um strip tease público (considerando os generosos vãos que caracterizam a maior parte destes quartos)?

    Um bom desenho de arquitectura e um terreno médio permitem ter este pátio traseiro para fazer jantaradas no verão e coisas quejandas, e também um jardim mais privado para onde dão os quartos. Minha gente, quartos= repouso, privacidade, tempo pessoal, refúgio, romance!; Piscina e barbecue = convívio, festa, barulho, jolas, sardinha assada...

    Isto para dizer que, hoje em dia, as pessoas começam a estar atentas à importância de uma boa divisão interna da casa (zona social separada da zona privada), mas o mesmo não acontece com os espaços exteriores. Espero que o futuro traga mais frequentemente soluções que respeitem esta divisão também no exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaG
  9.  # 33

    Colocado por: SLA garagem raramente vai lá ter os carros.... e não vejo incoveninete nehum quanto a passar a ferro na sala das máquinas. Aliás se for a senhora que me costuma passar a ferro, é bom que não seja mesmo dentro de casa....


    Se a garagem raramente vai ter lá os carros, não existem problemas de cheiros a resolver. Por isso poderia perfeitamente ter um acesso interno até à garagem. Aliás, mesmo que tivesse lá os carros todos os dias, uma bela antecâmara e um normalíssimo sistema de ventilação (tb conhecido como janela) tratariam da questão dos cheiros.

    Quanto ao tratamento de roupa: a) é bom saber que tem tanta consideração por quem trabalha para a sua família; e b) na sala das máquinas não vai apenas passar roupa, mas também lavar e enxugar, certo? E vai ter de sair de casa com cestos ou sacos de roupa suja, no frio, à chuva, em frente à vizinhança toda, e pousar as cestas no chão para abrir a garagem (se sair pela cozinha). A alternativa é sair pela sala ou pelos quartos e deparar-se com os mesmos problemas de frio e chuva, neste caso aumentando o desconforto de quem está nessas divisões. Enfim.

    Dito isto, desejo-lhe a melhor sorte para a construção. Só lamento que a SL se tenha apegado tanto a uma ideia que tanto aos seus olhos quanto aos meus (e aos olhos de outros foristas) tem vários problemas que podem ser facilmente resolvidos.
 
0.0212 seg. NEW